O papel da auditoria interna nas empresas

05/05/2016 às 12:17
Leia nesta página:

Com a entrada em vigor da Lei Anticorrupção (nº 12.846), o Ministério Público e as empresas redobraram a atenção em torno de suas administrações. Neste sentido, a Auditoria Interna ganhou importante espaço nas organizações.

Com a entrada em vigor da Lei Anticorrupção (nº 12.846), o Ministério Público e as empresas redobraram a atenção em torno de suas administrações. Neste sentido, a Auditoria Interna ganhou importante espaço nas organizações como um instrumento de pleno controle gerencial e combate a atos ilícitos.

Com a nova lei, as investigações e a consequente punição dos envolvidos em situações de corrupção tem regras claras e mais rigorosas. Outro ponto importante será a entrada em vigor, ainda neste ano, da Instrução da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) 552/14, que promoveu ajustes para o aprimoramento da prestação de informações pelas empresas no que diz respeito ao detalhamento dos processos de gestão de risco e controle interno.

Diante de tanto rigor, a Auditoria Interna tem ganhado cada vez mais espaço nas companhias e é vista como área fundamental de adequação à Lei Anticorrupção. O procedimento constitui em um conjunto de técnicas que possuem o objetivo de avaliar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da entidade.

A Auditoria Interna pode ser determinada através de um serviço de apoio que se resume à avaliação do cumprimento dos objetivos, políticas e normas estabelecidas pela administração. Ela também é responsável pela avaliação do funcionamento de todos os controles operacionais e pelas informações repassadas à gerência sobre os procedimentos adotados para o pleno funcionamento da empresa.

As responsabilidades do Auditor Interno

A pessoa responsável pela Auditoria Interna poderá ser um funcionário da empresa ou alguém contratado, exclusivamente, para esta função, sem vínculo empregatício. Dentre as atribuições do auditor, destacam-se:

- Revisar e avaliar a eficácia e suficiência dos controles contábeis, financeiros e operacionais;

- Determinar a extensão dos controles sobre os ativos da empresa e sua proteção contra perda;

- Determinar o grau de confiança, das informações e dos dados contábeis formatados dentro da empresa;

- Avaliar a qualidade dos serviços prestados para o cumprimento das responsabilidades dos cargos gerenciais;

- Avaliar os riscos do negócio.


            O Auditor pode ser um parceiro de negócios que irá agregar valor ao negócio, sem perder a independência. 

Ao longo dos últimos 10 anos, empresas de todos os portes passaram a valorizar o auditor interno. O motivo é a maior conscientização das entidades na busca por qualidade e transparência na execução dos trabalhos.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Renato Savy

Advogado formado pela Universidade São Francisco. Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Metrocamp; e em Direito Civil e Processo Civil na Escola Superior de Direito - Proordem.<br>Mestrado em Direito na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).<br>Titular do escritório Ferraz Sampaio, em Campinas/SP

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos