Movimentos sociais contemporâneos.

A atuação de líderes negros do centro comunitário “Bom Jesus”, na busca de conquistas sociais para as famílias de afro-descendentes no bairro da Terra Firme

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Resumo:


  • O artigo aborda a atuação de líderes negros do Centro Comunitário “Bom Jesus” na busca por melhorias nas condições de vida das famílias afro-descendentes do bairro da Terra Firme, destacando a importância dessas lideranças na luta pela legitimação do negro na sociedade.

  • As lideranças negras do Centro Comunitário “Bom Jesus” atuam na luta pela posse da terra, buscando garantir direitos constitucionais conquistados pela sociedade, mas historicamente negados a determinados grupos sociais, em especial os negros.

  • O trabalho das lideranças do Centro Comunitário “Bom Jesus” inclui a busca por políticas públicas efetivas, ações afirmativas e projetos de inclusão social para combater a marginalização, a violência e a falta de oportunidades enfrentadas pelas famílias afro-descendentes na Terra Firme.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

CONCLUSÃO

A atuação das lideranças comunitárias negras junto às famílias de afro-descendentes, na busca de conquistas sociais representa a ingerência da sociedade civil organizada na tentativa de possibilitar o resgate desta parcela da população alijada de seus direitos; haja vista, que o Estado (neo)liberal relega funções históricas de sua competência para setores não-governamentais, neste bojo de discussões inserem-se os centros comunitários como elementos atuantes juntos as populações carentes, em especial os afro-descendentes.

Os diversos projetos desenvolvidos pelo centro comunitário “Bom Jesus” atendem de forma significativa às famílias de afro-descendentes, como a busca pela conscientização dos problemas enfrentados pela comunidade e a elaboração da noção de grupo/classe social entre os indivíduos, a partir de uma cidadania coletiva, onde os problemas existentes afetam a todos os moradores da área; sendo que entre esta coletividade encontram-se os afro-descendentes que apresentam singularidades de preconceito e discriminação mais acentuada. Desta forma, o resgate da figura do negro através de propostas afirmativas serve como modelo norteador para uma legitimação das políticas de reparação.

A origem de luta do centro comunitário “Bom Jesus” remonta da busca pela posse da terra, sendo que as ocupações desordenadas da área, possibilitaram o aparecimento do bairro da Terra Firme. As famílias de afro-descendentes estabelecidas neste bairro, tem nas lideranças comunitárias negras uma representatividade e as ações articuladas por estas, possibilitam a visualização de um futuro mais promissor para elas.

As conquistas obtidas pelas lideranças negras do “Bom Jesus” refletem intensa preocupação com o papel que o negro deve ocupar dentro da sociedade, desta forma, o fomento ao debate acerca da questão racial na comunidade, o engajamento das famílias de afro-descendentes em atividades desportivas/culturais como a capoeira e os projetos educacionais desenvolvidos com diferentes idades escolares, materializam a presença constante da busca pela cidadania relegada a estas famílias pelo Estado.

As constantes reivindicações visam a tentativa de equiparação social, na qual os afro-descendentes devem ser compreendidos a partir da lógica histórica do próprio Movimento Negro no Brasil; as lutas encampadas no bairro da Terra Firme, através do centro comunitário servem como referência para as demais famílias de afro-descendentes do país, pois somente através da conscientização de todo o processo de interdição sofrido pelo negro e a valorização das políticas de ações afirmativas, ocorrerá a diminuição e posteriormente – assim desejamos – o fim do preconceito racial.

Este artigo busca fornecer contribuições a respeito do debate racial no Brasil, pois as conquistas obtidas pelos afro-descendentes representam elementos mantenedores de luta contra todo o processo de interdição, preconceito racial e racismo, existentes ao longo de nossa história. Neste sentido, não podemos perder de vista que muito ainda precisa ser trabalhado para que os afro-descendentes tenham garantias de assegurar os seus direitos conquistados.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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GOHN, Maria da Glória. Teorias dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. Ed. Loyola, 4ª edição, São Paulo, 2004.

____________________. Movimentos sociais e educação – 6ª ed. revista – São Paulo: Cortez, 2005 (Col. Questões da nossa época; v.5)

JACCOUD, Luciana de B. e BEGHIN, Nathalie. Desigualdades raciais no Brasil: um balanço da intervenção governamental - Brasília: Ipea, 2002.

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MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Vol. I (Livro I: o processo de produção do capital, tomo I – Prefácios e Capítulos I a XII). Coord. Paul Singer. Editora Nova Cultural Ltda. Fundador Victor Civita, 1996.

OLIVEIRA, Luís R. Cardoso. Racismo, direitos e cidadania. Artigo publicação em 26 de fevereiro de 2004. Estudos Avançados, disponível em: Scielo Brasil.

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THOMPSON, E. P. A miséria da teoria. Zahar, Rio de Janeiro, 1981.


Notas

[4] Jornal O LIBERAL, em 13/05/2005 – Caderno Policial, pág. 03.

[5] Conjunto de ações públicas organizadas pelos Centros Comunitários em 1993, que entre seus objetivos estava a reivindicação junto ao poder público de um projeto de estabelecimento de infra-estrutura urbana na área.

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[6] Entrevista concedida em 06/05/08 na Terra Firme Belém/Pa.

[7] Entrevista concedida em 13/05/08 na Terra Firme Belém/Pa.

[8] Entrevista concedida em 19/05/08 na Terra Firme Belém/Pa.

[9] Idem, pág. 08.

[10] Idem, pág. 09.

[11] Idem, pág. 09.

[12] Idem, pág. 08.

[13] Idem, pág. 08.

[14] Idem, pág. 08.

[15] Uma das lojas não identificada da rede de Farmácias Big Ben.

[16] Idem, pág. 09.

[17] Idem, pág. 12.


Abstract: The article searchs to understand as the black leaders of the Communitarian Center “Bom Jesus”, is articulated to promote the improvement in the life conditions of the afro-descendants families came from Firm Land district, observing all the description of the effort to conquest the basic principles of the citizenship; being that through a specific bibliography and one field research, that involved interviews and application of questionnaire, became possible to visualize the importance of these leaderships next to the afro-descendants, acting as leaders of the legitimation of the blacks on society and making possible concrete improvements in diverse fields, as the education and the culture for the afro-descendants families.

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Sobre os autores
Luiz Junior Nunes de Carvalho

Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Pará (2002). Atualmente é professor do Instituto de Educação Ápice do Pará (IEAPA); tendo trabalhos anteriores no Instituto de Educação Superior e Serviço Social do Brasil (IESSB). Especialista em Educação para as relações Étnico-Raciais pelo Instituto Federal do Pará (IFPA 2008); orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) nas áreas das Ciências Humanas, envolvendo temáticas relacionadas ao cotidiano, cultura popular e memória; integrante de banca julgadoras de Trabalhos de Conclusão de Curso; elaborador de surportes teóricos e artigos científicos para as graduações em Ciências Humanas. Bacharel em Direito, pela FIBRA, ADVOGADO OAB/Pa nº 21865, atuando nas áreas de Direito Administrativo, Civil e Trabalhista. Contatos: 32551259 / 80324300 / 88715751; SITE: www.ncaconsultoria.com e email: [email protected]

Laura Helena Barros da Silva

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1997), especialização em Produção Familiar Rural e Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1999) e mestrado em Sociologia Geral pela Universidade Federal do Pará (2004). Atualmente é professora titular do Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Artigo apresentado para a banca examinadora do curso de pós-graduação em educação para as relações étnico-raciais, organizado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará.

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