Distrato do contrato de compra e venda de imóvel na planta

04/07/2016 às 18:18
Leia nesta página:

O comprador pode desistir da compra do imóvel adquirido na planta nas seguintes situações: - (i) desistência sem motivo justificável; (ii) não obtenção e/ou aprovação do financiamento imobiliário; (iii) problemas financeiros.

O atual cenário da economia brasileira tem impactado diversos setores, inclusive a construção civil. Esse cenário desfavorável também causa incerteza e insegurança ao consumidor em geral. Diante disso, por razões diversas, alguns compradores têm tencionado rescindir/distratar a compra de imóvel residencial ou comercial adquirido na planta.

O comprador pode desistir da compra do imóvel adquirido na planta nas seguintes situações: - (i) desistência sem motivo justificável; (ii) não obtenção e/ou aprovação do financiamento imobiliário; (iii) problemas financeiros. O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo editou 03 (três) súmulas sobre o assunto, sedimentando o entendimento que o comprador, mesmo inadimplente, pode solicitar a rescisão do contrato e reaver as quantias pagas de uma só vez.

O STJ também editou súmula estabelecendo que o comprador faz jus a restituição integral das parcelas pagas, em caso de culpa da construtora, ou parcialmente, caso tenha sido o comprador quem deu causa ao desfazimento. Ademais, atualmente, tem-se por pacificado o entendimento que a construtora deve restituir ao comprador as parcelas pagas devidamente corrigidas e de uma só vez.

Diante disso, na hipótese de atraso na entrega do imóvel pela construtora – provada a culpa exclusiva da mesma, o comprador poderá desistir da compra e nessa situação poderá receber até 100% do valor pago devidamente corrigido. De todo modo, inexistindo atraso ou causa que justifique a rescisão do contrato por culpa da construtora, o comprador pode desistir da compra e, em muitos casos, o contrato de compra e venda assinado com a construtora, normalmente, prevê a retenção de valores pagos pelo comprador em patamar bem acima do razoável. Impactando uma perda significativa dos valores pagos.

Ocorre que, tal prática não é tolerada pelo Poder Judiciário e, atualmente, existem diversas decisões judiciais determinando a devolução de até 90% (noventa por cento) dos valores pagos devidamente corrigidos ao comprador. Portanto, para aquele comprador que perdeu o emprego, teve diminuição nos seus recebíveis, enfrenta dificuldade para aprovação do crédito imobiliário ou simplesmente não pretende mais prosseguir com a compra do imóvel, certamente, a rescisão/distrato contratual pode ser a melhor solução. Caso visualize qualquer abusividade por parte da Construtora procure imediatamente o órgão de proteção e defesa dos direitos do consumidor de sua cidade ou um advogado de sua confiança para avaliação do caso concreto.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Alex Araujo Terras Gonçalves

ALEX ARAUJO TERRAS GONÇALVES, é advogado e sócio fundador do escritório Terras Gonçalves Advogados.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos