Cartão de crédito consignado: oportunidade ou armadilha?

Leia nesta página:

O Cartão de Crédito Consignado é exclusivo para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS e, supostamente, oferece vantagens que atraem muitas pessoas a essa nova modalidade de crédito fácil e, portanto, perigoso.

Sob o nome de Cartão de Crédito Consignado, as instituições financeiras lançaram no mercado mais uma forma de oferecer o empréstimo consignado, isto é, o crédito que já vem com suas parcelas descontadas mensalmente na folha de pagamento do trabalhador, devido a um convênio estabelecido entre os bancos e o poder público.

Porém, o endividamento excessivo que esse tipo de empréstimo desencadeia, a presença de juros abusivos nos contratos e a falta de transparência na relação entre os bancos e os clientes são uma triste realidade, que vem tirando o sono de muitos brasileiros.

O Cartão de Crédito Consignado é exclusivo para servidores públicosaposentados e pensionistas do INSS e, supostamente, oferece vantagens que atraem muitas pessoas a essa nova modalidade de crédito fácil e, portanto, perigoso. O cidadão deve tomar cuidado com essas "oportunidades" que, no final das contas, se mostram mais como verdadeiras "armadilhas". Elas conduzem a situações financeiras muito difíceis, promovendo até o que pode-se chamar de "sequestro" de parte do salário e, em alguns casos, da quase totalidade dos ganhos do trabalhador.

O empréstimo consignado é uma dessas perigosas "armadilhas", pois é uma forma de obter crédito em que o trabalhador autoriza que suas parcelas sejam descontadas diretamente na sua folha de pagamento. No Cartão de Crédito Consignado, o que ocorre é que, mesmo que o servidor, pensionista ou aposentado já tenha outras dívidas, a eles é oferecido esse "crédito-extra", dividido em parcelas a perder de vista.

O valor a ser descontado é o mínimo do boleto do cartão, o que a princípio não parece comprometer muito o orçamento. Mas a realidade se mostra bem diferente. O que parece, à primeira vista, ser uma grande vantagem, torna-se um pesadelo, pois as tais parcelas como que se "incorporam" ao contra-cheque do trabalhador, continuando a ser descontadas "infinitamente", sem a transparência necessária nas informações sobre o saldo devedor. Em alguns casos, no contra-cheque consta apenas o valor da parcela, mas não o número de parcelas que já foram descontadas.

O mais curioso é que nem mesmo via telefone, nas centrais de atendimento, consegue-se saber de fato quanto a pessoa deve ao banco. E o agravante é que não há boa vontade por parte das instituições financeiras para que as pessoas paguem suas dívidas de uma só vez, deixando-as "reféns" dessa cruel, abusiva e criminosa modalidade de crédito, que corrói o salário e tenta transformar uma dívida em algo eterno.

Se você se encontra nessa situação, lembre-se que a Lei existe para proteger seus direitos! Você pode sempre contar com a ajuda de um advogado, profissional que detém o conhecimento e os meios legais para garantir que seus direitos sejam respeitados e defendidos.

Assuntos relacionados
Sobre os autores
André Mansur Brandão

Advogado da André Mansur Advogados Associados (Minas Gerais). Administrador de Empresas. Escritor.Saiba mais sobre nossa empresa em: http://andremansur.com/portfolio/

Anéria Campos Lima

Formada em Letras pela UFMG em 1989 e pós-graduada em Metodologias de Ensino em Língua Inglesa. É professora de português e inglês, redatora, revisora, tradutora e escritora. Atualmente, faz parte da equipe de Redação da André Mansur Advogados Associados.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos