Estudo do caso Maria da Penha

18/08/2016 às 21:49
Leia nesta página:

O caso em questão diz respeito a denúncia encaminhada por Maria da Penha Maia Fernandes a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, referente a violação de seus direitos.

      

  1. Relato do caso: O caso em questão diz respeito a denúncia encaminhada por Maria da Penha Maia Fernandes a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, referente a violação de seus direitos, sendo que o desrespeito aos direitos ocorreu devido a tolerância do Estado brasileiro para com a violência a qual a vitima foi submetida por seu até então esposo, Mario Antônio Hereda. A tolerância imputada ao Estado consiste no fato de que há mais de 15 anos passados do caso, ainda não foram tomadas as medidas de punição contra o agressor, correndo então o risco da prescrição do crime e da não reparação da vitima.

De acordo com as análises da comissão, os requisitos de admissibilidade foram cumpridos, e em relação ao fundo da questão, houve realmente violação dos direitos da senhora.

Cabe aqui ressaltar, que a Comissão Interamericana solicitou a contribuição do Estado Brasileiro para o envio de informações sobre o caso, entretanto, não obteve respostas. Além disso, uma solução amistosa para o caso foi descartada pela Comissão, visto que ambas as partes do processo não manifestaram interesse na possibilidade.

Em solução para o caso, a Comissão indica que o Estado investigue o autor dos crimes e busque respostas que esclareçam a demora do processamento e conclusão do processo de Maria da Penha. Além disso, é indicada a reparação a vitima e a tomada de medidas que coloquem fim a violência doméstica feminina.

Como o Estado não se pronunciou a respeito das recomendações da Comissão, essa reiterou seus pedidos e resolveu publicar o relatório do caso, além de adiciona-lo ao Relatório Anual á Assembleia Geral. Sendo claro que a Comissão permanecerá avaliando as condições impostas ao Estado, até que tenham sido cumpridas.

2-Fundamento da denúncia perante a Comissão: A denúncia contra a tolerância do Estado em relação aos mais de 15 anos sem a punição do agressor de Maria da Penha pauta-se nos seguintes artigos da Convenção Americana: 1 – Obrigação de respeitar os direitos; 8 – Garantias Judiciais; 24 – Igualdade perante a lei e 25 – Proteção Judicial, além dos artigos II E XVIII da Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem, e os artigos 3, 4, 5 e 7 da Convenção de Belém do Pará.

Sendo que dos artigos mencionados, a Comissão considerou que houve violação do respeito aos direitos, às garantias judiciais e a proteção judicial, (artigos 1, 8 e 25 – Convenção Americana), além dos II e XVII da Declaração e o 7 da Convenção de Belém do Pará.

3-Os fatos imputados ao violador:  De acordo com a denúncia, Marco Antonio Hereda é acusado de tentativa de homicídio por duas vezes, a primeira causada por arma de fogo enquanto a vítima dormia, e a segunda por eletrocutamento, durante seu banho, além das inúmeras agressões durante o casamento que levaram a paraplegia de Maria da Penha e a realização de diversas operações, o que até hoje imputa gastos não custeados pelo ex marido. Ressaltando também que o acusado jamais contribuiu com a pensão familiar decorrente da separação.

  1. Requisitos de admissibilidade perante a comissão: De acordo com a análise da Comissão é competente para decidir sobre o caso e a petição é admissível conforme os artigos 46 e 47 da Convenção Americana, além do 12 da Convenção de Belém do Pará, mostrando que a petição cumpre com os seguintes requisitos: Esgotamento dos recursos da jurisdição interna; Prazo para apresentação e Duplicação de procedimentos.

  1. A condenação do Brasil: Conforme a comprovação da violação dos direitos, a Comissão decidiu que o Estado deve finalizar o caso de Maria da Penha, condenando corretamente o acusado. Além disso, é dever investigar o motivo da longa demora e das irregularidades ocorridas durante os mais de quinze anos dos quais decorre o processo, sendo dever também do Estado assegurar uma reparação á vitima, devido a demora e irregularidade no seu caso.

A comissão também sugere que haja uma reforma para acabar com a tolerância para com a violência feminina: capacitação dos funcionários judiciais; Simplificação dos processos, reduzindo o tempo; Planos pedagógicos de respeito a mulher e etc.

Fica também estabelecido que o Brasil deve, após 60 dias, da publicação do relatório de recomendações, enviar um relatório que informe a Comissão sobre a realização dos pedidos recomendados.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos