Pacto antenupcial

07/09/2016 às 15:02

Resumo:


  • O pacto antenupcial estabelece obrigações e direitos dos noivos, optando por um regime de bens diferente do de comunhão parcial.

  • O casal pode escolher o regime de bens desejado, inclusive misturando figuras de regimes do Código Civil.

  • O pacto antenupcial é um instrumento de precaução, permitindo definir patrimônio antes do casamento e regras não patrimoniais, facilitando uma separação financeiramente amigável.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

O pacto antenupcial nada mais é do que uma escritura pública pela qual os noivos estabelecem as obrigações e os direitos de cada uma das partes, optando por um regime de separação de bens diferente do regime de comunhão parcial de bens.

O pacto antenupcial nada mais é do que uma escritura pública pela qual os noivos estabelecem as obrigações e os direitos de cada uma das partes, optando por um regime de separação de bens diferente do regime de comunhão parcial de bens.

O casal poderá estabelecer o regime de bens de seu interesse, inclusive misturando as figuras dos regimes estabelecidos no Código Civil.

Importante destacar que o pacto antenupcial somente terá eficácia com a realização do casamento. Ademais, o casal do mesmo sexo pode fazer o pacto antenupcial para assegurar seus direitos.

Inclusive, é um instrumento de precaução, já que o casal pode especificar o patrimônio que cada um tinha antes de casar, definindo sobre a propriedade e a administração dos bens antes do casamento, o que evita brigas futuras referente à questão patrimonial.

Ademais, os interessados podem estabelecer regras não patrimoniais. Sim, antes que me perguntem, até a quem de vocês dois cabe lavar a louça! Todavia, o referido pacto vai muito além... Ficará definido, por exemplo, o regramento das relações patrimoniais entre os cônjuges e entre estes e terceiros, que obrigações podem assumir isoladamente, os bens próprios de cada um...

Ao fixar as regras sobre o patrimônio individual e conjunto do casal, acaba permitindo uma separação financeiramente amigável, o que não deixa de ser um ponto a ser considerado.

Lembre-se, o casamento não vive apenas de amor e tem repercussões inevitáveis no plano econômico. O pacto antenupcial proporciona maior segurança ao casamento quanto aos aspectos patrimoniais, o que pode evitar muitos desgastes. 

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Raquel Tedesco

Ética, credibilidade e dinamismo são pilares do nosso trabalho. www.raqueltedesco.com.br [email protected] Porto Alegre/RS

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos