Advogados são advogados!

Leia nesta página:

A ADI 5514/2016 revela uma ascensão funcional às avessas camuflada na Lei 6720/2014 que alterou a nomenclatura do cargo de "Advogado" para "Técnico Superior" e delegou aos editais dos futuros concursos a indicação dos pré-requisitos para a função.

Há anos, advogados de autarquias e fundações públicas de todo o país se esforçam na regulamentação de uma  carreira própria junto aos respectivos estados, visando a uniformização das atividades e vencimentos.

Apesar de a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB reconhecer que tais profissionais integram a chamada "Advocacia Pública", na forma do Provimento n.º 114/2006, na prática a realidade é outra, com o flagrante tratamento discriminatório e o total desprezo às normas da própria OAB, por parte de alguns gestores.

Sem estrutura organizacional nem cursos de reciclagem e com remuneração incompatível com a relevância das funções típicas de estado por eles desempenhadas - indispensáveis que são à Administração da Justiça - os advogados autárquicos e fundacionais vêm sofrendo constrangedoras situações que, se não combatidas com rigor, produzirão nefasto efeito cascata que resultará na extinção dessa carreira de fundamental importância na proteção do interesse público e no combate à corrupção no seio da administração indireta.

Neste sentido, a Associação Brasileira de Advogados Públicos - ABRAP ingressou com a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5514) perante o Supremo Tribunal Federal - STF, contra lei do estado do Rio de Janeiro (Lei 6720/14) que, ao reestruturar a organização da Fundação de Apoio à Escola Técnica - FAETEC, dentre outras providências, alterou a nomenclatura do cargo de “Advogado” para “Técnico Superior”, vilipendiando prerrogativas e direitos e esvaziando competências e atribuições, numa indevida transformação que, muito além do que reduzir profissionais de elevada qualificação acadêmica, tem o nítido objetivo de extirpá-los da administração indireta, sem qualquer tipo de garantia, de forma covarde e despropositada.

O relator da mencionada ADI, Ministro Gilmar Mendes, traz em seu valioso currículo a experiência de ter sido o titular da Advocacia Geral da União - AGU, cuja gestão foi responsável pela solidificação da estrutura vigente, respeitando a situação de cada um dos seus componentes que atuavam nas assessorias, departamentos e procuradorias jurídicas das autarquias e fundações públicas federais, como é o caso, mutatis mutandis, dos integrantes do corpo jurídico da FAETEC e das demais instituições congêneres no país.

Não está somente em jogo o futuro dos advogados da mencionada instituição, mas sim, a vida de milhares de advogados públicos das entidades autárquicas e fundacionais de todos os estados e municípios brasileiros, cuja atuação se revela necessária e fundamental para preservação da segurança jurídica dos atos de gestão.

É de fácil percepção, qua a lei impugnada não somente altera a nomenclatura, mas desvia a própria natureza do cargo de advogado, protegida tanto pela lei corporativa (Lei 8906/94), quanto pela Constituição.

Fechar os olhos para tal realidade é compactuar com o verdadeiro atentado institucional anunciado que, se levado a efeito, redundará num holocausto profissional sem precedentes, motivo pelo qual a OAB não pode deixar de proteger os seus inscritos e o STF, como baluarte mor da Justiça, certamente restituirá o status quo ante, em nome da equidade, da moralidade, da dignidade e da legalidade, afinal, advogados são advogados!
 

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Levy Pinto de Castro Filho

Advogado, Mediador Privado e Professor. Mestre em Direito Econômico. Especialista em Direito da Administração Pública e em Direito Privado.

Levy Pinto de Castro Filho

Advogado, Mediador Privado e Professor. Mestre em Direito Econômico. Especialista em Direito da Administração Pública e em Direito Privado.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos