Infâmia e injustiça da vedação a honorários advocatícios de primeira instância (fora a hipótese de litigância de má-fé) nos Juizados Especiais Cíveis.

O quão conflitante é a legislação quando o assunto é honorários advocatícios de sucumbência

21/12/2016 às 13:43
Leia nesta página:

Uma abordagem da contradição gritante e revoltante entre a Lei n.º 9.099/95 que institui os Juizados Especiais e veda o pagamento de sucumbência de forma ordinária e a Lei n.º 8.906/94 que preconiza exatamente o contrário no âmbito dos juizados.

Nas últimas décadas, a evolução cultural e econômica determinou novas demandas ao Poder Judiciário e necessidade de uma justiça mais célere e seletiva quanto à natureza de processos, suas complexidades e impactos sócio-econômicos.

As autoridades em busca de atendimento a tais demandas em meados do ano de 1995 promulgaram a Lei n.º 9.099 que criava os Juizados Especiais Cíveis e Criminais, buscando atender em regra, causas de menor complexidade e potencial econômico, tal como destacado em seu artigo 3º.

Entretanto, com o passar dos anos, aumento e envelhecimento da população, difusão da internet, acesso facilitado às informações e aumento exponencial do quadro de advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (mais de um milhão de inscritos); sem mencionar os bacharéis em Direito, houve um aumento demasiado das demandas judiciais e incapacidade do Poder Judiciário de acompanhar tal aumento da demanda.

O resultado é que cada vez mais ações com valor acima de vinte salários mínimos e maior complexidade abarrotam os juizados especiais cíveis, tornando quase impossível para muitos agentes do direito; discernir lentidão, burocracia e escassez de pessoal, em relação à justiça comum, exceto pela ausência assintomática de honorários advocatícios nas sentenças proferidas pelas cortes especiais.

Ao ver desse Autor, tal realidade é uma demasiada soma de fatores lastimáveis que vitimam quase que exclusivamente a categoria já subjugada e desprezada dos advogados. Em tempos de severa crise econômica e política, onde pela primeira vez a sociedade passa a questionar em larga escala, os super salários de juízes e promotores, camuflados de gratificações, auxílios e outros artifícios, que comumente beiram os R$ 100.000,00 (cem mil reais) por mês. Mostra-se um contrassenso, uma injustiça infame, a ausência da arbitragem de honorários advocatícios em sentenças de primeiro grau dos juizados, independentemente da ocorrência de litigância de má-fé.

Tal irresignação, por mais que soe um auto favorecimento da categoria a que pertence esse Autor; na realidade, é um convite à reflexão sobre a ausência de serenidade, seriedade, leniência, submissão e covardia da Ordem dos Advogados do Brasil nos últimos anos, que largou a sua missão primária de zelar pelos interesses dos advogados, e passou a ser viés de balança para debates políticos e temas jurídicos heterogêneos e que não abarcam a defesa de nossas prerrogativas.

Pasme! Vigente desde o ano de 1999 o teor do artigo 9º da Lei dos Juizados: Nas causas de valor até vinte salários mínimos, as partes comparecerão pessoalmente, podendo ser assistidas por advogado; nas de valor superior, a assistência é obrigatória. É um disparate que advogados não possam receber honorários advocatícios, ante o que preconiza o artigo 1º, I da Lei n.º 8.906/94 (Estatuto da Advocacia e da OAB): Art. 1º São atividades privativas de advocacia: I - a postulação a processo=1127">qualquer órgão do Poder Judiciário e aos juizados especiais;  

E por fim, o teor do artigo 22 do mesmo diploma, in verbis:

Art. 22. A prestação de serviço profissional assegura aos inscritos na OAB o direito aos honorários convencionados, aos fixados por arbitramento judicial e aos de sucumbência.

Como se vê, infelizmente a OAB nacional e suas seccionais, nos últimos anos tem renegado o seu histórico de lutas aguerridas pela defesa de prerrogativas e não mais discutem nem fazem o lobby corporativista que magistrados e promotores fazem com furor, lhes assegurando já há muitos anos, uma série de benefícios e vantagens. Na tríade de agentes do Direito, a advocacia pela incompetência e leniência da OAB, foi renegada ao ostracismo, dificuldades e vexações diversas.

Juízes e promotores por serem mais unidos e corporativistas, ganham super salários, e advogados deblateram-se por migalhas concedidas em sede de honorários advocatícios esdrúxulos, como se porcos disputando parcos grãos de milho, e como aqui discutido, sequer recebendo honorários em várias situações de processos complexos sob égide dos juizados especiais cíveis e de fazenda pública.

Ações complexas como despejos, ações de fazenda pública relativas à decisões de Tribunais de Contas (abarcadas pela Lei n.º 12.153/2009); ações previdenciárias em que há até a produção de provas periciais, e todas em que as causas são comumente, acima de 20 (vinte) salários mínimos, demandam grande esforço e baixíssima ou nula remuneração dos profissional de advocacia, que por lei, tem de atuar em tais demandas, ou seja, a lei determina que atue, mas a mesma lei não permite sua remuneração por sucumbência, similar injustiça verifica-se também em ações civis públicas, comumente manejadas de forma abrupta e imperita pelo Ministério Público sem fundamento algum, que quando sentenciadas não premiam com um vintém sequer o esforço derradeiro de profissionais dedicados à defesa do acusado.

É evidente a dicotomia das normas legais citadas, habilmente manejada por setores do Poder Público que temem melhor organização e estruturação dos advogados, e alavancagem de reformas institucionais que prejudiquem seus interesses.

Há casos emblemáticos e de espúria hipocrisia, nepotismo e cinismo notórios, como em tese, a concessão de benesses judiciais e institucionais à lideranças da OAB em troca de favores para a manutenção de tal ostracismo à grande maioria dos inscritos. O que dizer da escandalosa indicação da OAB/RJ para indicação de cota na Corte carioca da jovem filha do Ministro do STF Luiz Fux, que ficou com a vaga de desembargadora do TJ/RJ tendo menos de quarenta anos de idade e deixando pra trás nomes muito mais qualificados e experientes da advocacia carioca? É de dar nojo!

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Infelizmente, é notável saber que a política influi e permeia-se de forma ostensiva em nossas vidas, ocasionando toda má sorte de infortúnios para uma categoria reputada essencial à paz social; bem se vê que a categoria é prestigiada apenas nos textos legais e demasiadamente desprestigiada pela sociedade na prática.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Rodrigo Reis Ribeiro

Advogado, sócio-gerente da firma de advocacia Costa e Reis Advogados e Associados com sede em Porto Velho-RO, professor, empresário, escritor.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos