O que é o prequestionamento?

30/06/2017 às 22:43
Leia nesta página:

O objetivo do artigo é apresentar o conceito de prequestionamento, fazendo sua classificação.

Conceito de prequestionamento

Prequestionamento é a alegação prévia e análise pelo órgão julgador a quo da matéria de interesse do recorrente, para que um recurso excepcional seja recebido pelas instâncias superiores: STF (Recurso Extraordinário), STJ (Recurso Especial) e TST (Recurso de Revista).

O prequestionamento, segundo Egas Dirceu Moniz de Aragão, “tem suas raízes no direito norte-americano, mais especificamente no writ of error”, que certamente influenciou o direito brasileiro e foi inserido na Constituição Republicana de 1891.

Como exemplos, pode-se citar o REsp. nº 117.805-PR e o AgRg no Agravo de Instrumento nº 1.092.039-GO (2008/0185318-4), de relatoria da Ministra Laurita Vaz:

                              EMENTA

AGRAVO DE INSTRUMENTO. PENAL E PROCESSUAL PENAL. HOMICÍDIO QUALIFICADO. PREQUESTIONAMENTO. REQUISITO ESSENCIAL DE ADMISSIBILIDADE. REEXAME DO CONJUNTO FÁTICO-PROBATÓRIO. VERBETE SUMULAR N.º 07 DO STJ. INOVAÇÃO RECURSAL. IMPOSSIBILIDADE.

1. O prequestionamento dos dispositivos legais supostamente violados apresenta-se como requisito essencial para a admissibilidade do recurso especial.

2. A pretensão recursal de novo julgamento, sob a tese de que a condenação foi manifestamente contrária à prova dos autos, não é possível em sede de recurso especial, consoante o verbete sumular n.º 07 desta Corte de Justiça.

3. A tese da prevalência dos direitos fundamentais do Réu é inovação recursal, já que a matéria não foi debatida na decisão ora recorrida.

4. Agravo regimental desprovido.

Ademais, O STF, por meio da Súmula 282, estabeleceu a exigência do prequestionamento para o recebimento do recurso extraordinário: “É inadmissível o recurso extraordinário, quando não ventilada, na decisão recorrida, a questão federal suscitada”.

Tipos de prequestionamento

Tem-se frequentemente dividido o termo prequestionamento em dois tipos: prequestionamento explícito e prequestionamento implícito, embora também exista o prequestionamento ficto.

Prequestionamento explícito é aquele que existe quando o acórdão menciona de forma expressa o texto de lei mencionado como violado.

Prequestionamento implícito é aquele em que o acórdão analisa o texto de lei, mas deixa de referir-se ou mencionar expressamente tal dispositivo.  Exemplo encontrado no REsp. nº 130.031- SÃO PAULO:

                                                                     EMENTA

PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ESPECIAL NO QUAL SE ALEGA VIOLAÇÃO AOS ARTS. 458 E 545 DO CPC, POR NÃO TER O TRIBUNAL DE APELAÇÃO MENCIONADO EXPRESSAMENTE O DISPOSITIVO LEGAL A SER SUSCITADO NO RECURSO ESPECIAL. NULIDADE DO ACÓRDÃO: NÃO-OCORRÊNCIA, JÁ QUE A QUESTÃO FEDERAL FOI APRECIADA E SOLUCIONADA. RECURSO NÃO CONHECIDO.

I – Não há que se falar em ofensa aos arts. 458 e 535 do CPC, se o tribunal de segundo grau apreciou e solucionou a questão federal posta na apelação, embora não tenha feito menção expressão ao respectivo dispositivo legal, o que é desnecessário para o cumprimento do requisito de admissibilidade do prequestionamento.

II – O tribunal de apelação não está obrigado a fazer menção expressa aos dispositivos legais invocados pelo apelante. Basta que aprecie e solucione as questões federais insertas nos artigos citados pelo recorrente, com o que estará satisfeito o requisito do prequestionamento.

III – Recurso especial não conhecido.

De modo geral, pode-se afirmar que o prequestionamento explícito é a regra, enquanto o implícito é a exceção.

O Prequestionamento e os Embargos de Declaração

O prequestionamento ficto é admitido apenas pelo Supremo Tribunal Federal, que o considera ocorrido com a simples interposição dos embargos de declaração diante da omissão judicial, independentemente do êxito dos embargos.

Referências

BRASIL. STF. RE nº 117.805, de 05 de maio de 1993.  Disponível em: <http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=AC&docID=206918>. Acesso em: 29 jun. 2016.

BUENO, Cassio Scarpinella. Quem tem medo do prequestionamento?. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 7, n. 57, 1 jul. 2002. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/3024>. Acesso em: 29 jun. 2016.

PAVANI, Vanessa Roda. O prequestionamento. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9489>. Acesso em: 28 jun. 2016.

SILVA, Marcelo Amaral da. Prequestionamento nos recursos Extraordinário e Especial. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 19, n. 3868, 2 fev. 2014. Disponível em:<https://jus.com.br/artigos/26547>. Acesso em: 28 jun. 2016.

VILLAR, Alice Saldanha. Diferença entre prequestionamento explícito e implícito. Jusbrasil. Disponível em: <https://alice.jusbrasil.com.br/artigos/252840974/diferenca-entre-prequestionamento-explicito-e-implicito>. Acesso em: 30 jun. 2017.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Assis Sousa

Assis de Sousa Silva, Professor de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do DF e estudante de Direito do 7º Semestre da Universidade de Brasília. Proprietário do site www.assisprofessor.com.br, destinado a estudantes e concurseiros. Residente em Brasília-DF, na cidade de Planaltina.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Muitos estudantes têm dúvidas do que é o prequestionamento. O presente artigo tem por escopo dirimir tais dúvidas, muito embora sem esgotar o estudo.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos