Artigo Destaque dos editores

Adoção excepcional: um confronto entre o biológico e o afetivo

Exibindo página 4 de 4
07/09/2017 às 13:13
Leia nesta página:

7   CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para a análise dessa problemática, é necessário ter a compreensão de que o tempo da criança e do adolescente é diferente do tempo do adulto, tendo em vista a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento.

De acordo com a doutrina utilizada no presente trabalho, e com a interpretação da norma, especialmente o art. 39, § 1º, do ECA, é possível afirmar que existe uma preferência pela família biológica. No entanto, não há uma explicação precisa do porquê dessa preferência, tão somente existe um entendimento dominante de que a manutenção no seio da família natural ou extensa é o melhor para o interesse da criança/adolescente.

Na adoção há o desligamento da criança/adolescente dos seus parentes de origem, bem como o nascimento do adotado em um novo contexto familiar. Como o entendimento é de que a convivência com a família natural ou extensa é o melhor para o infante, consequentemente, a adoção sofre os reflexos do privilégio oferecido à família biológica, uma vez que chegar à disponibilização de crianças e adolescentes para adoção é admitir uma falha do Estado em mantê-las na família de origem.

Ou seja, rebaixa a adoção e a família adotiva à qualidade de algo que se quer evitar. O que pode ser verificado nas conceituações de alguns doutrinadores acerca do direito à convivência familiar, onde percebe-se, nitidamente, a ausência da família substituta, principalmente a adotiva, também como garantidoras do direito em questão.

Diante de uma observação empírica, contudo, surge a compreensão de que o primeiro contato humano e social de uma criança, em regra, se dá com seus genitores e sua família biológica. Isso porque conceber um filho repercute em obrigações inerentes à parentalidade, isto é, os primeiros cuidados, a segurança e o afeto devem ser exercidos por aqueles que trouxeram a criança ao mundo, sendo com essas pessoas que a criança cria os seus primeiros laços de afetividade.

Por essa razão, a manutenção junto à família de origem é uma medida essencial e defendida, inclusive, nos instrumentos internacionais referentes à infância, devendo-se evitar o afastamento do ambiente familiar já conhecido, desde que este não apresente riscos ao desenvolvimento saudável da criança e do adolescente.

A tentativa de reintegração na família natural ou extensa, pois, deve ser a primeira dentre as alternativas tendo em vista os laços afetivos já existentes entre a criança e sua família biológica. Contudo, não deve ser a prioridade. A preferência observada, essencialmente, no § 1º do art. 39 do ECA, considera tão somente os laços consanguíneos, deixando à interpretação do aplicador da norma se a presença de laços afetivos é ou não exigência para o esgotamento de todos os recursos para a manutenção junto à família de origem.

A presença de laços afetivos entre a criança e seus pais e parentes consanguíneos não é um dado absoluto. A consanguinidade não é um pressuposto da afetividade, embora seja uma facilitadora para a criação de vínculos afetivos. Por essa razão, considerando as situações de vulnerabilidade de crianças/adolescentes em um ambiente familiar nocivo ao seu desenvolvimento saudável, é que a família adotiva se faz profundamente necessária para concretização do direito fundamental à convivência familiar.

É certo que os diversos problemas envolvendo as particularidades da adoção estão longe de uma solução milagrosa. Mas um desses problemas acontece em razão de uma supervalorização dos vínculos consanguíneos. Consequentemente, a preferência pela família biológica traz o risco de que uma criança/adolescente seja mantida ou reinserida em um ambiente familiar sem vínculos afetivos e sem condições de contribuir para o desenvolvimento saudável de seu membro.

Por outro lado, a exigência do esgotamento de todos os recursos possíveis para a manutenção da criança/adolescente junto à família de origem, sem limitação precedente, traz prejuízos quando prolonga o tempo das crianças e adolescentes em situação de acolhimento. Além de gerar uma demora arriscada para a disponibilização à adoção, já que a idade da criança/adolescente, infelizmente, ainda é uma característica que pode facilitar ou dificultar uma possível adoção.

A interpretação da norma contida no § 1º do artigo 39 do ECA deve ser feita com base no melhor interesse do menor, sendo evidente e indiscutível que o que trará mais benefícios a uma criança ou um adolescente é a afetividade existente entre eles e sua família, independentemente de se tratar de uma família fundada nos vínculos biológicos ou puramente constituída por vínculos afetivos.

Isso posto, o direito à convivência familiar deve ser visto como o direito que criança ou adolescente possui de viver e crescer acolhido em um ambiente familiar saudável, independente de se basear em laços consanguíneos, mas observando sempre se os laços afetivos estão presentes. Quando se prioriza a família natural e não há igual incentivo ao instituto da adoção também não se estará dando efetividade ao direito à convivência familiar.

Uma sociedade em que o afeto é princípio regedor do direito das famílias, manter uma criança/adolescente junto à família natural apenas em razão de um vínculo biológico é de uma contradição gigantesca. Mesmo havendo o vínculo biológico é essencial que haja afeto. Deve ser priorizada, pois, a afetividade existente, consubstanciada pelo real interesse que a família, seja ela natural, extensa ou adotiva, tem em querer fazer parte do desenvolvimento da criança ou adolescente. Afinal, nem a sociedade, nem o Estado podem obrigar uma pessoa a amar.


REFERÊNCIAS

ALBUQUERQUE, Catarina. Os direitos da criança: as Nações Unidas, a Convenção e o Comité. Disponível em: < http://www.gddc.pt/direitos-humanos/onu-proteccao-dh/orgaos-onu-estudos-ca-dc.html#IA > Acesso em: 23 ago. 2016. 

ÁLVARES, Amanda de Melo; LOBATO, Gledson Régis. Um estudo exploratório da incidência de sintomas depressivos em crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Temas psicol., Ribeirão Preto, v. 21, n. 1, p. 151-164, jun. 2013. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2013000100011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 25 set.  2016. 

AMIN, Andréa Rodrigues. Princípios orientadores do direito da criança e do adolescente. In: MACIEL, Kátia Regina Ferreira Lobo de Andrade (coord.). Curso de direito da criança e do adolescente: aspectos teóricos e práticos. 4 ed. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2010. 

BARROS, Amailson Sandro de; FREITAS, Maria de Fátima Quintal de. Violência doméstica contra crianças e adolescentes: consequências e estratégias de prevenção com pais agressores. Pensando fam., Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 102-114, dez. 2015. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-494X2015000200009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 12 set.  2016.

BARROS, Rosana Maria Souza de. Adoção e família: a preferência pela faixa etária. Certezas e incertezas. Curitiba: Juruá, 2014.

BECKER, Maria Josefina. Art. 43. In: CURY, Munir (coord.). Estatuto da Criança e do Adolescente Comentado: comentários jurídicos e sociais. 12. ed. Revisada e atualizada. São Paulo: Malheiros Editores, 2013.

BORDALLO, Galdino Augusto Coelho. Adoção. In: MACIEL, Kátia Regina Ferreira Lobo de Andrade (coord.). Curso de direito da criança e do adolescente: aspectos teóricos e práticos. 4 ed. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2010.

BRASIL. Código Civil Brasileiro. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406.htm > Acesso em: 08 set. 2016.

______. Conselho Nacional de Justiça. Cadastro Nacional de Adoção. Relatório de Pretendentes Disponíveis: Dados gerais. Disponível em: < http://www.cnj.jus.br/cnanovo/pages/publico/index.jsf > Acesso em: 01 out. 2016.

______. Conselho Nacional de Justiça. Cadastro Nacional de Adoção. Relatório de Crianças Disponíveis: Dados Gerais. Disponível em: < http://www.cnj.jus.br/cnanovo/pages/publico/index.jsf > Acesso em: 01 out. 2016.

______. Conselho Nacional de Justiça. Cadastro Nacional de Adoção. Relatório de Crianças Disponíveis: Sexo; Faixa etária. Disponível em: < http://www.cnj.jus.br/cnanovo/pages/publico/index.jsf > Acesso em: 01 out. 2016.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

______. Conselho Nacional do Ministério Público. Relatório da Infância e Juventude. Resolução nº 71/2001: Um olhar mais atento aos serviços de acolhimento de crianças e adolescentes do País. Brasília: Conselho Nacional do Ministério Público, 2013. Disponível em: <http://prattein.com.br/home/images/stories/Direitos_da_Criana_e_do_Adolescente/Relatrio_Acolhimento-CNMP.pdf> Acesso em: 20 set. 2016

______. Constituição Federal. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm > Acesso em: 08 set. 2016.

______. Estatuto da Criança e do Adolescente, lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069Compilado.htm > Acesso em: 08 set. 2016.

______. Estatuto da Criança e do Adolescente, lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Publicação Original.  Disponível em: < http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1990/lei-8069-13-julho-1990-372211-publicacaooriginal-1-pl.html > Acesso em: 11 ago. 2016.

______. Lei 12.010 de 03 de agosto de 2009.  Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12010.htm > Acesso em: 08 set. 2016.

______. Resolução nº 54, de 29 de abril de 2008. Dispõe sobre a implantação e funcionamento do Cadastro Nacional de Adoção. Disponível em: < http://www.cnj.jus.br/images/stories/docs_cnj/resolucao/rescnj_54.pdf > Acesso em: 08 set. 2016.

CUNEO, Mônica Rodrigues. Abrigamento Prolongado: Os filhos do esquecimento. A institucionalização prolongada de crianças e as marcas que ficam. Disponível em < http://mca.mp.rj.gov.br/wp-content/uploads/2012/08/7_Abrigamento.pdf > Acesso em: 28 ago. 2016.

DIAS, Maria Berenice. Manual de direito das famílias. 9. ed. ver., atual. e ampl. de acordo com: Lei 12.344/2010 (regime obrigatório de bens) : Lei 12.398/2011 (direito de visita dos avós). São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2013.

DIGIÁCOMO, Murillo. Art. 39 do ECA. In: CURY, Munir (coord.). Estatuto da Criança e do Adolescente Comentado: comentários jurídicos e sociais. 12. ed. Revisada e atualizada. São Paulo: Malheiros Editores, 2013.  

FIGUEIRÊDO, Luiz Carlos de Barros. Comentários à nova lei nacional da adoção: Lei 12.010 de 2009. Curitiba: Juruá, 2013.

FUKUDA, Cláudia Cristina; PENSO, Maria Aparecida; SANTOS, Benedito Rodrigues dos. Configurações sociofamiliares de crianças com múltiplos acolhimentos institucionais. Arq. bras. psicol., Rio de Janeiro, v. 65, n. 1, p. 70-87, jun. 2013. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672013000100006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 11 de set.  2016.

GUERRA, Sidney. Direitos Humanos: curso elementar. São Paulo: Saraiva, 2013.

ISHIDA, Válter Kenji. Estatuto da criança e do adolescente: doutrina e jurisprudência. 15. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

KREUZ, Sergio Luiz. Direito à convivência familiar da criança e do adolescente: direitos fundamentais, princípios constitucionais e alternativas ao acolhimento institucional. Curitiba: Juruá, 2012.

KRUG, Etienne G.; DAHLBERG, Linda L.; MERCY, James A.; ZWI, Anthony B.; LOZANO, Rafael. (Eds). Relatório Mundial sobre Violência e Saúde. Genebra: World report on violence and health. Organização Mundial de Saúde. 2002. Disponível em: <http://www.opas.org.br/wp-content/uploads/2015/09/relatorio-mundial-violencia-saude.pdf> Acesso em: 20 set. 2016.   

LÔBO, Paulo. Direito Civil: Famílias. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

MACIEL, Kátia Regina Ferreira Lobo de Andrade (coordenadora). Curso de direito da criança e do adolescente: aspectos teóricos e práticos. 4 ed. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2010.

MONTEIRO, Washington de Barros. Art. 25 do ECA. In: CURY, Munir (coord.). Estatuto da Criança e do Adolescente Comentado: comentários jurídicos e sociais. 12. ed. Revisada e atualizada. São Paulo: Malheiros Editores, 2013.  

NUNES, Marcelo Guedes [et al]. Processos relacionados à adoção no Brasil: uma análise sobre os impactos da atuação do Poder Judiciário. Brasília: Conselho Nacional de Justiça, 2015. Disponível em: < http://www.cnj.jus.br/files/conteudo/destaques/arquivo/2015/07/8aab4515becd037933960ba8e91e1efc.pdf > Acesso em: 09 out. 2016

ONU. Convenção sobre os direitos da criança – 1989. Disponível em: < http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Crian%C3%A7a/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca.html > Acesso em: 23 ago. 2016.

______. Declaração dos direitos da criança – 1959. Disponível em: < http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Crian%C3%A7a/declaracao-dos-direitos-da-crianca.html > Acesso em: 23 ago. 2016.

RIEZO, Fernão Barbosa. Prática do Estatuto da Criança e do Adolescente. São Paulo: Tradebook Editora, 2014.

RIO GRANDE DO SUL. Poder Judiciário. Manual de Procedimentos para o Cadastro Nacional de Adoção. Disponível em: < http://cgj.tjsc.jus.br/ceja/docs/CADASTROS_JIJ_CNJ/manual_procedimentos_cnca.pdf > Acesso em: 08 de set. 2016.

SOUZA, Hália Pauliv de. Adoção tardia: devolução ou desistência de um filho? A necessária preparação para adoção. Curitiba: Juruá, 2012.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

ALBUQUERQUE, Cecília. Adoção excepcional: um confronto entre o biológico e o afetivo. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 22, n. 5181, 7 set. 2017. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/60108. Acesso em: 28 mar. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos