Desafios da delação premiada

11/09/2017 às 15:36
Leia nesta página:

A delação premiada encontra barreiras na ética para sua efetivação, só se descobre o que é permitido, às escuras as coisas acontecem.

A delação premiada aparece no ordenamento jurídico brasileiro como um instrumento ou técnica de investigação que tem por base oferecer benefícios ao indivíduo que confessa e apresenta informações úteis à elucidação de fatos delituosos.

Essa técnica, precisamente denominada colaboração premiada, teve historicamente no Brasil, sua primeira aparição na Lei nº 8.072/90 (Lei de Crimes Hediondos), também aparece em outras leis, especialmente na Lei nº 8.137/90 (Lei de Crimes contra a Ordem Tributária, Econômica e contra as Relações de Consumo) e depois na 9.269/96 especificamente no crime de extorsão mediante sequestro, tendo sucessivas alterações e tentativas de operacionalização em leis relacionadas ao crime de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas, de forma bem sucinta.

Pode-se dizer que o procedimento ficou mais completo com a Lei nº 12.529/2011 que fez a previsão dos requisitos para o acordo de leniência nos artigos 86 e 87. No entanto a notabilidade da colaboração premiada se deu com a Lei nº 12.850/2013 ao tratar do combate às organizações criminosas e detalhar o instituto no artigo 4º.

Independentemente do resgate histórico, de como nasceu e para que serve a colaboração premiada, o que se vê na atualidade é uma má utilização da técnica. Isso não é culpa dos investigadores, mas, nem tão surpreendentemente, é culpa dos próprios beneficiários, já que por vezes fornecem informações vagas e limitadas.

Dentro da normatização, a fluência do instrumento da colaboração premiada é de eficiência impecável, principalmente sob o prisma reparação dos danos e da recuperação do colaborador, que se arrepende dos delitos e retorna para a sociedade, aliviado e consciente de que errar é humano, de que lhe foi dada mais uma chance e de que o crime, efetivamente, não compensa.

Por outro lado, a colaboração premiada é nada menos que uma traição, ou seja, o colaborador entrega os comparsas e os esquemas e obtém benefícios do Estado em troca. Baita falta de ética com a organização criminosa, o indivíduo se aproveitou o quanto pôde dos resultados e agora entrega o esquema! Não, é colaboração com a investigação.

O que esperar de pessoas que se atrevem a participar de esquemas de corrupção que são mais estruturados que o próprio Estado? Aqui, a colaboração premiada não é nem colaboração e nem premiada, o que é mostrado pelo delator não é nem a ponta do iceberg. O objetivo, mais uma vez é a obtenção de vantagens, agora entregando aos coautores e partícipes, mas só um pouquinho, para que cada um fale um pouco e todos quantos possíveis saiam ilesos.

Para os fins buscados, a colaboração premiada se mostra ineficaz por questões de caráter, afinal era de esperar um tudo ou nada e não informações de quem está em cima do muro. Ao final, só se descobre o que é permitido saber e as coisas continuam como sempre.

Sem adentrar na dificuldade que o Ministro Fachin enfrentou ao decidir a questão, é fato que a eventual nulidade da delação de Joesley, em nada prejudicaria um procedimento já tão machucado pelas mentiras e falta de compromisso com a justiça, de quem com ela se propõe a colaborar.

Não adianta atribuir ao Ministro do STF qualquer tipo de culpa ou de bônus pela sua atuação, pois atuou como deveria. A hora é de juntar as peças do quebra-cabeça e tentar seguir em frente. Pois temos uma crise para lidar e reformas batem às nossas portas insistentemente.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Vinícius Scherch

Graduado em Direito pela Faculdade Cristo Rei, Cornélio Procópio - Paraná (2010). Pós-Graduado em Direito e Processo do Trabalho pela UNOPAR, Campus Bandeirantes - Paraná (2014). Graduado em Gestão Pública pela UNOPAR, Campus Bandeirantes-Paraná (2015). Mestre em Ciência Jurídica pela UENP -Jacarezinho. Advogado na Prefeitura Municipal de Bandeirantes - Paraná.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos