Planejamento tributário para pequenos empreendimentos e autônomos

02/10/2017 às 22:00
Leia nesta página:

A organização tributária no início da carreira/empresa é uma necessidade ou uma futilidade?

O Brasil é um dos países com a maior carga tributária do mundo, em que aproximadamente 1/3 do PIB é destinado a tributos (impostos, taxas, contribuições, etc).

Porém, por certo receio, poucos autônomos como médicos, engenheiros, dentistas advogados e pequenos empreendimentos realizam um bom planejamento tributário (organização tributária adequada), o que acaba dificultando o exercício da atividade empresarial, tanto pelo grande número de informações a serem prestadas, quanto por alíquotas mais elevadas, ou seja, acabam que pagando mais tributos desnecessariamente.

O planejamento tributário lícito (também chamado de elisão fiscal ou organização tributária), é escolher o caminho a ser seguido pela empresa ou pessoa física que gerará menos tributos, facilitando a prestação de informações e entrega de documentos.

Uma ótima comparação é com a escolha de sua rota de viagem, em que optará um caminho que passe por menos praças de pedágio para reduzir os custos (obrigação principal), utilizando-se a via fácil, para reduzir o tempo de tramite para pagamento (obrigação assessória), deixando a viagem mais segura e menos suscetível a imprevistos.

 Outra comparação, é com a rota de voo, sendo muitas vezes, mais vantajoso adquirir um voo direto, do que com várias escalas.

Dessa forma, uma organização tributária, reduz os custos e consequentemente maximiza os lucros.

Algumas empresas optam, pelo planejamento ilícito (sonegação fiscal), entretanto devido a constante troca de dados entre bancos e receitas, cada dia, está mais difícil não pagar tributos, sendo a tributação 0, um sonho que ficou no passado, sendo que, atualmente representa elevados riscos patrimoniais e em alguns casos, até riscos pessoais como a prisão dos sócios.

O planejamento tributário, ou organização tributária, é o conjunto de pequenas escolhas operacionais que ao final fazem grande diferença, como por exemplo, a adesão ao simples nacional, que facilita a prestação de informações (cumprimento da obrigação acessória) e o pagamento de tributos com alíquotas reduzidas.

Atualmente a regularidade fiscal, passa a ser muito importante, visto que possibilita a participação de licitações e contratos administrativos.

Em conclusão, nos dias atuais é fundamental um bom planejamento tributário, principalmente para as pequenas empresas ou pessoas físicas autônomas (como médicos, engenheiros, dentistas e advogados ...) como forma de facilitar e incentivar o crescimento seguro, evitando-se problemas futuros. O que a curto prazo aparenta ser um gasto, a longo prazo é um investimento na sua própria atividade.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
João Pedro Américo

Advogado, atuante em diversas áreas com formação multidisciplinar. Direito Tributário, principalmente. Apaixonado por Direito Tributário. Especializado em Processo Civil, especializando-se em Tributário, Constitucional, Digital e Compliance.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos