Capa da publicação Da ineficiência do cadastro e da dívida ativa dos municípios e suas consequências nas ações executivas fiscais
Artigo Destaque dos editores

Da ineficiência administrativo-tributária dos municípios: defeitos no lançamento tributário e suas consequências nas ações executivas fiscais

Exibindo página 2 de 2
16/04/2018 às 19:10
Leia nesta página:

IV – DAS MEDIDAS NECESSÁRIAS À OTIMIZAÇÃO DA ATIVIDADE TRIBUTÁRIA

Consoante se depreende dos elementos trazidos no decorrer deste ensaio, resta clara a importância da atualização do cadastro e a consequente integração com a dívida ativa dos municípios. Nesta esteira, o inciso XXII do artigo 37, da Carta Magna, preconiza a essencialidade da administração tributária, que terá recursos prioritários e deverá atuar de forma integrada, mediante compartilhamento de dados e informações fiscais.

O referido dispositivo constitucional evidencia a relevante missão institucional que desafia as administrações tributárias, que, por reunirem recursos prioritários, tem o dever de imprimir máxima eficiência na gestão fiscal, assegurando a qualidade do cadastro e a escorreita informação que balizará a formação das CDA's.

Todavia, os princípios descritos na Constituição afiguram-se muito distantes da realidade face à frequente constatação de vícios que maculam as execuções fiscais, razão pela qual exigem soluções efetivas do administrador, isto para que todo o desforço da judicialização do crédito tributário seja vertido em receita para os municípios.

Algumas medidas saltam aos olhos e podem ser facilmente implementadas, bastando, apenas, know-how dos gestores municipais. A título de exemplo, cita-se: a) a necessidade de informatização da gestão do banco de dados e da dívida ativa; b) a edição de normas que imponham obrigações acessórias voltadas à informação da mudança de domicílio; c) o ajustamento de convênios visando à atualização cadastral nos municípios.

Em que pese o avanço tecnológico e o surgimento de diversas ferramentas criadas para gerir dados e finanças, muitos municípios, mesmo com os recursos prioritários estabelecidos na Constituição, ainda resistem em informatizar seus departamentos de cadastro e dívida ativa. Circunstancia que favorece ao surgimento dos vícios apontados no tópico anterior, eis que a inexistência de freios e controles impossibilita o adequado tratamento das informações pessoais e fiscais, tornando letra morta a pretendida eficácia das ações executivas.

A fragilidade e a ineficiência na gestão de dados, torna-se ainda mais latente se combinada à inexistência de norma (obrigação acessória) que obrigue o sujeito passivo a manter atualizado seus dados e domicílio. Destarte, face aos termos dos artigos 24, I, e 30, II, da Carta Magna, autoriza-se aos municípios, nos termos do §2º do artigo 113, do CTN, criar obrigação acessória, compelindo o contribuinte a promover a atualização de seus dados, permitindo, desta maneira, minimizar o impacto da falta de qualificação dos cadastros municipais.

Finalmente, exsurge a possibilidade de se firmar convênios com os cartórios de registros de imóveis locais, permitindo o rápido e eficiente abastecimento de informações que servirão de base para a formação do cadastro e consequente ajuizamento das execuções.

Paradigma de eficiência é o exemplo do Município de Curitiba, cujo convênio ajustado com os cartórios imobiliários garante “que a Prefeitura tenha acesso aos bancos de dados dos cartórios, nos quais estão as informações atualizadas sobre as transferências de imóveis. A atualização do cadastro evitará principalmente a execução indevida de dívidas com o Imposto sobre a Propriedade Predial Territorial Urbana (IPTU), de proprietários que já transferiram seus imóveis, mas não comunicaram à Prefeitura”. [10]

O ajuste, muito além de permitir a formação de um cadastro real e atualizado, previne o custo com perdas provenientes da equivocada informação trazida às execuções fiscais, a exemplo do indevido apontamento do sujeito passivo de um crédito imobiliário, que, por força da Súmula 392 – STJ, poderá culminar na extinção da ação executiva sem a correspondente recuperação do crédito.

Estas, apenas algumas das alternativas viáveis à solução dos problemas que acometem ao cadastro e à dívida ativa dos Municípios, bastando, apenas, definir quais as ferramentas mais próximas e adequadas ao caso concreto, tudo para atender ao disposto no caput e no inciso XXII, CF.


V – CONCLUSÃO

Inequívoco, portanto, deduzir que o característico hiato entre o banco de dados fazendário e a Dívida Ativa acaba por retardar e por vezes fulminar processos executivos fiscais, ensejando prejuízos na arrecadação, em flagrante afronta ao disposto no artigo 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal. De sorte que apenas a gestão integrada e atualizada do crédito tributário assegura a efetividade das execuções fiscais, propicia o aumento da arrecadação, bem como obsta prejuízos ao erário com o uso inadequado da máquina e dispêndios com pagamento de verbas de sucumbência.


NOTAS

[1] Processo de Execução fiscal custa em média R$ 4.3 mil. Conselho Nacional de Justiça. Disponível em <<http://cnj.jus.br/noticias/cnj/56622-processo-de-execucao-fiscal-custa-em-media-r-43-mil>> Acesso em 01.10.2018.

[2] CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de Direito Tributário. 27a ed. Sao Paulo: Saraiva, 2016, p. 376.

[3] ib idem, p. 381.

[4] MACHADO, Hugo de Brito. Comentários ao Código Tributário Nacional. Artigos 139 a 218. Vol III. São Paulo: Atlas, 2005, p. 860.

[5] STJ, 2ª Turma, REsp 200800339763, Rel. Min, Mauro Campbell Marques, j. 19/08/2010, DJ 28/09/2010.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

[6] op.cit. p. 397.

[7] Execução fiscal e a importância do Cadastro na Qualidade da Cobrança. Rafael Leão Câmara Felga. Disponível em <<http://www.sgesp.pmrp.com.br/palestrantes_2017/palestra/170719-rafaelfelga.pdf>> Acesso em 12.10.2017.

[8] TJSP, APL 00219702320138260577 SP 0021970-23.2013.8.26.057, Rel Des. Danilo Panizza, 27.05.14.

[9] STJ, AgRg no Ag 968645 SP.

[10] Convênio com cartórios torna mais rápida atualização do cadastro imobiliário <<http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/convenio-com-cartorios-torna-mais-rapida-atualizacao-do-cadastro-imobiliario/32802>> Acesso em 11.10.2017.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Richard Paes Lyra Junior

Procurador do Município de Limeira-SP. Especialista em Direito Tributário pela Escola Paulista de Direito – EPD. Articulista em sítios jurídicos especializados na web.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

LYRA, Richard Paes Junior. Da ineficiência administrativo-tributária dos municípios: defeitos no lançamento tributário e suas consequências nas ações executivas fiscais. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 23, n. 5402, 16 abr. 2018. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/61561. Acesso em: 26 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos