Breve ensaio sobre a Autotutela Possessória

Temos hoje, em matéria possessória, duas espécies de autotutela

29/11/2017 às 13:15
Leia nesta página:

O atual artigo busca trilhar um caminho preciso e conciso acerca de um dos meandros contido no tema dos Direitos Reais.

Nosso presente ordenamento jurídico adota, por regra geral, que o sujeito não pode exercer a justiça pelas próprias mãos, sem a intermediação do Judiciário. 

No entanto, existem situações excepcionais em que o legislador permite que o indivíduo exerça a justiça “por mão própria”, ou seja, por meio de seus próprios esforços, enquadrando-se na chamada autotutela. 

Alguns artigos do Código Civil trazem a autotutela. Diante disso, nota-se que tal instituto só poderá ser invocado caso exista previsão legal para tanto. Além disso, o próprio CC dispõe que: 

Art. 188- não constituem atos ilícitos: 

I – os praticados em legítima defesa ou no exercício regular de um direito reconhecido.

Temos hoje, em matéria possessória, duas espécies de autotutela, quais sejam:  a auto defesa da posse e a restituição da posse pelo desforço imediato.

A primeira espécie nada mais é do que a defesa da posse pelo esforço imediato do próprio possuidor, quando, durante o exercício da posse, um terceiro tenta praticar o esbulho.

A segunda espécie de autotutela, refere-se, a posse que já foi perdida, podendo o antigo possuidor tentar recuperá-la. Para tanto deverá valer-se dos recursos físicos (força física) de que disponha, sem que se recorra ao Judiciário.

Destarte, resta salientar que devem constar dois requisitos para a autodefesa ou restituição, a saber: resposta imediata do legítimo possuidor ao ofensor da posse e reação proporcional à ação empregada pelo ofensor da posse.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
EBRADI

Escola Brasileira de Direito - www.ebradi.com.br A EBRADI – Escola Brasileira de Direito tem como missão transformar a educação jurídica, colaborar para humanização do direito e alçar nosso aluno a um patamar de excelência no mercado de trabalho, e tem como visão ser referência nacional e internacional de qualidade no ensino do direito.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos