Como funciona a arrecadação tributária?

Como se forma o processo tributário administrativo?

14/01/2018 às 21:34
Leia nesta página:

Muitas dúvidas surgem quando o tema da arrecadação tributária é levantado em questão. Neste artigo, há exemplos das principais atividades desenvolvidas pelos fisco e suas características.

1. A ARRECADAÇÃO TRIBUTÁRIA

A principal fonte de arrecadação tributária é a receita pública, advinda das cobranças de tributos por parte dos contribuintes.

Ok, entendi! Mas, o que é uma receita pública?

Receita pública é o montante total em dinheiro recolhido pelo Tesouro Nacional, incorporado ao patrimônio do Estado, que serve para custear as despesas públicas e as necessidades de investimentos públicos.

A receita pública é formada de impostos, taxas, contribuições de melhoria e outras fontes de recursos. Deste modo o fisco utiliza esse meio para receber os valores dos tributos.

A receita pública está prevista na Constituição Federal de 1988 e também nas leis que versam sobre matéria financeira.

Dentre elas, a Lei nº 4.320/64 (Lei do orçamento público), descreve nos seus artigos de 9º a 11º os diversos tipos de receitas existentes.

"Art. 9º Tributo é a receita derivada instituída pelas entidades de direito público, compreendendo os impostos, as taxas e contribuições nos termos da constituição e das leis vigentes em matéria financeira, destinado-se o seu produto ao custeio de atividades gerais ou especificas exercidas por essas entidades".

Certo, mas como é feita a fiscalização dessa arrecadação?


2. A FISCALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA

O fisco se utiliza de seus órgãos competentes para verificar se está ocorrendo o cumprimento das arrecadações, por parte dos seus contribuintes.

A principal forma que o fisco se utiliza para cobrar tributos não pagos é iniciar o Lançamento Tributário em procedimento administrativo. Tal medida é vinculada por uma HIT (Hipótese de Incidência Tributária) e um FG (Fato Gerador).

Desta forma, quando falamos sobre a figura do Lançamento Tributário, é necessário, também, tratar sobre a Notificação, que é uma autuação do fisco.

A notificação terá o papel de demonstrar ao contribuinte que ele cometeu uma infração ou irregularidade, dando um prazo legal para se manifestar e se defender da alegação. Por outro lado, é possível também que seja lavrado um auto de infração quando já houver comprovado a irregularidade prevista na notificação, intimando assim o contribuinte para o cumprimento das obrigações tributárias, sejam elas principais ou acessórias.

A previsão legal do Lançamento Tributário está prevista no Art. 142 do CTN (Código Tributário Nacional):

"A autoridade administrativa deve constituir o crédito tributário pelo lançamento.".

Dessa forma será possível verificar as hipóteses previstas em lei:

  • Verificação de ocorrência do fato gerador

  • A determinação de matéria tributável

  • O cálculo do montante tributário devido

  • Identificação do sujeito passivo

  • Possível aplicação de penalidade cabível

Quando se é notificado há 3 saídas

a) PAGAR
b) FICAR INERTE
c) QUESTIONAR

3. AÇÕES PERANTE A NOTIFICAÇÃO

Como mencionado anteriormente há 3 tipos de medidas a serem adotadas, quando ocorre a notificação por parte do fisco.

Destrinchando cada uma delas:

a) PAGAMENTO

Quando há o pagamento do lançamento tributário se extingue a obrigação tributária do contribuinte, assim nada mais é devido, encerrando a cobrança do poder público.

b) FICANDO INERTE

Ficar inerte, sem fazer nada, leva a consequência do lançamento tributário ser inscrito na famosa DA (Dívida Ativa), que consequentemente leva o contribuinte a ser réu de uma EF (Execução Fiscal), a ser tratada no âmbito do poder judiciário.

c) QUESTIONANDO

Quando se recebe uma notificação, é possível também apresentar uma defesa administrativa formal, em que será analisada a resistência por parte do contribuinte e verificação dos motivos que o levaram a impugnar aquela pretensão do crédito tributário.

Com o Questionamento mencionado acima nasce o:

Processo Administrativo Tributário.

O qual possui características próprias e órgãos de atuação específicos no âmbito do poder executivo e judicial.

O processo administrativo tributário será alvo no próximo artigo!

Todos seguimos a máxima descrita em Provérbios 9:8-9:

"(...) Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em entendimento.".

É motivo de grande relevância sua resposta para o aperfeiçoamento do meu trabalho!

Conhecia essas informações? Gostou do texto? Deixe seu comentário e eu lhe responderei!

Um forte abraço!!!


Fontes:

https://guiatributario.net/2013/07/08/fiscalizacao-tributária-2/

https://jus.com.br/artigos/21415/consideracoes-acerca-da-receita-pública-orcamentariaeo-seu-discip...

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4320.htm

EBRADI - Escola Brasileira de Direito

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Alexandre Alves de Souza

Advogado, Correspondente Jurídico, Membro do ICCS (International Center for Criminal Studies). Pós Graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade do Distrito Federal/FAC-DF. Pós-Graduando em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade UNYLEYA. Começou o curso de Direito no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), tendo obtido o grau de Bacharel pela Faculdade Processus/Brasília-DF. Especialização em andamento de Direito Civil e Processo Civil pela ESMA - Escola da Magistratura - DF. Possui experiência em Direito Digital, DPVAT e Crimes Digitais. Atuou como estagiário no Escritório Roque Khouri & Advogados associados. Possui formação avançada em língua Inglesa pela Casa Thomas Jefferson e Wisdow, graduado em Gestão de Recurso Humanos pela Universidade Paulista - UNIP/DF.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos