Doenças que tornam o indivíduo inimputável

22/01/2018 às 10:02
Leia nesta página:

Trata-se de um tema interessante esse fato das doenças que causam a inimputabilidade penal de um criminoso, que será tratado nesse breve texto.

Doenças que tornam o indivíduo inimputável

Antes da Leitura desse texto, conheça nossos serviços de advocacia criminal clicando aqui.

Trata-se de um tema interessante esse fato das doenças que causam a inimputabilidade penal de um criminoso, que será tratado nesse breve texto.

As doenças ou retardamentos mentais estão relacionadas às chamadas excludentes de culpabilidade. A culpabilidade é um juízo de censura que se faz sobre o ato criminoso, por exemplo, alguém que furta um celular, tem nesse sentido a reprovação social de tal ato.

Para que uma pessoa responda por um ato que fez, ou seja que lhe seja atribuída a culpa, ou imputabilidade da reprovação, é necessário que ela tenha sanidade mental e maturidade.

Por maturidade, a Lei Brasileira classificou aqueles que completam 18 anos como sendo maduros, ou seja, responsáveis pelos atos tanto para alguns atos da vida civil como todos os atos da criminal. Ainda que haja discordância com relação à idade, nesse momento a vigência da Lei é 18 anos.

Já a sanidade mental, é saber, por atestado pericial médico, se o indivíduo possui faculdade de compreensão entre o certo e o errado para que com isso seja censurado, ou sofra juízo de culpabilidade.

Portanto, imputabilidade é a capacidade de ser culpável e receber o juízo de reprovação social, ou seja, a pena. E o inimputável é aquele indivíduo que por falta de higidez biopsíquica ou imaturo por não ter 18 anos, receba medida de segurança. Nesse texto será tratado apenas as doenças mentais e não a imaturidade.

Passa-se então a apontar algumas doenças de origem patológica ou toxicológica que a depender do grau, demonstrado em perícia médica, poderão levar o criminoso a não ser imputável, ou seja não ser condenado.

1. EPILEPSIA. Acessos convulsivos ou fenômenos puramente cerebrais, com diminuição da consciência, quando o enfermo realiza ações criminosas automáticas; a diminuição da consciências chama-se estado crepuscular.

2. HISTERIA. Desagregação da consciência, com impedimento ao desenvolvimento de concepções próprias, terminando por falsear a verdade, mentindo caluniando e agindo por impulso.

3. NEURASTENIA. Fadiga de caráter psíquico, com manifesta irritabilidade e alteração de humor;

4. PSICOSE MANIÁCO-DEPRESSIVA. Vida desregrada, mudando humor e caráter alternativamente, tornando-se capaz de ações cruéis, com detrimento patente de emoções.

5. MELANCOLIA. Doença dos sentimentos, que faz o enfermo olvidar a própria personalidade, os negócios, a família e as amizades.

6. PARANOIA. Doença de manifestações multiformes, normalmente composta por um delírio de perseguição, sendo primordialmente intelectual, pode matar acreditando estar em legítima defesa.

7. ALCOOLISMO. Doença que termina por rebaixar a personalidade, com frequentes ilusões e delírios de perseguição.

8. ESQUIZOFRENIA.  Perda do senso de realidade, havendo nítida apatia, com constante isolamento; perde-se o elemento afetivo, existindo introspecção; não diferencia realidade de fantasia.

9. DEMÊNCIA. Estado de enfraquecimento mental, impossível de remediar, que desagrega a personalidade.

10. PSICOSE CARCERÁRIA. A mudança de ambiente faz surgir uma espécie de psicose.

11. SENILIDADE. Modalidade de psicose, surgida na velhice com progressivo empobrecimento intelectual, ideias delirantes e alucinações.

São essas algumas doenças que podem tornar o agente do fato um inimputável. Importa frisar que o grau da enfermidade tem que ser atestado por perito, e deve ser demonstrado que afetou a compreensão do indivíduo.

Deve ser dito também que essas doenças não são taxativas, ou seja, são só essas, as que foram apresentadas acima são exemplos do que pode afetar a capacidade de um indivíduo.

Vale aqui fazer ainda uma ressalva entre a diferença de embriaguez e alcoolismo. A embriaguez é mera intoxicação do organismo por ingestão de álcool, seja voluntária ou forçada, já o alcoolismo é a embriaguez crônica, caracterizada por abaixamento da personalidade psicoética, tornando o enfermo lento e sem percepção da realidade.

Sendo o agente alcóolatra, deve ser-lhe aplicada medida de segurança conforme o artigo 26 do Código penal, pois se trata de doença mental.

Deve-se lembrar o seguinte, em caso de doença mental e que afete a capacidade de diferenciar o certo e o errado do indivíduo, ele não está livre, mas ser-lhe-á aplicada medida de segurança, que pode ser tanto de internação, como tratamento ambulatorial.

Caso o defensor aborde essa tese, deverá saber que a medida de segurança será como uma pena, pois no Brasil, internação em manicômios são desumanas, e pior será se um são for mandado para um lugar desses, portanto, deve-se abordar com cuidado a questão da sanidade mental.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Rafael Rocha

Dr. Rafael Rocha (Currículo): O advogado Rafael Rocha é advogado criminalista, consultor e parecerista em matéria Penal e Processo Penal. Formações Acadêmicas: Bacharel em Direito pelo INESC/MG Bacharel em Teologia pelo SETECEB/GO Pós graduado em Direito Empresarial pela FIJ/RJ Pós graduado em Direito Penal e Processo Penal pelo ATAME/GO Entidades que faço parte: Vice Presidente da Comissão de Direito Penal Militar OAB/GO 2016-2018 Membro do Grupo Brasileiro da Associação Internacional de Direito Penal. Membro da OAB/GO Abracrim – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas Cursos de formação complementar: Realizou o curso EMPRETEC, um programa da ONU em parceria com o Sebrae no Brasil. Sócio fundador do Escritório Rocha Advogados. Professor Universitário nas áreas de Direito Empresarial, Direito Penal e Processo Penal. Professor de cursos preparatórios, pós graduações, palestrante. Possui curso de gestão de escritório pela ESA (Escola Superior de Advocacia). Realizou curso de aprofundamento em Direito Eleitoral de 180 hs pela ENA (Escola Nacional de Advocacia). É Life e professional Coach e Busines Executive Coach pela Academia Internacional de Coach. Fundador do Escritório Rocha Advogadose do Radar Legal. Participou do projeto amigos da Escola como Professor de Xadrez. Desenvolve programas na área social para incluir os menos favorecidos em cursos profissionalizantes. Um Pouco da história: O Dr. Rafael Rocha é advogado militante que arduamente desenvolve um brilhante trabalho na defesa do interesse de seus clientes. Rapidez, agilidade, e profissionalismo são as diretrizes que regem a atuação desse advogado que busca com intrepidez o melhor resultado para aqueles que contratam os seus serviços. Advogado criminalista destacado na Capital Goiana e no Centro Oeste, já reconhecido pelas vitórias que tem conquistado na seara do Direito Penal. Nascido na Cidade de Anicuns-GO, onde passou sua infância e adolescência, hoje reside e atua em Goiânia, advoga em diversos estados da federação, com clientes até em outros países. O diferencial do seu trabalho é a aplicação da Excelência em tudo o que faz, primando sempre pela vitória de suas causas. O Dr. Rafael Rocha está à disposição para conhecer e atuar com brilhantismo em sua causa.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos