Casamento homoafetivo

Exibindo página 2 de 2
25/02/2018 às 20:55
Leia nesta página:

CONCLUSÃO

Apesar de progredido bastante nos últimos cinquenta anos, a sociedade brasileira ainda rejeita o direito à livre orientação sexual, marginalizando tudo aquilo que não é considerado como padrão na sociedade. Entretanto, a homossexualidade é um fator social que sempre acompanhou a história da humanidade, ela não pode ser considerada como uma perversão, tampouco como doença; ela tem que ser aceita como uma opção de vida, uma vez que exprime afeto.

Apesar de todo o tipo de preconceito e discriminação que os casais homossexuais sofrem não há que se deixar essa parte da população sem uma tutela jurídica ou à margem da lei.

Por tal motivo, é que o Judiciário tem amparado os casais homossexuais, já que eles buscam a tutela jurisprudencial necessária para poderem se casar e constituir uma família; consequentemente, o Judiciário, dada a omissão do Poder Legislativo, vem tentando diminuir o efeito negativo frente a falta de regulamentação do casamento homoafetivo, julgando positivamente várias lides, dando a devida proteção àqueles que vivem em união homoafetiva.

Importante foi o reconhecimento do STF da união homoafetiva como entidade familiar, equiparando – a à união heteroafetiva, por tal decisão, vislumbra-se, o princípio da igualdade e da dignidade da pessoa humana em seu grau máximo, rompendo assim com o pensamento arcaico de grande parte da sociedade. Ressalta-se que o próprio conjunto de princípios que alicerçam a Constituição Federal não dá abertura a outro tipo de entendimento, já que proíbe o preconceito e iguala os direitos e deveres de todos os brasileiros.

A negativa ao casamento homossexual deve ser repelida pelos operadores do direito, já que não há nenhuma lógica racional que embase a não constituição de família por pessoas do mesmo sexo. Não podemos permitir qualquer tipo de distinção entre as pessoas por razão da orientação sexual das mesmas.

Diante de todo o contexto exposto no decorrer deste artigo, é possível concluir que o casamento homoafetivo possui as mesmas características do casamento heterossexual, tais sejam: publicidade, estabilidade, mútua assistência, pautada no afeto e com o objetivo de constituir família; desta forma, não há que se falar em proibição do mesmo e em ausência de legislação especifica, inclusive, aqui se necessário transcrever uma citação de Maria Berenice Dias em seu artigo “ As uniões homoafetivas frente a Constituição Federal”:

A Justiça não é cega nem surda. Também não pode ser muda. Precisa ter olhos abertos para ver a realidade social, os ouvidos atentos para ouvir o clamor dos que por ela esperam e coragem para dizer o Direito em consonância com a Justiça. (DIAS, 2011, p.3)

Por fim, conclui-se que cabe ao Poder Legislativo seguir o mesmo entendimento do Poder Judiciário, equiparando o casamento homoafetivo ao casamento entre homem e mulher; pois dessa forma, as relações homossexuais serão acolhidas e integradas no Estado, por meio da realização desses casais ao poderem ser unir tendo um apoio legal.


Referências Bibliográficas

BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

________. Lei 10.406 de 10 de janeiro de 2002. Institui o novo código civil. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406.htm>. Acesso em: 23 agosto de 2017.

____. Supremo Tribunal Federal. Acórdão proferido em Ação Direta de Inconstitucionalidade Nº. 4.277/DF. Órgão Julgador: Tribunal Pleno. Relator: Ministro Ayres Britto. Julgado em 05 mai. 2011. Publicado no DJe em 14 out. 2011. Disponível em: <www.stf.jus.br>. 

CUNHA, Graciela Leães Álvares da; MOREIRA, José Alberto Marques. Os efeitos jurídicos da união homossexual. Porto Alegre: Data Certa, 1999.

DIAS, Maria Berenice. Liberdade sexual e direitos humanos. In: família e cidadania. O Novo Código Civil e a Vacatio Legis. Anais do III Congresso Brasileiro de Direito de Família.

DIAS, Maria Berenice. União homossexual: o preconceito e a justiça. Porto Alegre: Livraria Advogado, 2000.

DIAS, Maria Berenice. União homossexual: o preconceito e a justiça. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2000.

LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. Ed.Saraiva, 14 edição, 2010.

MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Elementos de Direito Administrativo. São Paulo: Ed. RT 1980.

OLIVEIRA, Basílio de. Concubinato: novos rumos: direitos e deveres dos conviventes na união estável. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1997.

SARMENTO, Daniel. A ponderação de interesses na Constituição Federal. Rio de Janeiro: Lúmen Juris, 2000.

SARMENTO, Daniel. Livres e iguais: Estudos de direito constitucional. Rio de Janeiro: Lúmen Juris, 2006.

SUPLICY, Marta. Aspectos jurídicos. Revista Consulex. Ano 2, nº 16, abril/1998.

União Estável. São Paulo: Juarez de Oliveira, 1999.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos