A responsabilidade civil das escolas particulares nos casos de bullying

Exibindo página 4 de 5
Leia nesta página:

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 

É evidente a importância do presente estudo, uma vez que o bullying é uma mácula social de grande impacto, gerando inúmeros transtornos para a vítima do ato, por isso a necessidade do combate à “intimidação sistemática”.

A lei 13.185/2015 foi um marco legislativo em relação a temática do bullying, uma vez que, até então, as decisões eram pautadas especialmente em jurisprudências e nas especificidades de cada caso.

Ademais, a dificuldade de entendimento do assunto no âmbito acadêmico e jurisdicional ainda é evidente, por isso é de suma importância debater mais sobre o bullying e suas consequências, pois, se suas vítimas não forem acompanhadas por parte das instituições de ensino, podem gerar sequelas psicológicas.

Vale salientar que a responsabilidade objetiva dos estabelecimentos de ensino permanece como a regra, seguindo o Código de Defesa do Consumidor. Entretanto, surge a possibilidade de a responsabilidade ser eludida, uma vez que, se as escolas assegurarem medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e à intimidação sistemática, além de prestarem todo auxílio ao estudante vítima do bullying, não deverá ser caracterizada a falha na prestação de serviço e, por isso, não devem ser responsáveis civilmente pelo ato.

Todavia, ocorrendo a omissão por parte das instituições de ensino, não há dúvidas acerca da falha na prestação de serviço, uma vez que as escolas, acompanhado dos pais, possuem o dever de garantir a segurança e a educação das crianças/adolescentes.

É meritório mencionar que, a nova legislação acerca do bullying é imprescindível ao combate dessa mácula, uma vez que, até então, não existia nenhuma lei que tratava de um tema tão importante e com tantas repercussões na sociedade.

O respeito à legislação Constitucional e infraconstitucional necessita existir simultaneamente com o dever educacional dos pais e das instituições de ensino, para que o combate ao bullying seja mais rígido no ambiente escolar, pois, esse problema social ataca diretamente um dos princípios consagrados na nossa Carta Magna e em Tratados Internacionais, o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos