Intervenção federal e dispensa de licitação – posicionamento do TCU

Leia nesta página:

Com a manifestação da Corte de Contas, os gestores terão maior segurança jurídica no processo de preparação e realização das compras públicas.

por J. U. Jacoby Fernandes

O estado do Rio de Janeiro está sob regime de intervenção federal na área de Segurança Pública desde fevereiro deste ano, quando o presidente Michel Temer assinou um decreto que estabeleceu a possibilidade de as Forças Armadas realizarem operações para conter o avanço do crime organizado. A intervenção segue até o dia 31 de dezembro de 2018, conforme dispõe o decreto, e tem como fundamento o grave comprometimento da ordem pública, conforme previsto no texto constitucional.

Além dos reflexos na vida cotidiana das pessoas, a intervenção federal produz efeitos de especial interesse do Direito Administrativo, principalmente em relação às compras públicas. Isso ocorre porque o art. 24 da Lei nº 8.666/1993 prevê que é dispensável a licitação nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares. A dispensa somente é válida para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, sendo vedada a prorrogação dos respectivos contratos.

Sobre a possibilidade de contratação emergencial em casos de emergência e calamidade pública, sugiro que assistam ao vídeo do especialista em compras públicas Murilo Jacoby Fernandes sobre o tema.

A Lei de Licitações, no entanto, também prevê, no art. 24, inc. III, a dispensa de licitação para casos de guerra ou grave perturbação da ordem, como aqueles que geraram a intervenção federal no Rio de Janeiro.

Diante da hipótese, surgiu a dúvida entre os gestores: é possível fundamentar um processo de dispensa de licitação com base no art. 24, inc. III, da Lei nº 8.666/1993? Manifestação recente do Tribunal de Contas da União estabeleceu as balizas em tais hipóteses:

É possível a realização de contratações diretas com fulcro no art. 24, inciso III, da Lei 8.666/1993 durante intervenção federal decretada em razão de grave comprometimento da ordem pública, desde que o processo de dispensa seja instruído com os seguintes requisitos: i) demonstração de que a contratação está restrita à área temática abrangida pelo documento que decretou a intervenção, assim entendidos os bens e serviços essenciais à consecução dos seus objetivos, sejam eles relacionados com as atividades finalísticas ou de apoio dos órgãos formalmente envolvidos com a intervenção federal, por meio da descrição das circunstâncias fáticas, documentos e dados que ensejaram essa conclusão; ii) caracterização da urgência que acarreta a impossibilidade de se aguardar o tempo necessário a um procedimento licitatório regular; iii) limitação e justificativa dos quantitativos de bens e serviços a serem adquiridos, os quais devem ser suficientes ao atendimento da demanda; iv) vigência dos contratos firmados limitada à data final estabelecida para a intervenção, não admitidas prorrogações; e v) comprovação nos autos do atendimento às disposições do art. 26, parágrafo único, da Lei 8.666/1993, em especial a razão da escolha do fornecedor ou executante e a justificativa do preço contratado, a partir de pesquisa prioritariamente junto a fontes públicas.¹

Com a manifestação da Corte de Contas, os gestores terão maior segurança jurídica no processo de preparação e realização das compras públicas.

¹ TCU. Boletim de Jurisprudência nº 223. Disponível em: <http://contas.tcu.gov.br/>. Acesso em: 12 jul. 2018.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Jorge Ulisses Jacoby Fernandes

É professor de Direito Administrativo, mestre em Direito Público e advogado. Consultor cadastrado no Banco Mundial. Foi advogado e administrador postal na ECT; Juiz do Trabalho no TRT 10ª Região, Procurador, Procurador-Geral do Ministério Público e Conselheiro no TCDF.Autor de 13 livros e 6 coletâneas de leis. Tem mais de 8.000 horas de cursos ministrados nas áreas de controle. É membro vitalício da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura, como acadêmico efetivo imortal em ciências jurídicas, ocupando a cadeira nº 7, cujo patrono é Hely Lopes Meirelles.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos