Capa da publicação Contrato de trabalho do atleta profissional de futebol
Capa: DepositPhotos

Contrato de trabalho do atleta profissional de futebol

Exibindo página 2 de 2
Leia nesta página:

CONCLUSÃO

O presente trabalho de científico, tem como objetivo demonstrar o desenvolvimento do Direito Desportivo, especialmente no âmbito do futebol, desde o seu surgimento até sua regulamentação, mostrando o quão é vasta e integralizada.

Ainda mais, o trabalho tem como base a lei 9.615/98, conhecida Lei Pelé, que procurou tratar os desportos de uma maneira geral, mas tem o futebol como seu alvo principal, sendo a regulamentação vigente para o Direito Desportivo, que teve a preocupação em melhor estruturar o desporto brasileiro e dignificar a profissão desportiva. Além disso, o trabalho também trata de outras normas legais que estão elencadas na Consolidação de Leis Trabalhistas, como normas relacionadas a seguridade social.

Entretanto, essa lei especifica traz consigo algumas omissões, mesmo ela sendo bastante ampla e detalhada, o legislador acaba deixando a desejar em alguns aspectos, como na questão da rescisão indireta causada por indisciplina do atleta. A legislação não deixou esclarecido como o clube pode agir quando o atleta não comprimir suas obrigações, principalmente fora de campo, quando age com indisciplina e acaba desprestigiando o nome do clube. Assim, as entidades desportivas, tem que usar a legislação trabalhistas para fundamentar suas ações contra faltas cometidas pelos atletas.

Por outro lado, considerando a importância da atividade prestada pelo atleta, o presente trabalho também abordou questões relacionadas às verbas, umas de cunho remuneratório simples, e outras com natureza salarial, como bicho e luvas, sem esquecer as verbas relacionadas à divulgação da imagem do atleta e o direito de arena, logo requisitos importantes para a validação do contrato do atleta, além de outras particularidades e a natureza jurídica.

Importante ressaltar, que em relação ao direito de imagem, aparecem algumas curiosidades em relação a remuneração de jogadores de menor expressão, pois esses mesmo não aparecendo, acabam recebendo esses valores destinado a imagem, além de outros jogadores que se lesionam e deixam de jogar por grande tempo, as vezes até por um tempo indeterminado, pois a recuperação para algumas lesões podem variar conforme o atleta, principalmente quando esses jogadores estão em idade mais avançada, assim deixando a  dúvida se o clube está ou não tentando se beneficiar perante a lei, tornando isso uma forma de burlar a legislação.

Dessa forma, podemos perceber que o núcleo do tema é contrato de trabalho do Atleta Profissional de Futebol, mostrando toda a relação entre empregado (atleta) e empregador (Entidade Desportiva), com todas as obrigações que cada parte deve exercer, demonstrando as consequências do não cumprimento entre eles e o que pode causar especificamente para cada polo.

Nesse sentido, o artigo científico teve o cuidado em demonstrar as dificuldades que aparecem no contrato, sobretudo, na cessação dele, devido esse momento do contrato aparecerem as maiores complicações, pois cada parte relacionada acaba confrontando o direito, com o intuito de demonstrar quem detém realmente a razão, além desses contratos desportivos tratarem de grandes valores, alguns chegando a casa do milhões, fazendo qualquer detalhe não passar em branco, pois esse valor influenciará no valor final da parte que tiver com a razão.

Importante ressaltar, que as cláusulas compensatória e indenizatória, tem um papel importante no contrato de trabalho, pois são cláusulas que resguardam tanto os clubes, tendo em vista que está cada vez mais frequente a transferência de jogadores brasileiros para o exterior, devido esses clubes terem um poder econômico muito forte, como também, os jogadores, em situações em que o clube não cumpri como obrigações de cunho salarial, assim demonstrando a importância dessa disposição.

Portanto, a presente teve como principal objetivo, engradecer o tema, tendo o cuidado em explanar da melhor maneira os direitos e deveres do Atleta Profissional de Futebol para com os Clubes, demonstrando toda a relação de trabalho entre eles e a possibilidade do surgimento da solidariedade da entidade de administração nas fraudes ou burlas perpetradas contra os atletas, fazendo isso através de exemplos e decisões judiciais.

Além disso, chamando atenção as obrigações reciprocas entre o empregador, que são as entidades desportivas, e os empregados, que são os atletas, assim salientando o diferencial legal entre o atleta profissional de futebol e os demais empregados, seja na própria área dos desportos ou para o trabalhador comum, regido pela Consolidação das Leis trabalhistas.

Como também, apresentar a legislação especifica que rege o Direito dos Desportos, sobretudo na atividade futebolística, além de demonstrar o motivo dela ser a única atividade profissional com dois vínculos obrigatórios, um de trabalho e outro desportivo.

Dessa forma, é perceptível que depois da entrada em vigor da Lei Pelé, as editoras começaram a produzir mais livros, o conhecimento se expandiu e despertou curiosidade aos alunos das faculdades, motivando-os a estudarem o assunto e produzirem trabalhos de conclusão de curso como este, além de um aumento significativo dos profissionais do direito que passaram desbravar o Direito desportivo, seja no futebol ou em outras áreas dos desportos.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

 Por fim, confirmando o quão esse tema está em evidência, essencialmente o Futebol, no âmbito nacional e internacional, através dos muitos recursos que giram em torno dessa atividade, ratificando mais do que nunca ser o carro-chefe do Direito Desportivo.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABAL, Felipe Cittolin. O Direito no Gramado: O Contrato de Trabalho do Atleta Profissional de Futebol [e-book]. Passo Fundo: [S.N], 2016.

BRASIL. Vade Mecum Saraiva OAB - 15ª ed. atual. e ampl. – São Paulo : Saraiva Educação, 2018.

BRASIL. Decreto-Lei nº 3.199/41, de 14 de abril de 1941. Regulamentação da Atividade Desportiva. Brasília: Congresso Nacional. Disponível em <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-3199-14-abril-1941-413238-publicacaooriginal-1-pe.html.> Acesso: 02 de maio de 2018

BRASIL, Lei nº 9.615/98, de 24 de março de 1998. Lei Pelé. Brasília: Congresso Nacional. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9615consol.htm> Acesso: 08 de maio de 2018.

BRASIL, Lei nº 13.155, de 04 de agosto de 2015. Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte. Brasília: Congresso Nacional. Disponível em <http://sislex.previdencia.gov.br/paginas/42/2015/13155.htm>Acesso: 17 de maio de 2018.

BRASIL, 2ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho. Embargos de Declaração. ED-ARR: 9055220135060003, Relator: José Roberto Freire Pimenta. Data de Julgamento: 20/03/2018. Data de Publicação: DEJT 23/03/2018.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL. Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol 2018. Disponível em <https://www.cbf.com.br/acbf/registro-transferencia/regulamento-nacional-de-registro-etransferencia#.WvK8DJoh3Dc> Acesso:09 de maio de 2018.

GRAVATAÍ, 3ª Vara do Trabalho de. Direito de Imagem. TRT-4 - RO: 00000817320125040233 RS 0000081-73.2012.5.04.0233. Relator: JOÃO PAULO LUCENA, Data de Julgamento: 05/06/2014.

MACHADO, Rubens Approbato. Curso de Direito Desportivo Sistêmico – São Paulo: Quartier Latin, 2007.

RIO DE JANEIRO. 9ª Vara do Trabalho do. Rescisão Indireta PROC. N. 0000681-71.2012.5.01.0009. André Luiz Amorim Franco. Autor: Ronaldo de Assis Moreira. Réu: Clube de Regatas do Flamengo.

SOUZA, Gustavo Lopes Pires de. Direito desportivo. Belo Horizonte: Arraes Editores, 2014.

ZAINAGHI, Domingos Sávio. Os Atletas Profissionais de Futebol no Direito do Trabalho. 2. ed. São Paulo: LTr, 2015.

Assuntos relacionados
Sobre os autores
José Ronaldo Alves Rocha

Acadêmico de Direito

Felipe Augusto Félix Linhares

Bacharel em Direito pela Faculdade Luciano Feijão (FLF).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos