Educação ambiental

16/11/2018 às 10:22
Leia nesta página:

A educação ambiental no mundo jurídico e acadêmico é um importante instrumento de difundir políticas de preservação do meio ambiente, modernizando a forma de pensar e de agir, de modo a promover a sustentabilidade.

 RESUMO: Modernamente, as relações estabelecidas entre os indivíduos e os recursos naturais, levando-se em conta, como não poderia deixar de ser, fatores como o consumismo desenfreado, o desenvolvimento capitalista, bem como a expansão populacional, tem levado o meio ambiente a atual situação de crise.

Observamos que é cada vez maior a degradação do meio ambiente e o consequente esgotamento dos recursos naturais, decorrente, sobretudo, em razão do paradigma socioeconômico que tem em seu ápice o consumo exagerado. Dentro desse contexto faz-se necessária a efetivação da política de educação ambiental, a qual visa, precipuamente, estabelecer um vínculo entre o indivíduo e o meio ambiente, tornando o primeiro responsável pela preservação e desenvolvimento do segundo.

Assim, a implantação de uma política de educação ambiental efetiva, aliada à legislação ambiental, transformaria, diga-se, melhoraria as relações entre o homem e o meio ambiente, do qual poderia resultar práticas adequadas à noção de sustentabilidade.

PALAVRAS-CHAVE: educação jurídica; sustentabilidade; meio ambiente.


INTRODUÇÃO

O homem, desde que se sedentarizou e passou a acumular a produção, vem adquirindo cada vez mais a necessidade de consumir, de ter para si as inovações e tendências de produtos que estão em constante sofisticação. Esse processo de consumo desenfreado, denominado consumismo, ganhou força a partir da expansão do modo de produção capitalista, em especial, após a revolução industrial. Isso acarretou em um acelerado crescimento de novas tecnologias e, na mesma proporção, a quantidade de lixo produzido e a demanda por grandes áreas para construção de industrias, provocando um desequilíbrio social, cultural, econômico, político e, principalmente, ecológico.

Com o passar do tempo, esse fenômeno gerou a necessidade de reorganizar o sistema, de modo a garantir a igualdade ou, no mínimo, aproximar-se dela e equilibrar a relação entre desenvolvimento e sustentabilidade, requerendo, para tanto, um esforço coletivo através de um processo pedagógico de conscientização social.

O processo de conscientização, denominado Educação Ambiental, requer um esforço continuo e a cooperação, não só do agir individual, mas da coletividade com todos os sistemas da sociedade, em uma espécie de reciprocidade de ensino-aprendizagem, que direcione ao uso consciente dos recursos naturais, de maneira a não esgotá-los, para que sejam transmitidos as futuras gerações.

Para Ibrahin (2014, p.74), “A Educação Ambiental é um poderoso instrumento capaz de acabar com a ignorância ambiental e proporcionar meios e ideias para a superação dos problemas existentes entre proteção do meio ambiente, o progresso e o desenvolvimento de um país”.

O uso imoderado dos recursos naturais pela ação frenética e ambiciosa do homem, gerou, e ainda gera, cada vez mais, muitas consequências ao meio ambiente, pondo em cheque o direito das futuras gerações de ter acesso a tais recursos, haja vista, que sua escassez vem se tornando uma realidade assustadora e preocupante.

Somente uma política concisa e bem planejada de Educação Ambiental é capaz de mudar essa terrível realidade, e temível futuro, pelo esgotamento dos recursos naturais e degradação do meio ambiente, dirimindo as consequências da ação devastadora do ser humano e proporcionando uma melhor qualidade de vida, bem como o equilíbrio entre desenvolvimento, progresso e sustentabilidade.


RESULTADOS E DISCUSSÕES

O movimento ambientalista voltado a uma conscientização ambiental, teve mais evidência nos EUA, no final do século XIX, em que se introduziu, na educação escolar, um modelo de ensino que pregava a preservação e proteção ambiental e proporcionava o contato direto com a natureza, com o fim de fortalecer a importância desta na vida das pessoas (PHILLIP, 2014).

Após algumas tentativas anteriores à Primeira Guerra Mundial realizou‐se finalmente, em 1923, o Primeiro Congresso Internacional para a Proteção da Natureza, em Paris. Essa época correspondeu à fase em que a ecologia moderna se constituiu como ciência. O encontro foi considerado importante porque permitiu uma abordagem bastante ampla da temática.

No final da década de 40, criou‐se a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (UICN), cujo objetivo era assegurar a perpetuidade dos recursos naturais, tendo como ponto de apoio bases científicas sobre a formação e dinâmica dos ecossistemas.

Em 1968, foi criado o Clube de Roma, que reuniu inúmeros cientistas dos países industrializados, para discutir, entre outros temas, sobre o consumo e a utilização de recursos naturais não renováveis, chegando a conclusão de que o mundo necessitava urgentemente investir numa mudança radical da mentalidade de consumo, ou seja, deveria realizar uma Educação Ambiental para todos (REGIOTA, 2008).

Contudo, o verdadeiro marco inicial para consolidação de uma consciência Ambiental a âmbito internacional, foi com a Conferencia Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento de Estocolmo, em 1972, valendo-se da sensibilização, pela inserção da ideia de direito natural do Homem, para promover a proteção ambiental.

A despeito do assunto no Brasil, em meio a mobilização internacional, os movimentos sociais que ensejaram a firmação do sistema de Educação Ambiental, ante a alarmante degradação ambiental em prol do desenvolvimento econômico, tiveram atuação mais intensa na segunda década do século XX, perdendo força devido as burocracias legislativas e ao estabelecimento da ditadura militar, vindo a ganhar notoriedade novamente na década de 80, a partir da instituição da Política Nacional do Meio Ambiente e da promulgação da Constituição Federal de 1.988.

Com isso, a preocupação com a proteção do meio ambiente, resultou na edição da lei 6.938/81, que instituiu a Política e o Sistema Nacionais do Meio Ambiente. enquanto a Constituição Federal, conhecida por Constituição Cidadã, por sua vez, consolidou o direito social a um meio ambiente saudável, e passou a inserir na sociedade a consciência de proteção ambiental, tornando O Meio Ambiente um direito geral e fundamental e um dever conjunto, entre sociedade e estado, de proteção, de forma a garantir que as gerações futuras possam ter acesso aos recursos naturais.

Para Phillip (2014, p. 672): “A educação ambiental é exemplo do que é realizado para incorporar valores relacionados às mudanças no desenvolvimento socioambiental, dando à sociedade oportunidade e informação para tomar decisões com responsabilidade, pautadas na ideia de território solidário”.

Para compreender melhor a sistemática da educação ambiental e suas vertentes pedagógicas, se faz necessário saber as principais correntes de pensamentos que contribuíram para consolidação desse processo pedagógico voltado a conservação do meio ambiente.

Primordialmente tem-se a corrente naturalista, que em sua essência, valoriza o contato direto com a natureza, para fortalecer os laços afetivos entre esta e o ser humano a partir de experiências intensas elevada a nível espiritual.

Já a corrente conservacionista prega o equilíbrio no uso dos recursos naturais em quantidade e qualidade no manejo. Há uma preocupação com a gestão ambiental. Aqui a educação é voltada para a conservação do meio ambiente. Surgiu em meio a segunda guerra mundial, onde a escassez assolava os países envolvidos no conflito, a economia, a reutilização e a reciclagem dos recursos, tanto por parte dos soldados como da própria população atingida pelas consequências da luta bélica, foram as bases do pensamento conservador que deu origem a esta corrente.

A corrente resolutiva, considera o Meio Ambiente como um conjunto de problemáticas que só é possível de se resolver através da informação e da capacitação das pessoas em solucionar esses problemas. Aqui adotou-se “um modelo pedagógico centrado no desenvolvimento sequencial de habilidades de resolução de problemas (SATTO, 2011, p. 21). Assim os educadores que utilizam esse pensamento, se concentram no problema e envidam esforços nas soluções.

Pela corrente sistêmica, a educação ambiental é voltada para a análise estrutural do Meio Ambiente e seus componentes, bem como a relação dos elementos biofísicos e sociais, que permite uma visão conjunta da realidade ambiental e assim identificar os seus problemas e escolher soluções.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

O processo de educação ambiental que partiu da análise das relações de causa e efeitos através de experimentos e observações dos resultados por eles obtidos, com o fim de obter a solução para os problemas ambientais, deu origem à corrente científica, que a seu turno, está intimamente ligada às ciências do Meio Ambiente.

A corrente humanista enfatiza a dimensão humana do meio ambiente, e este último constituindo o meio de vida do Homem, considerando as dimensões históricas, sociais, culturais, políticas e econômicas. A educação ambiental por esta corrente se efetiva por meio das ciências humanas a partir de uma visão humanista de meio ambiente enquanto meio de sobrevivência do ser humano.

Por fim, entre as correntes clássicas, existe a corrente ética ou moral em que os educadores desta corrente se baseiam no fundamento de que as relações do Homem com o meio ambiente devem ser pautadas por um conjunto de valores individuais e coletivos, prescrevendo um código de comportamentos socialmente desejáveis no manejo dos recursos naturais.

Não obstante os modelos pedagógicos de educação ambiental clássicos, desenvolvidos no decorrer do século XX, atualmente, destacam-se também algumas correntes mais recentes, são elas: holística, biorregionalista, práxica, crítica, feminista, etnográfica da ecoeducação, da sustentabilidade.

Ademais, independente de qual corrente adotada, a educação ambiental será sempre um sistema mais eficaz a médio e longo prazo para se construir uma sociedade mais sustentável, haja vista que tem seu foco na construção de uma consciência ambiental solida, determinando valores e modo de agir que garantam que as relações homem-natureza se perpetuaram equilibradas no decorrer do tempo, fazendo com que as futuras gerações tenham acesso aos recursos naturais de hoje.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com isso, buscou o presente trabalho expor as principais formas de Educação ambiental e sua importância na formação de uma consciência coletiva voltada a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. O trabalho se mostra relevante à medida que o tema abordado é de interesse de todos, visto que um meio de direcionar condutas individuais e coletivas e a inserção de uma consciência capaz de equilibrar o agir do Homem, o desenvolvimento e a sustentabilidade. E que a Educação Ambiental ensina a forma correta de aplicação dos recursos naturais, a reutilização, reciclagem dos resíduos produzidos pela atividade humana.

MÉTODOS E METODOLOGIA

Nesse trabalho, utilizou-se a metodologia explicativa, pois busca trazer esclarecimentos para uma maior familiaridade com o tema, haja vista ser uma discussão relativamente recente. Consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental. Foi utilizado como instrumento de pesquisa livros de doutrina online e artigos científicos retirados da internet e por isso se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica. Por não se buscar estabelecer relações de causalidade entre variáveis, coletar dados ou realizar levantamos é uma pesquisa qualitativa. É descritiva à medida que busca proporcionar uma visão sobre o fenômeno da educação ambiental, que já é uma realidade.


REFERÊNCIAS

IBRAHIN, Francini Dias. Educação Ambiental: Estudo dos Problemas, Ações e Instrumentos para o Desenvolvimento da Sociedade. Érica, 06/2014. [Minha Biblioteca].

JR., PHILIPPI, Arlindo, PELICIONI, Maria Cecília (eds.). Educação Ambiental e Sustentabilidade, 2nd edição. Manole, 01/2014. [Minha Biblioteca].

RGIOTA, Marcos. O que é educação ambiental, Coleção: os primeiros 292 passos. Brasiliense, São Paulo, 2008.

RUSCHEINSKY, Aloísio organizador. Educação Ambiental: Abordagens Múltiplas, 2ª edição - Revisada e Ampliada. Penso, 01/2012. [Minha Biblioteca].

SATO, Michèle, CARVALHO, Isabel. Educação Ambiental: Pesquisa e Desafios. ArtMed, 04/2011. [Minha Biblioteca].

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos