Capa da publicação Função social da farmácia como estabelecimento de saúde
Artigo Destaque dos editores

Função social da farmácia como estabelecimento de saúde

Exibindo página 5 de 6
02/11/2023 às 11:28
Leia nesta página:

CONCLUSÃO

Os estabelecimentos farmacêuticos exercem relevante papel junto à sociedade, carregando ao longo dos anos uma elevada responsabilidade no ramo da saúde em razão da capilaridade de sua distribuição geográfica, e o farmacêutico, pela sua competência e disponibilidade.

Por vezes representam a primeira e única possibilidade de acesso das pessoas ao cuidado em saúde, especialmente para as famílias com piores condições socioeconômicas.

O estabelecimento de saúde, embora possua aspecto comercial, diferencia-se da maioria dos outros comércios pela peculiaridade de ter como mercadoria um insumo à saúde, qual seja: o medicamento.

A responsabilidade do profissional farmacêutico na orientação ao paciente, esclarecendo os riscos do uso de medicamento de maneira desnecessária ou exagerada, respeitando o direito do usuário de conhecer o medicamento que lhe é dispensado e de decidir sobre sua saúde e seu bem-estar, é imprescindível à saúde da população.

Sua atuação constitui condição primordial à proteção e à recuperação da saúde individual e coletiva. Nesse contexto, o farmacêutico contemporâneo atua no cuidado direto ao paciente, promove o uso racional de medicamentos e de outras tecnologias em saúde, redefinindo sua prática a partir das necessidades do paciente, da família, dos cuidadores e da sociedade.

Ressalte-se, ainda, que a Lei nº 5.991/73, em seu artigo 41, determina ao responsável técnico pelo estabelecimento farmacêutico solicitar confirmação expressa ao profissional que prescreveu dosagem de medicamento que porventura ultrapasse os limites farmacológicos ou apresente incompatibilidades e, desse modo, vem demonstrar claramente ser do profissional farmacêutico a responsabilidade final dos riscos decorrentes da dispensação inadequada de medicamentos.

Depreende-se, assim, que a legislação sanitária sobre o medicamento inclui todas as etapas; abrange desde a pesquisa clínica até o consumo, passando pela produção, distribuição, prescrição e dispensação. Uma falha em algum dos pontos dessa cadeia poder influenciar negativamente a saúde das pessoas.

Nesse diapasão, a farmácia não pode ser considerada como uma “loja”, um estabelecimento que não considera a natureza especial do seu produto – o medicamento – e, em consequência, não pode realizar um serviço de qualidade não condizente com a defesa da saúde dos indivíduos e da sociedade.

Cabe ao estabelecimento preconizar uma racionalidade da ciência e do compromisso social que sua atividade envolve, a exemplo do que ocorre nos países desenvolvidos.

Assinale-se, por oportuno, que, considerando as distintas realidades e as demandas singulares da população, a sociedade clama por mais cuidado e atenção às suas necessidades de saúde.

Atender a esse chamado é um grande desafio, mas também uma oportunidade ímpar para que o farmacêutico assuma de vez um papel relevante como protagonista das ações em prol da saúde da população brasileira.

Sendo assim, a partir da recente regulamentação da prescrição farmacêutica, farmacêutico pode se ver amparado para cumprir sua missão perante a sociedade, qual seja: a de proporcionar aos pacientes o máximo de benefício possível dos medicamentos que utilizam e o acesso a um serviço qualificado.

Desse modo, mais uma vez a presença e a responsabilidade técnica do farmacêutico, bem como o conceito de estabelecimento de saúde às farmácias tiveram e se mantêm em destaque no país.

Um ponto preocupante diagnosticado com a pesquisa é o fato de a propaganda e marketing das grandes empresas farmacêuticas sobre os prescritores, tornando a utilização excessiva do medicamento uma prática comum, gerando problemas, ao invés de combatê-los.

Os grandes laboratórios se utilizam de seu poder econômico para expandir seu negócio muitas das vezes sem ter como referência princípios éticos, mas tão-somente visando o melhor custo-benefício para auferir lucros exponenciais.

Esta questão é ainda agravada pela prática da “empurroterapia”, ou seja, a indução ao cliente para comprar e consumir medicamentos desnecessariamente, trazendo vantagens materiais aos dispensadores, na medida em que intensifica a prática inadequada da utilização de remédios.

Reconhece-se que o uso irracional de medicamentos ocorre por excesso, por falta, por uso desnecessário ou impróprio. Vários fatores contribuem para este problema, entre eles a falta de informações claras e objetivas sobre os medicamentos para os que prescrevem e para os que consomem.

Isto influencia a escolha dos medicamentos e encoraja as pessoas a usarem medicamentos inadequadamente em situações que talvez nem fossem necessários.

Sabe-se que os custos do uso irracional de medicamentos e dos erros de medicação são imensos para a sociedade. A má utilização de medicamentos é uma questão discutida há algumas décadas pela OMS, que desde a vigésima oitava Assembleia Mundial de Saúde, em 1975, está convencida da necessidade do desenvolvimento de políticas de medicamentos que ligassem a pesquisa de fármacos, produção e distribuição às reais necessidade de saúde.

Dessa forma, a elaboração de políticas de medicamentos constitui estratégia fundamental para garantir acesso da população aos medicamentos essenciais e promover o uso racional.

A Política Nacional de Medicamentos (PNM), fruto de uma longa discussão que se iniciou em 1986, na 8ª Conferência Nacional de Saúde, veio como uma proposta para reorganizar a assistência farmacêutica e adequá-la às diretrizes do Sistema Único de Saúde.

Desde então, no Brasil, desenvolvem-se programas de assistência farmacêutica dentro de uma nova concepção de saúde, sendo esta mais um elemento importante da reforma sanitária no país.

A assistência farmacêutica, dentro desse contexto, é um dos setores fundamentais e de crescente importância, tendo o medicamento como insumo essencial e requer farmacêuticos preparados para sua gestão.

Contudo, atualmente muitos municípios ainda não possuem farmacêutico no gerenciamento da assistência farmacêutica.

É cada vez mais evidente que a formação crítica de dispensadores, prescritores, gestores e a do público em geral é elemento importante na implantação de políticas que visam melhorar a utilização de medicamentos.

Cabe acrescentar que, complementarmente ao trabalho do farmacêutico, está a comprovação do impacto na redução de custos, devida à sua atuação no planejamento e na avaliação de compra e utilização dos medicamentos, refletindo, inclusive, na redução nas internações hospitalares.

Estas, na maioria dos casos, poderiam ser evitadas, por meio de ações de promoção do uso correto e racional de medicamentos e atividades clínicas do farmacêutico atuando junto a equipes de saúde e aos pacientes.

Estima-se que mais de 50% de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos inapropriadamente e que metade dos pacientes não tomam seus medicamentos corretamente.

Esbarra-se, uma vez mais, na importância do profissional farmacêutico para minimizar a automedicação, dada a sua formação técnica para desempenhar suas atividades com segurança e observância a princípios éticos.

O Brasil possui leis suficientes para garantir o funcionamento adequado do estabelecimento farmacêutico e do profissional respectivo. O problema não é a falta de lei, mas a negligência de sua aplicação.

O desafio encontra-se em dar real efetividade à legislação que regula o ramo farmacêutico e medicamentoso, sendo que seu cumprimento e dever de todos.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BERMUDEZ, Jorge (Org). Acesso a medicamentos: derecho fundamental, papel del Estado. Rio de Janeiro: ENESP, 2004.

BONFIM, José Ruben de Alcântara. “Produtos farmacêuticos e inação governamental no Brasil”. In: BERMUDEZ, Jorge Antônio Zapeda; BONFIM, José Ruben de Alcântara. Medicamentos e a reforma do setor de saúde no Brasil. São Paulo: Hucitec-Sobravime,1999.

CASTRO, Sérgio Duarte. Sistemas produtivos locais no Estado de Goiás. O caso da indústria farmacêutica do eixo Goiânia-Anápolis. Relatório final – Convênio IPEA/ANPEC – nº 004/2000. Mimeo. Goiânia, 2001.

COELHO, Fábio Ulhoa, O empresário e os direitos do consumidor. São Paulo: Saraiva, 1994.

COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de Direito Comercial, volume 1, 9ª ed. rev. e atual. – São Paulo: Saraiva, 2005.

COELHO, Clair Castilhos. “Contribuição para uma política nacional de medicamentos. Dissertação de Mestrado”. Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 1982.

CORDEIRO, Hésio. A indústria da saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1980.

DALLARI, Sueli Gandolfi; NUNES JÚNIOR, Vidal Serrano. Direito Sanitário. São Paulo: Editora Verbatim, 2010

DI PIETRO, Maria Sylvia. Direito Administrativo, 19ª.ed. São Paulo, p.423

Fascículo I: Farmácia não é um simples comércio - sua vida não tem preço, do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, 1ª edição. 2010.

Fascículo III: Serviços Farmacêuticos, do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, 3ª edição. 2010.

FIORI, José Luís. Os moedeiros falsos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

FRENKEL, Jacob. “O mercado farmacêutico brasileiro: sua evolução recente, mercados e preços”. In: NEGRI, Barjas; GIOVANNI, Geraldo. Brasil: radiografia da saúde. Campinas, SP: UNICAMP, 2001.

FRENKEL, Jacob; REIS, José Albert\o; ARAÚJO JUNIOR, José Tavares; NAIDIN, Leane Cornet. Tecnologia e competição na indústria farmacêutica brasileira. Rio de Janeiro: FINEP, 1978.

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Representação de interesses privados e formulação de políticas: o caso da indústria farmacêutica. Relatório Final. Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, fev. 1991.

HENRIQUES, Fátima Vieira. Direito Prestacional à Saúde e Atuação Jurisdicional. In SOUZA NETO, Cláudio Pereira de; SARMENTO, Daniel. Direitos Sociais: Fundamentos, Judicialização e Direitos Sociais em Espécie, Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.

MARX, Karl. O capital. Crítica da economia política. Col. Os Economistas. Vol. 2. São Paulo: Nova Cultura, 1988.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 30ª ed. São Paulo: Malheiros, 2005, pág. 338 e 339

Moraes, Alexandre de. Direito Constitucional. 17ª ed. São Paulo: Atlas, 2005.

MOURA, Alkimar R. “Rumo à entropia: a política econômica, de Geisel a Collor”. In: LAMOUNIER, Bolívar (Org). De Geisel a Collor: o balanço da transição. São Paulo: Sumaré, 1990.

PÊGO, Raquel Abrantes. “A indústria farmacêutica no Brasil”. In: Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas. Saúde e trabalho no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1982.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

PERTENCE, J.P.S., Parecer do (à época) Procurador-Geral da República na Representação n.º 1.507-6/DF-STF.

PITA, João Rui. História da farmácia. Coimbra: Minerva, 2000.

QUEIROZ, Sérgio; GONZÁLES, Aléxis J. Velazques. “Mudanças recentes na estrutura produtiva da indústria farmacêutica”. In: NEGRI, Barjas; GIOVANNI, Geraldo. Brasil: radiografia da saúde. Campinas, SP: UNICAMP, 2001.

Relatório Final da 1ª Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica, publicado em 2005.

Relatório Final da CPI dos Medicamentos. Relator: Deputado Ney Lopes. Brasília, 30 de maio 2000.

Revista Indústria Brasileira, 2004, p. [28].

Revista Retratos do Brasil. Vol. 2. São Paulo: Política editora de livros, jornais e revistas, 1984.

ROMANO, Ricardo; BERNARDO, Pedro José Baptista. “Padrões de regulação de preços do mercado de medicamentos: experiência brasileira dos anos 90 e novos arranjos institucionais”. In: NEGRI, Barjas; GIOVANNI, Geraldo. Brasil: radiografia da saúde. Campinas, SP: UNICAMP, 2001.

ROZENFELD, S., 1989. O uso de medicamentos no Brasil. In: Epidemiologia do Medicamento (J. R. Laporte, G.Tognoni & S. Rozenfeld, orgs.), pp. 21-42, Rio de Janeiro: Abrasco/Hucitec

SANTOS, Maria Ruth dos. Do boticário ao bioquímico: as transformações ocorridas com a profissão farmacêutica no Brasil. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1993.

SARAIVA, Paulo Lopo. Garantia Constitucional dos Direitos Sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1983.

SARLET, Ingo Wolfgang. Os Direitos Fundamentais, sua dimensão organizatória e procedimental e o direito à saúde: algumas aproximações. Revista de Processo. Ano 34, vol. 175, setembro, 2009.

SARTI, Fernando; LAPLANE, Mariano F. “O investimento direto estrangeiro e a internacionalização da economia brasileira nos anos 1990”. Economia e Sociedade. Campinas, vol. 11, nº 1 (18), jan./jun., 2002, p. 63-[94].

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo, 9ª ed. São Paulo: Malheiros, 1993.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo, 17ª ed. São Paulo: Melhoramentos, 2000.

SINGER, Paul. “Interpretação do Brasil: uma experiência histórica de desenvolvimento”. In: História Geral da Civilização Brasileira. Tomo III. 4 volume. São Paulo: DIFEL, 1986.

Sites consultados

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Msg/VEP-287.htm

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

https://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=20850

https://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_arvore_tramitacoes;jsessionid=EBD4B0C4722D1EC9A90F5AF44A0D7D5D.node2?idProposicao=20850

https://imagem.camara.gov.br/Imagem/d/pdf/DCD19ABR2000.pdf#page=584

https://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=20850

www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2013/09/1345443-farmaceutico-podera-prescrever-remedios-vendidos-sem-receita.shtml

https://www.youtube.com/watch?v=PizTEJW7NKE

https://www.crf-ro.org.br/images/documentos/formularios/2013/relatorio_fiscalizacao_2012.pdf

https://portal.crfsp.org.br/farmacia-estabelecimento-de-saude.html

https://portal.crfsp.org.br/selos/2689.html

https://www.anvisa.gov.br/

https://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/4f6b6a80474575cf83b9d73fbc4c6735/180809_rdc_44.pdf?MOD=AJPERES

https://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/4f6b6a80474575cf83b9d73fbc4c6735/180809_rdc_44.pdf?MOD=AJPERES

https://www.anvisa.gov.br/medicamentos/conceito.htm#1.4

https://www.valor.com.br/empresas/3068474/anvisa-autoriza-farmacias-atuar-como-lojas-de-conveniencia

https://www.gazetadigital.com.br/conteudo/show/secao/2/materia/102204. Acessado em: 27/12/2006

https://www.endocrino.org.br/os-perigos-da-automedicacao/

https://www.crf-ro.org.br/images/documentos/formularios/2013/relatorio_fiscalizacao_2012.pdf

https://portal.crfsp.org.br/farmacia-estabelecimento-de-saude.html

https://portal.crfsp.org.br/selos/2689.html

https://www.uninove.br/PDFs/Publicacoes/conscientiae_saude/csaude_v3/cnsv3_eticafarmaceutica.pdf

https://progenéricos.org.br

https://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/68/003a004_opiniAo.pdf

https://www.anfarmag.com.br/ler-noticia/dia-do-farmaceutico.

https://www.crf-ro.org.br/noticias/583-remedios-serao-rastreados-no-brasil-dentro-de-tres-anos

https://portal.crfsp.org.br/noticias/4345-projeto-de-lei-438594.html

https://www.fenafar.org.br/

https://www.caixa.gov.br/pj/pj_social/mp/farmacia_popular/index.asp

https://www.crf-mt.org.br/arqs/materia/1362_a.pdf

https://dtr2001.saude.gov.br/sas/PORTARIAS/Port99/GM/GM-0176.html

https://www.adeccon.org.br/?area=info_noticia_exb&id_noticia=337

https://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?incidente=4401887

https://portal.softpharma.com.br/News/ViewItem/classe-c-e-d-alavancam-vendas-de-nao-medicamentos-nas-farmacias

https://www.endocrino.org.br/os-perigos-da-automedicacao/

https://www.fiocruz.br/sinitox_novo/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=5

https://www.anfarmag.org.br/ler-noticia/dia-do-farmaceutico

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Lucas Calvi Akl

Advogado, com atuação especializada em concurso público e processo disciplinar.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

AKL, Lucas Calvi. Função social da farmácia como estabelecimento de saúde. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 28, n. 7428, 2 nov. 2023. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/70385. Acesso em: 18 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos