ANEXOS
Anexo 01.
Ofício solicitando permissão e acesso a Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Núñez.
Bom Jesus (PI), 06 de agosto de 2007.
Ao Ilmo. Sr.
Bel. RAIMUNDO CARLOS NOGUEIRA ALMEIDA
MD. Gerente da Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Núñez
Br – 135, Km 3,7, Localidade Vila Estela
Bom Jesus – Piauí.
Assunto: Solicitação de permissão para acesso a Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Núñez.
Senhor Gerente,
Ao cumprimentá-lo respeitosamente venho através do presente expediente expor e ao final solicitar:
Senhor Gerente por estar cursando mestrado na Universidad Autónoma de Asunción no Paraguai e por necessitar um Plano de Avaliação da Escola da Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Núñez, Localizada na BR – 135, Km 3,7, Localidade Vila Estela, cidade de Bom Jesus, Estado do Piauí, Brasil”.
Necessito de Vossa autorização e permissão para poder ter acesso aos arquivos, formulários do INFOPEN, questionários com os detentos, professores, agentes penitenciários, militares, funcionários e coordenadores da administração em geral desta Unidade Prisional, bem como solicitar de V. Sa. que responda a questionário.
Esclareço que a presente pesquisa é de caráter científico e preservará a integridade dos detentos dentro das normas de segurança e do Regimento Interno desta Unidade Prisional.
Certo de que serei atendido, desde já agradeço a boa vontade de todos.
Atenciosamente,
Benigno Núñez Novo
- Requerente –
Recebi em ____ / ____ /_____
_______________________
Assinatura
Anexo 02.
Questionário apresentado e dirigido ao Gerente da Unidade Prisional de Bom Jesus, Estado do Piauí, Brasil.
Questionário apresentado e dirigido ao Gerente da Unidade Prisional de Bom Jesus, Estado do Piauí, Brasil, a quem desde já agradecemos pelas respostas e pronto atendimento nas solicitações para a realização da presente avaliação institucional da Escola da Penitenciária:
Gerente da Unidade Prisional: Bel. RAIMUNDO CARLOS NOGUEIRA ALMEIDA
Data da aplicação do questionário: 08/10/2007
1) De quem partiu a iniciativa da implementação do projeto de educação do preso nesta Instituição?
2) A sociedade participa da reeducação do preso?
3) Os detentos são classificados segundo seus antecedentes para que possam freqüentar a Escola da Penitenciária?
Sim( ) Não( )
4) Quantidade de detentos que freqüentam o módulo de ensino:
5) Grau de escolaridade:
Ensino Fundamental incompleto:
Ensino Fundamental completo:
Ensino Médio incompleto:
Ensino Médio completo:
Curso superior em andamento:
Curso superior completo:
6) O ensino ministrado na Escola da Penitenciária Regional de Bom Jesus é de boa qualidade com relação as demais escolas da rede estadual de ensino e demais penitenciárias?
Sim( ) Não( )
7) O processo ensino-aprendizagem é voltado para a realidade do detento?
Sim( ) Não( )
8) O que pode ser feito de concreto para melhorar o processo ensino-aprendizagem?
9) A carga horária é suficiente para que sejam ministrados todos os conteúdos durante o ano?
Sim( ) Não( )
10) A escola tem contribuído como um dos instrumentos de recuperação dos detentos?
Sim( ) Não( )
11) Os detentos que freqüentam a escola da Penitenciária tem melhor comportamento carcerário do que os que não freqüentam?
Sim( ) Não( )
12) O que pode ser melhorando ou modificado para que o processo ensino-aprendizagem e a carga horária atendam seus objetivos?
13) O que pode ser feito para aumentar o número de vagas para os detentos na Escola da Penitenciária?
Anexo 03.
Questionário apresentado e dirigido aos detentos (reeducandos) que freqüentam a Escola da Penitenciária Regional de Bom Jesus, Estado do Piauí, Brasil.
Questionário apresentado e dirigido aos detentos (reeducandos) que freqüentam a Escola da Penitenciária Regional de Bom Jesus, Estado do Piauí, Brasil, a quem agradecemos pela disposição de responder os questionamentos e o tratamento cordial:
Data da aplicação do questionário: 08/10/2007
1) Nome:
2) Idade:
3) Grau de escolaridade:
4) Delito cometido:
5) Há quanto tempo está preso?
6) Qual a pena a ser cumprida?
7) Quais são as suas esperanças depois de concedida a liberdade?
8) O ensino ministrado na Escola da Penitenciária Regional de Bom Jesus é de boa qualidade com relação as demais escolas?
Sim( ) Não( )
9) O processo ensino-aprendizagem é voltado para a realidade do detento?
Sim( ) Não( )
10) O que pode ser feito de concreto para melhorar o processo ensino-aprendizagem?
11) A carga horária é suficiente para que sejam ministrados todos os conteúdos durante o ano?
Sim( ) Não( )
12) O que pode ser melhorando ou modificado para que o processo ensino-aprendizagem e a carga horária atendam seus objetivos?
13) O que pode ser feito para aumentar o número de vagas para os detentos na Escola da Penitenciária?
Anexo 04.
Questionário apresentado e dirigido aos professores que ministram aulas na Escola da Penitenciária Regional de Bom Jesus, Estado do Piauí, Brasil, a quem desde já agradecemos por atender a solicitação e o empenho em discutir e responder os questionamentos:
Data da aplicação do questionário: 08/10/2007
Professores:
1) O ensino ministrado na Escola da Penitenciária Regional de Bom Jesus é de boa qualidade com relação as demais escolas da rede estadual de ensino da cidade de Bom Jesus e escolas das demais penitenciárias?
Sim( ) Não( )
2) O processo ensino-aprendizagem da escola é voltado para a realidade do detento?
Sim( ) Não( )
3) O que pode ser feito de concreto para melhorar o processo ensino-aprendizagem?
R –
4) A carga horária é suficiente para que sejam ministrados todos os conteúdos durante o ano?
Sim( ) Não( )
5) A escola tem contribuído como um dos instrumentos de recuperação dos detentos?
Sim( ) Não( )
6) O sistema oferece ao professor condições de trabalho voltado para a realidade do detento?
Sim( ) Não( )
7) O que poderia ser modificado no Sistema Penitenciário na área de ensino e
aprendizagem, para melhor aproveitamento do detento?
R – .
8) O material disponível é suficiente para o desenvolvimento das atividades de
ensino?
Sim( ) Não( )
9) Em caso negativo o que é necessário?
R –
10) O número de horas-aula é suficiente para a aprendizagem do detento?
Sim( ) Não( )
11) O que pode ser melhorando ou modificado para que o processo ensino-aprendizagem e a carga horária atendam seus objetivos?
R –
12) O que pode ser feito para aumentar o número de vagas para os detentos na Escola da Penitenciária?
R –
Anexo 05.
Fotografias
Figura 3 - ENTRADA DA PENITENCIÁRIA REGIONAL DE BOM JESUS, PIAUÍ, BRASIL.
Figura 4 - VISÃO DA ENTRADA DA ESCOLA DA PENITENCIÁRIA
Figura 5 - JARDIM DA ESCOLA UM DOS TRABALHOS DOS REEDUCANDOS DA ESCOLA
Figura 6 - REEDUCANDOS EM SALA DE AULA
Figura 7 - PROFESSORA MINISTRANDO AULA DE GEOGRAFIA
Figura 8 - PROFESSORA MINISTRANDO AULA DE PORTUGUÊS
Figura 9 - REEDUCANDOS CORRIGINDO TAREFAS EM SALA DE AULA
Figura 10 - ARTESANATO PRODUZIDO POR DETENTO QUE FREQUENTA
A ESCOLA DA PENITENCIÁRIA
Figura 11 - JARDINS DO PRÉDIO DA ADMINISTRAÇÃO DA PENITENCIÁRIA CONSTRUÍDOS PELOS REEDUCANDOS
Figura 12 - PLANTAÇÕES REALIZADAS PELOS REEDUCANDOS
Figura 13 - VISÃO DE CIMA DOS PAVILHÕES DA PENITENCIÁRIA REGIONAL DE BOM JESUS