A adoção no direito de família brasileiro

29/07/2020 às 20:17
Leia nesta página:

Por se tratar de tema que provoca extrema comoção social, a adoção é procedimento que tem ganhado visibilidade e notoriedade, bem como novas ferramentas e modos de interpretação.

INTRODUÇÃO

A adoção tem sido um dos temas mais discutidos atualmente no que tange às nuances do Direito de Família. Por se tratar de um assunto que provoca extrema comoção social e possuir várias ramificações, o procedimento tem ganhado, cada dia, mais visibilidade e notoriedade, conjuntamente às novas ferramentas e modos de interpretações, visando sempre à atualização do tema e ao bem-estar dos adotados.

O ato de adotar se encontra inserido na sociedade desde os primórdios da civilização. É possível reconhecê-lo inclusive no mundo animal. Ele surgiu da necessidade de dar continuidade à família, no caso de pessoas sem filhos. Todavia, com o desenvolvimento e a evolução do homem, pessoas sem filhos deixaram de ser os únicos interessados em adotar. E o instituto passou a ganhar maiores proporções.

Foi a partir do advento da Constituição Cidadã de 1988, que a adoção foi de fato reconhecida como um ato complexo, o qual deveria ser totalmente regulamentado e acompanhado, por tratar de vidas vulneráveis. Para o Direito de Família Brasileiro, como define o doutrinador Carlos Roberto Gonçalves, o ato de adotar caracteriza-se como ato jurídico formal, no qual, uma pessoa recebe outra no seio familiar, como se filho fosse.

Faz-se importante destacar que a qualidade de filho imposta ao adotado possui o mesmo nível de legitimidade daquela decorrente dos filhos naturais. Para que a adoção possa ocorrer, é necessário que os interessados cumpram uma série de requisitos previstos em lei para concretizar o ato.

Por se tratar de um tema que envolve diretamente a vida e os direitos de crianças e adolescentes, todo o procedimento deve, obrigatoriamente, ser acompanhado de profissionais capazes de verificar as condições e resguardar o melhor interesse da criança ou adolescente, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Passaremos, então, para análise dos requisitos e procedimentos para realização da adoção.

  1. DOS REQUISITOS, PROCEDIMENTOS E EFEITOS DA ADOÇÃO

Hoje, no Brasil, existe a Lei Nacional da Adoção (Lei n° 12.010 de 03/08/2009), que regulamenta, conjuntamente com alguns artigos do Novo Código de Processo Civil e do Estatuto da Criança e do Adolescente, os regramentos para a realização do procedimento.

Com o advento da referida legislação, buscou-se dar maior celeridade ao processo e tentar uma pequena desburocratização, já que, por muito tempo, o procedimento de adoção foi extremamente moroso, gerando frustações nas famílias interessadas e nas crianças abordadas.

Com isso, criou-se um cadastro nacional para facilitar o encontro entre interessados em realizar a adoção e crianças e adolescentes disponíveis, visando a amenizar o desgaste gerado pela complexidade do procedimento. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, os requisitos para a adoção são os seguintes:

  1. O Adotante deve ser maior de idade, ou seja, possuir no mínimo 18 anos de idade, independentemente do estado civil (art. 42, caput, ECA);
  2. Diferença de 16 anos entre o adotante e o adotado (art. 42, §3°, ECA);
  3. Consentimento dos pais ou dos representantes legais de quem se deseja adotar (art. 45, ECA);
  4. Concordância do adotando, se possuir mais de 12 anos de idade;
  5. Processo judicial;
  6. Efetivo benefício para o adotando (art. 43, ECA).

Faz-se importante destacar que, os ascendentes ou descendentes, quando figurarem no papel de adotante, ficam vedados de adotar, haja vista que, pela lei, avós e irmãos caracterizam-se como sucessores naturais da guarda de crianças com pais falecidos, ausentes ou destituídos do poder familiar.

A respeito do requisito previsto no art. 45, a legislação determina que, em caso de pais desconhecidos ou destituídos do poder familiar, o consentimento será dispensado. Nada mais acertado, uma vez que o bem estar da criança e do adolescente deverá prevalecer sob qualquer aspecto.

Além dos requisitos elencados acima, a legislação brasileira elucida se fazer necessário mais um: o estágio de convivência, sob o fundamento de que este período de tempo se faz pertinente para comprovar a compatibilidade entre as partes e a probabilidade de sucesso na adoção, já que é um ato voluntário e personalíssimo.

O período mínimo do estágio de convivência para crianças/adolescentes é de 30 dias, e poderá ser dispensado apenas se o adotando já estiver sob a tutela ou guarda legal do adotante durante tempo suficiente para que seja possível avaliar a conveniência da constituição do vínculo.

A adoção também pode acontecer por estrangeiros. Entretanto, observando-se a outra legislação, optou-se por ter como base um procedimento extremamente mais complexo, tendo em vista a possibilidade de ser utilizada para disfarçar o crime de tráfico de menores, e não haver mecanismos eficazes para realizar o acompanhamento dos menores que passam a residir no exterior.

Para ser um adotante, o estado civil, o sexo, e a nacionalidade não interferem na capacidade ativa, porém, é necessário que o interessado demonstre possuir condições morais e materiais de desempenhar a função de genitor(a) de uma criança/adolescente vulnerável, ao qual lhe será entregue seu futuro, devendo prover com carinho e afeto todas as suas necessidades.

Desde 2010, por meio de uma decisão do Supremo Tribunal Federal, o direito de família brasileiro consagrou uma importante conquista no que tange às adoções, passando a permitir, de forma específica, a adoção de crianças/adolescentes por indivíduos homossexuais ou casais homoafetivos. Esta mudança foi um marco na sociedade.

É uma vitória das minorias, as quais já sofrem extremo preconceito, e agora possuem a oportunidade de discutir juridicamente a possibilidade de proporcionar um lar cheio de carinho e amor à uma criança vulnerável.

Neste sentido, já manifestou também o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro:

“A afirmação de homossexualidade do adotante, preferência individual constitucionalmente garantida, não pode servir de empecilho a adoção de menor, se não demonstrada ou provada qualquer manifestação ofensiva ao decoro e capaz de deformar o caráter do adotado, por mestre e cuja atuação é também entregue a formação moral e cultural de muitos outros jovens.” (Ap. 14.332/98, 9ª Cam. Cív., rel. Des. Jorge de Miranda Magalhães, DORJ, 28-4-1999).

 O Superior Tribunal de Justiça, também em 2010, por meio do relator Desembargador Luis Felipe Salomão, destacou que:

“Anote-se, então, ser imprescindível, na adoção, a prevalência dos interesses dos menores sobre quaisquer outros, até porque se discute o próprio direito de filiação, com consequências que se estendem por toda a vida. Decorre daí que, também no campo da adoção na união homoafetiva, a qual, como realidade fenomênica, o Judiciário não pode desprezar, há que se verificar qual a melhor solução a privilegiar a proteção dos direitos da criança.” (STJ, REsp 889.852-RS, 4ª T., rel. Min. Luis Felipe Salomão, j. 27-04-2010).

Ante o exposto, faz-se mister deixar registrado a existência da possibilidade da adoção homoafetiva no direito brasileiro, uma vez que o melhor interesse da criança/adolescente deve prevalecer sob todo e qualquer outro aspecto discutido no processo. Um lar com amor, carinho, respeito e educação pode ser proporcionado por qualquer pessoa com boas intenções, independentemente de sua orientação sexual.

Ressalta-se que, atualmente, os casos reais de adoção homoafetiva relatados pela mídia, em sua extrema maioria, são casos de sucesso, onde as crianças são realmente bem cuidadas, tidas como filhos, e gozam de todos os direitos a elas resguardados pela Constituição Federal.

Além da existência da adoção dos menores de idade, os maiores de idade também podem ser adotados, desde que respeitada a diferença mínima de idade entre adotante e adotado, ou seja, 16 anos.

Todas as adoções, atualmente, estão sujeitas a decisão judicial, diferentemente do que ocorria durante a vigência do Código Civil de 1916, onde era possível realizar a adoção plena por meio de escritura pública.

Essa alteração decorreu do advento da Constituição de 1988, pois em seu artigo 227, §5°, ela prevê que todas as adoções serão sempre assistidas pelo Poder Público, devido ao caráter vulnerável de uma das partes.

O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê procedimento próprio para as adoções dos menores de 18 anos, as quais devem ocorrer sob o crivo do Juiz da Infância e da Juventude.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Outro ponto muito importante a respeito do tema, é a necessidade de manter unidos os irmãos sujeitos à adoção, conforme art. 28, §4º, da Lei Nacional da Adoção.

De acordo com o referido diploma legal, os irmãos apenas podem ser separados em casos de comprovado risco de abuso ou outra situação que justifique plenamente a excepcionalidade, buscando sempre manter os vínculos fraternais entre eles.

Ademais, não existe limite de adoções a serem realizadas por uma única pessoa ou casal. A lei não estipula limitações, nem vedações à realização de uma nova adoção quando já se é adotante, e nem exige qualquer justificativa.

Por se tratar de ato voluntário, personalíssimo, é de foro íntimo dos interessados os motivos pelos quais decidiram adotar. Deve a legislação e o poder público apenas conduzirem o procedimento e resguardar os direitos da criança/adolescente, verificando a sua inserção em uma família com condições de prover sua subsistência afetuosa, moral e material.

Com a finalização do procedimento de adoção, geram-se efeitos de ordem pessoal e patrimonial. De ordem pessoal, são eles: parentesco, poder familiar, e nome. De ordem patrimonial, são os alimentos e o direito sucessório.

 Quanto aos de ordem pessoal, a adoção gera um parentesco entre as partes, chamado de parentesco civil, mas, em linhas gerais, é o mesmo do consanguíneo. Este efeito é responsável por promover a integração completa do adotado na família do adotante. Quanto ao poder familiar, o filho adotado fica sujeito ao poder familiar da mesma forma que os demais, com direitos e deveres que lhe são inerentes. E, por fim, quanto ao nome, o adotado fará jus ao nome do adotante, podendo ainda ser alterado seu prenome, desde que requerido por qualquer das partes e ouvido o adotado.

No que tange aos efeitos de ordem patrimonial, com status de filho, surge o dever de alimentos de forma recíproca, e também, o direito à sucessão, onde o filho adotado concorre em igualdade de condições com os filhos de sangue, em caso de morte do(s) adotante(s).

  1. CONCLUSÃO

Tendo em vista todo o exposto, e com base nos princípios que regem o direito de família, é possível verificar que, ao longo dos anos, inúmeros foram os avanços legislativos e sociais ocorridos no tocante ao tema.

A Adoção sempre foi, e sempre será, um assunto muito polêmico, cheio de detalhes e especulações. Sendo necessário que seja abordado com extrema cautela e probidade, haja vista que, em um dos lados, sempre existirá uma criança, ou um adolescente, que já vai ter passado por situações horríveis no seu seio familiar, o que acaba por deixar feridas e traumas.

Com este procedimento, vidas de milhares de crianças podem ser transformadas: inseridas em uma família, elas terão a oportunidade de viver com dignidade, tendo acesso à educação, à saúde, ao lazer, e ao amor.

Ainda hoje, contudo, é um procedimento complexo, muitas vezes realizado com extrema burocracia, e muito demorado, o que acaba por levar algumas famílias a desistirem no meio do processo.

É importante que o direito não pare de evoluir e que juristas e a sociedade busquem novas formas de dar mais celeridade e efetividade, pois só assim será possível transformar ainda mais vidas e formar melhores cidadãos.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 29/07/2020.

BRASIL. LEI N° 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 29/07/2020.

BRASIL. LEI N° 12.010, DE 03 DE AGOSTO DE 2009. Lei Nacional da Adoção. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12010.htm#:~:text=%C2%A7%201o%20A%20ado%C3%A7%C3%A3o,25%20desta%20Lei.&text=Podem%20adotar%20os%20maiores%20de,anos%2C%20independentemente%20do%20estado%20civil.>. Acesso em: 29/07/2020.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro. 14ª ed. São Paulo: SaraivaJur, 2017.

PAULO, Vicente; ALEXANDRINO, Marcelo. Direito Constitucional Descomplicado. 12ª ed. Rio de Janeiro: Método, 2014.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos