Capa da publicação Os guardiões das constituições lusófonas: análise acerca da defesa da legalidade institucional e da legitimidade democrática
Artigo Destaque dos editores

Os guardiões das constituições lusófonas:

Exibindo página 2 de 5
Leia nesta página:

3 OS GUARDIÕES DE ANGOLA[16]

Na Constituição angolana o seu preâmbulo enuncia que a conquista da cidadania e da independência se insere na longa tradição de luta do povo e de sacrifícios coletivos que corajosamente preservaram essas conquistas e que esse povo anseia estabilidade, dignidade, liberdade, desenvolvimento, modernidade, prosperidade, democracia e que seja socialmente justo, para as presentes e futuras gerações.  Ou seja, o cidadão angolano é o principal interessado pela efetividade social e eficácia normativa de sua Constituição, por isso, é o seu guardião primaz.

Nesse texto constitucional, está disposto que a soberania popular é fundamento do Estado e que a soberania estatal pertence ao povo, que a exerce nos termos da Constituição. O poder político pressupõe a legitimidade popular e que são ilegítimas e criminosas a tomada do poder fora dos limites da legalidade constitucional. Prescreve a Constituição ser ela a lei suprema da República, e que o Estado angolano subordina-se a ela (Constituição) e funda-se na legalidade, devendo respeitar e fazer respeitar as leis. Dispõe que as leis, os tratados e os demais atos do Estado, dos órgãos do poder local e dos entes públicos em geral só são válidos se forem conformes à Constituição, e que se reconhece a validade e a força jurídica do costume que não seja contrário à Constituição nem atente contra a dignidade da pessoa humana.

Se vislumbrarmos os partidos políticos como associações políticas de cidadãos, segundo a Constituição angolana, essas associações devem contribuir para a consolidação da nação e da independência nacional, a salvaguarda da integridade territorial, o reforço da unidade nacional, a defesa da soberania e da democracia, a proteção das liberdades fundamentais e dos direitos da pessoa humana e a defesa da forma republicana de governo e do caráter laico do Estado.  No plano da cidadania, prescreve a Constituição angolana que eles têm deveres para com a família, com a sociedade e com o Estado, e que ninguém será prejudicado ou privilegiado por força de suas características naturais ou condição cultural.

No tocante aos órgãos e poderes do Estado, a Constituição prescreve que o presidente da República, dentre outras atribuições, deve respeitá-la e defendê-la. E pode promover, junto ao Tribunal Constitucional, a fiscalização preventiva e sucessiva de constitucionalidade de atos normativos e tratados internacionais, bem como de omissões inconstitucionais. Como chefe de Estado, o presidente é o comandante das Forças Armadas, e ouvido o Parlamento, pode declarar os estados de guerra ou de sítio ou de emergência. O presidente pode ser destituído por crime de violação da Constituição.

O parlamento angolano, intitulado Assembleia Nacional, está autorizado a mudar (revisar) a Constituição e velar por sua aplicação, bem como pela boa execução das leis. A Constituição, para ser alterada, requer a aprovação de dois terços dos Deputados, e são vedados referendos sobre matéria constitucional. Para a decretação dos estados de exceção constitucional (guerra, sítio e emergência), o Parlamento deve se pronunciar.

Quanto ao Judiciário, está prescrito que no exercício da função jurisdicional os tribunais são independentes e imparciais, estando apenas sujeitos à Constituição e à lei, e que devem garantir e assegurar a observância delas. Há o Tribunal Constitucional cuja principal missão é apreciar a constitucionalidade de quaisquer normas, atos e leis, inclusive preventivamente, segundo as garantias de Constituição e do controle de constitucionalidade. Os magistrados do Tribunal Constitucional, em número de 11, são designados para um mandato de sete anos, não renovável, sendo 4 indicados pelo presidente da República, 4 escolhidos pelo Parlamento, 2 escolhidos pelo Conselho Superior da Magistratura e 1 selecionado por concurso público curricular.

Há no texto constitucional um capítulo específico para disciplinar as garantias da Constituição e o controle de constitucionalidade, mormente a fiscalização de constitucionalidade, cometendo ao Tribunal Constitucional a competência para essa atividade, bem como o rol de legitimados para provocar esse Tribunal, cujas decisões possuem força obrigatória e geral. A Constituição autoriza o Tribunal a manipular os efeitos de suas decisões se houver justos motivos.

Ainda na seara jurídica, tem-se o Ministério Público que dentre suas atribuições compete a defesa da legalidade democrática. Também há a figura do Provedor de Justiça, uma entidade pública independente que tem como objeto a defesa dos direitos, liberdade e garantias dos cidadãos. Também há o reconhecimento da Advocacia e da Defesa Pública, esta para as pessoas carentes de recursos financeiros.

As forças armadas são uma instituição militar, regular e apartidária, incumbida da defesa militar do país, obedientes aos órgãos de soberania competentes, sob a autoridade suprema do presidente da República, nos termos da Constituição, das leis e das convenções internacionais. A defesa da Pátria e dos direitos dos cidadãos, prescreve a Constituição, é direito e dever fundamental de todos os angolanos.  A Constituição disciplina a garantia da ordem e os seus objetivos de segurança e tranquilidade públicas, e a proteção das instituições, dos cidadãos, de seus bens, direitos e liberdades fundamentais contra a criminalidade violenta ou organizada, tendo a Polícia Nacional como a instituição vocacionada para essa missão. Cuide-se que nela há a disciplina para a preservação da segurança do Estado visando a salvaguarda do Estado democrático de direito, mediante as instituições de órgãos de inteligência e de segurança do Estado.

Em suma, esses os órgãos e instituições que a Constituição angola elegeu para a guarda de sua supremacia normativa e para a defesa da legalidade democrática do país.


4 OS GUARDIÕES DE CABO VERDE[17]

Na última asserção do preâmbulo da Constituição de Cabo Verde está enunciado que ela formalmente corporifica as profundas mudanças políticas operadas no país e propicia as condições institucionais para o exercício do poder e da cidadania num clima de liberdade, de paz e de justiça, fundamentos de todo o desenvolvimento econômico, social e cultura do país.  Nessa, em linha similar às Constituições de Portugal e de Angola, está preceituado que a soberania pertence ao povo, que o Estado subordina-se à Constituição e às leis e que os atos governamentais somente serão válidos se estivem em conformidade com a Constituição.

Dentre as tarefas do Estado está a de garantira a sua independência e unidade, bem como a democracia política e a participação democrática dos cidadão na organização do poder e demais aspectos da vida política e social. Também está prescrito que as normas constitucionais relativas aos direitos, liberdade e garantias vinculam todas as entidades públicas e privadas e são diretamente aplicáveis. E reconhecido a todo cidadão o direito de não obedecer a qualquer ordem que ofenda os seus direitos, liberdades e garantias e de repelir pela força qualquer agressão ilícita, quando não seja possível recorrer à autoridade pública. Tenha-se que os direitos, liberdades e garantias só poderão ser suspensos em casos de declaração do estado de sítio ou de emergência.

Segundo a Constituição, são órgãos de soberania o presidente da República, a Assembleia Nacional, o Governo e os Tribunais.  O presidente é o garante da unidade da Nação e do Estado, da integridade do território, da independência nacional, vigia e garante o cumprimento da Constituição e dos tratados internacionais, e é o comandante supremo das Forças Armadas. Dentre suas atribuições, está a de dissolver a Assembleia Nacional, nomear o primeiro-ministro, de requerer ao Tribunal Constitucional a apreciação da constitucionalidade das leis, dos tratados internacionais e dos referendos, de vetar os projetos de lei, de decretar o estado de sítio e de emergência, e de declarar a guerra ou celebrar a paz.

O Governo é composto pelo primeiro-ministro, pelos ministros e pelos secretários de Estado. O Conselho de Ministros é constituído pelos ministros. O Governo é órgão que define, dirige e executa a política interna e externa do país, e é politicamente responsável perante a Assembleia Nacional. Compete ao Governo o exercício de atividades políticas e a condução da administração superior do país.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

A Assembleia Nacional é o órgão que representa todos os cidadãos caboverdianos. É formada pelos deputados eleitos, e pode ser dissolvida, na mesma legislatura, se rejeitar duas moções de confiança ao Governo ou se aprovar quatro moções de censura ao Governo. Porém não pode ser dissolvida na vigência dos estados de exceção (sítio ou emergência), nem nos doze meses posteriores a sua eleição nem nos doze meses anteriores ao término do mandato do presidente da República, sendo juridicamente inexistente o ato de dissolução praticado fora das autorizações constitucionais. A Constituição garante o direito de oposição para os deputados cujos partidos não participam do Governo.

Dentre as atribuições de guarda da Constituição, está a de fiscalizar o Governo, de autorizar a declaração de guerra, do estado de sítio e do estado de emergência. Além, obviamente, de alterar a Constituição, se houver aprovação de dois terços dos deputados. A revisão da Constituição só pode ocorrer após decorridos cinco anos da publicação da última lei de revisão constitucional. Excepcionalmente, se houver a concordância de quatro quintos dos deputados, a Assembleia pode revisar a Constituição fora desses prazos. A Constituição não pode ser revisada na vigência do estado de exceção constitucional e há limites materiais para essa revisão, como independência nacional, a forma republicana, a separação dos órgãos de soberania, a independência judicial, os direitos, liberdades e garantias constitucionais etc.

No tocante ao poder judiciário, está prescrito que a administração da Justiça tem por objeto dirimir conflitos de interesses públicos e privados, reprimir a violação democrática e assegurar a defesa dos direitos e interesses legalmente protegidos dos cidadãos, e que os tribunais são independentes e apenas estão sujeitos à Constituição e à lei, e não podem aplicar normas contrárias à Constituição ou aos princípios nela consignados. Assim como nas Constituições já ventiladas, há um capítulo apenas para cuidar do Tribunal Constitucional e da “guarda e defesa” da Constituição.

Ao Tribunal Constitucional compete a matéria jurídico-constitucional. Os seus magistrados exercerão a função por um período de nove anos e possuem as prerrogativas e proibições inerentes aos demais magistrados. As decisões do Tribunal, nos processos de fiscalização de constitucionalidade ou de legalidade, possuem força obrigatória geral. Os efeitos das decisões, no concernente aos prazos, podem ser manipuladas, a fim de preservar a segurança jurídica e a estabilidade das situações normativas.

A defesa nacional é a disposição, integração e ação coordenadas de todas as energias e forças morais e materiais da Nação, face a qualquer forma de ameaça ou agressão, a integridade territorial e a independência de Cabo Verde, a liberdade e a segurança da sua população, bem como o ordenamento constitucional democraticamente estabelecido. As forças armadas estão subordinadas e obedecem aos competentes órgãos constitucionais e legais de soberania e não podem ter qualquer atuação político-partidária, e devem defender as instituições democráticas e o ordenamento constitucional.

Esses são os principais aspectos do modelo constitucional caboverdiano de defesa da legitimidade democrática e de guarda da legalidade constitucional.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Luís Carlos Martins Alves Jr.

Piauiense de Campo Maior; bacharel em Direito, Universidade Federal do Piauí - UFPI; doutor em Direito Constitucional, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; professor de Direito Constitucional, Centro Universitário do Distrito Federal - UDF; procurador da Fazenda Nacional; e procurador-geral da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico - ANA. Exerceu as seguintes funções públicas: assessor-técnico da procuradora-geral do Estado de Minas Gerais; advogado-geral da União adjunto; assessor especial da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Presidência da República; chefe-de-gabinete do ministro de Estado dos Direitos Humanos; secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente; e subchefe-adjunto de Assuntos Parlamentares da Presidência da República. Na iniciativa privada foi advogado-chefe do escritório de Brasília da firma Gaia, Silva, Rolim & Associados – Advocacia e Consultoria Jurídica e consultor jurídico da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB. No plano acadêmico, foi professor de direito constitucional do curso de Administração Pública da Escola de Governo do Estado de Minas Gerais na Fundação João Pinheiro e dos cursos de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG, da Universidade Católica de Brasília - UCB do Instituto de Ensino Superior de Brasília - IESB, do Centro Universitário de Anápolis - UNIEVANGÉLICA e do Centro Universitário de Brasília - CEUB. É autor dos livros "O Supremo Tribunal Federal nas Constituições Brasileiras", "Memória Jurisprudencial - Ministro Evandro Lins", "Direitos Constitucionais Fundamentais", "Direito Constitucional Fazendário", "Constituição, Política & Retórica"; "Tributo, Direito & Retórica"; "Lições de Direito Constitucional - Lição 1 A Constituição da República Federativa do Brasil" e "Lições de Direito Constitucional - Lição 2 os princípios fundamentais e os direitos fundamentais" .

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

ALVES JR., Luís Carlos Martins. Os guardiões das constituições lusófonas:: uma breve análise acerca da defesa da legalidade institucional e da legitimidade democrática. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 25, n. 6299, 29 set. 2020. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/85637. Acesso em: 28 mar. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos