NOTÍCIA - PORTAL IG

COMO E QUANDO MUDAR O PRENOME OU SOBRENOME - Notícia do Portal IG

CASOS EM QUE A MUDANÇA SE JUSTIFICA

Os pedidos de alteração oficial são os mais diversos, "e, em geral, podem ser solicitados em um cartório de registro civil, que encaminhará o pedido ao Ministério Publico e ao juiz competente", diz o advogado Cassio Wasser Gonçales, do escritório Wasser Sociedade de Advogados, de São Paulo. Ele também explica que, "em caso de prenome que exponha a pessoa ao ridículo, o interessado poderá entrar com um pedido judicial", valendo o mesmo quando se trata de "alteração ou inclusão de sobrenome [apelido de família]". Maria Terezinha Parolin, oficial substituta no 34º cartório de registro civil de São Paulo, diz que, "os casos mais comuns são de correção de grafia, como a troca de uma letra ["s" por "z" por exemplo]". Ela também lembra de pedidos de mudança solicitados por descendentes de estrangeiros que, com o sobrenome "abrasileirado", têm mais chance para obter uma segunda cidadania.

O MOMENTO CERTO PARA ENCAMINHAR PEDIDOS DE MUDANÇA

Para Wasser, "não há impedimento no direito à retificação de registro civil", nome oficial para alteração de nome ou sobrenome. Entretanto, alguns procedimentos devem ser entendidos. A advogada Lorena Carneiro Vaz explica que, "a alteração do nome antes de completar a maioridade pode ser realizada desde que o menor seja devidamente representado", logo, a solicitação deverá ser feita pelo responsável legal do menor. Entretanto, entre 18 e 19 anos, ou seja, da maioridade até um ano depois, o interessado poderá alterar seu nome "desde que não prejudique os apelidos de família", explica Lorena. Porém, "após este período, toda e qualquer alteração pretendida será judicialmente vista como exceção", ressalta a especialista. Este foi o caso de Raquel Cristina Pereira que, ao completar 18 anos, solicitou a inclusão do sobrenome do bisavô paterno, Marcon. “Estou mais contente, principalmente porque é uma maneira de dar continuidade ao sobrenome da minha família. E é uma maneira de homenagear meu bisavô”, diz a jovem.. Mas para Wasser "pode haver situação em que a pessoa desconheça esta possibilidade e não tenha solicitado a alteração dentro do prazo legal, mas isto não pode ser obstáculo para exercer um direito".

SOU UMA NOVA MULHER

Claudinei Melo Ribeiro, 48 anos. Tudo estaria correto se Claudinei fosse um homem, mas como ela é mulher o nome sempre foi um motivo de sofrimento. "Sempre tive vergonha, não contava nem para os namorados. Me apresentava como Cláudia", confessa. A alteração no nome aconteceu apenas em 1994, quando ela já não estava entre 18 e 19 anos. Apesar de ter driblado os constrangimentos com o apelido, hoje Claudine [sem a letra "i"] sente orgulho do seu nome "mais feminino". "Todas as vezes em que eu ia retirar um talão de cheques, por exemplo, era uma vergonha. E eu ainda tinha que provar a todo momento que eu era eu", conta. Ela queria que, de Claudinei, o nome fosse alterado para Cláudia, mas "o juiz disse que não poderia ser uma mudança tão grande". Foi meu marido que sugeriu Claudine. "Ele costuma brincar dizendo que me batizou", conta. Ao todo, foram atualizados seis documentos de Claudine. E, apesar de também ter tido que atualizar os documentos dos filhos, acha que valeu a pena: "me sinto muito melhor, mais feminina, e muito mais leve ao pronunciar meu nome, e sempre comentam que é bonito". Para ela, "faz muita diferença, sou uma nova mulher". Da solicitação à alteração, Claudine conta, foram seis meses para tudo ser regularizado. Esse também é o tempo médio sugerido por Wasser.

NÃO ESQUEÇA OS DOCUMENTOS

O advogado também explica que, “a pessoa interessada deve reunir os documentos que comprovem sua pretensão de alteração de prenome ou sobrenome [para erro de grafia, por exemplo, certidão de nascimento, RG, etc.] e no caso de prenome constrangedor, documentos e/ou testemunhas que demonstrem o constrangimento e, quando for para incluir ou alterar o sobrenome, não se esqueça dos documentos pessoais e dos documentos de pais, avós etc. que justifiquem o pedido”.

CAPRICHO NÃO VALE

Na hora de fazer alterações oficiais, argumentos como 'não gostei' ou 'não me acostumei com meu nome” não servem. O mero desconforto não é identificado como suficiente para o aval da justiça", explica Lorena. É preciso provar que o nome implica em constrangimentos e até humilhações, para dar início aos procedimentos oficiais. "O nome tem um significado social e a sociedade determina o que é feio ou bonito. Isto vai refletir na nossa imagem, e, por consequência, na nossa personalidade", explica a psicóloga Simone Domingues, coordenadora do curso de psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul. A psicóloga alerta, por exemplo, para o momento de colocar o nome nos filhos, "ao escolher um nome, é interessante pensar nos significados que a sociedade atribui para aquela palavra". A mudança de nome é algo delicado, mas se a pessoa não se reconhece no próprio nome pode ser a única forma de resolver o conflito interno. É importante pensar no contexto posterior, como por exemplo, a dificuldade de aceitação desse novo nome pelas pessoas do convívio social, o que pode não resolver o problema se a mudança for radical. "Isto pode gerar conflitos de relacionamento, e a pessoa pode até continuar a ser chamado pelo nome antigo".

HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com

Respostas

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 31 de agosto de 2012, 5h59min

    ISCARLATE

    PERGUNTA:
    Ola me chamo iscárlate mas gostaria de mudar para a forma correta pois esse nome e de origem inglesa e o correto seria Scarlet, tem como? qual o primeiro passo? e caro?

    RESPOSTA:
    Sendo seu prenome gravado como ISCARLATE junto ao registro civil certamente será possível a correção para SCARLET, que é a grafia pretendida e de fácil pronúncia. Deverá ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado. É um processo simples (por não haver parte contrária), rápido (4 meses), baixo custo (3 salários mínimos).

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Terça, 04 de setembro de 2012, 10h53min

    PEDRONILIA

    PERGUNTA:
    Tenho 40 anos, eu sei muito bem o que é conviver com nome estranho; o meu já me causou transtornos, risos, deboches , constrangimento geral. Já deixei de fazer várias coisas por causa dele. Sempre sonhei em mudar; mas, só agora vejo condições para isso. Sou solteira e tenho um filho de 05 anos. O que você acha do meu caso?

    RESPOSTA:
    Sendo seu prenome PEDRONILIA certamente conseguirá substituí-lo por qualquer outro de sua escolha. O procedimento será o judicial através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado experiente em regisros públicos. É um processo simples, rápido e de baixo custo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    N

    Nayara O. Sexta, 05 de outubro de 2012, 9h02min

    Bom dia,
    Meu nome é Nayara e eu não falo com o meu pai por causa de problemas familiares e me sinto totalmente desconfortável usando o sobrenome dele. Eu gostaria de poder tirar o sobrenome dele e colocar Assis que é outro sobrenome da minha mãe. Eu posso fazer isso? Quanto mais ou menos custa para fazer essa mudança?

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 05 de outubro de 2012, 10h14min

    NAYARA

    Voê pode incluir o sobrenome materno, e até incluir na última posição, como principal sobrenome. Mas excluir o sobrenome paterno pelo motivo relatado não. Salvo se o sobrenome a ser excluído fosse jurifdicamente constrangedor. A tabela da OAB diz que o valor equivale a 3 salários mínimos.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 14 de novembro de 2012, 16h35min

    JEFFTE

    Segue abaixo sentença judicial obtida esta semana em um caso semelhante ao seu - PRENOME INTERNACIONAL ESCRITO ERRADO - o pai queria JOHNNY e o cartório registrou DHONIS. E no mesmo processo conseguimos mais duas alterações: 1) exclusão do prenome composto APARECIDO, 2) inclusão do sobrenome materno CAMARGO.

    Texto integral da sentença: Processo nº 1404/12 Vistos. Dhonis Aparecido Ferreira requereu a retificação de assento de nascimento para que seja modificado seu prenome tendo em vista que o mesmo sempre foi motivo de aborrecimentos para ele por motivo de chacotas, expondo-o ao ridículo e a inúmeros constrangimentos. Alega que, por este motivo, a fim de evitar dissabores, passou a adotar o nome de Johnny, que segundo ele, era a grafia correta do nome pretendido pelo seu pai, e assim é conhecido no meio social e familiar. Pretende a retificação de seu assento de nascimento para que conste o prenome Johnny em substituição a Dhonis Aparecido, incluindo, ainda, o sobrenome materno, de forma a chamar-se Johnny Camargo Ferreira. Juntou documentos (fls.16/41). Em audiência foram tomados os depoimentos pessoais do requerente e de três testemunhas (fls.56/72). Parecer da DD. Promotora de Justiça Cível às fls. 74/75, opinando pelo acolhimento do pedido. Em síntese, o relatório. Decido. Os fatos alegados pela requerente estão devidamente comprovados nos autos, conforme depoimento de testemunhas que confirmaram que o requerente é de fato conhecido como Johnny. Como demonstrado pela DD. Promotora de Justiça Cível, o pedido comporta deferimento. Isto posto, diante dos documentos acostados aos autos, DEFIRO o pedido inicial determinando ao Sr. Oficial do Cartório de Registro Civil competente que proceda a devida retificação na certidão de nascimento do requerente que fique constando como sendo JOHNNY CAMARGO FERREIRA. Transitada em julgado, expeça-se mandado de retificação e ofício, se necessário, arquivando-se os autos oportunamente. P.R.I.C. JAIRO OLIVEIRA JUNIOR Juiz de Direito. HERBERT C. TURBUK Advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 08 de dezembro de 2012, 11h16min

    GILCI

    Segue abaixo sentença judicial obtida, onde o juiz modificou o prenome ambíguo GILCI pelo prenome GEAN:

    SENTENÇA: Em 04 de dezembro de 2012, faço estes autos conclusos ao M.M. Juiz de Direito da Segunda Vara Cível de Santo André/SP, Dr. LUÍS F. C. OPDEBEECK. Vistos, GILCI AGUIAR DE SOUZA postula a alteração de seu prenome, de Gilci para Gean. Alega que o nome de batismo (GILCI) lhe traz constrangimento social por ser incomum e característico do sexo feminino. O requerente acostou aos documentos (fls.12/17; 27/37 e 43). O Doutor Curador opinou favoravelmente (fls. 45/46). É o relatório. DECIDO. Considerando que o autor é pessoa do sexo masculino e o prenome GILCI é característico do sexo feminino, constata-se que o autor realmente possui trauma e se sente humilhado com tal prenome, causando-lhe constrangimento psíquico. Posto isto, acolho o pedido inicial, a fim de que seja alterado o prenome do autor, lavrada no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da Comarca de Juquiá, Estado de São Paulo, sob o nº116111 01 55 1988 1 00030 092 0025586 19 para que fique constando GEAN AGUIAR DE SOUZA. Expeça-se o competente mandado de retificação. Oportunamente, arquivem-se os autos, as formalidades legais. PRI Santo André, 04 de dezembro de 2012. LUÍS F. C. OPDEBEECK Juiz de Direito. HERBERT C. TURBUK Advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 09 de dezembro de 2012, 9h18min

    ALADIM

    Veja uma sentença judicial recentemente obtida e que se assemelha a sua pretensão:

    Processo nº 430/12 Vistos. ADALCI FONSECA PIRES propôs ação de retificação de registro civil, alegando que em 27 de julho de 1975 foi registrada como ADALCI FONSECA PIRES, filha de Osvaldo Oliveira Pires e Adalgisa da Fonseca Pires. Afirma que desde tenra idade é vítima de seu próprio prenome, motivo de imensa chacota, pois considera-o constrangedor e também não é possível distinguir se ADALCI é nome masculino ou feminino, possuindo ambigüidade de gênero. Requereu que seja modificado o seu nome de ADALCI FONSECA PIRES para que passe constar no seu assento civil de nascimento o nome ADRIANE FONSECA PIRES. Foram trazidos documentos (fls. 15/22). Foi deferida justiça gratuita à autora (fls. 34). Manifestação do Ministério Público (fls. 59/60). É um breve relatório. Passo a decidir. Trata-se de pedido de retificação de registro civil, a fim de retificar o prenome da autora por motivo de constrangimento. O pedido é procedente. Com efeito, o relatório psicológico juntado a fls.21 demonstra efetivo prejuízo à vida social da autora, mostrando-se favorável à alteração pretendida. As declarações de fls.40/43 também demonstram os constrangimentos experimentados pela autora, Demais disso, os documentos de fls.44/56 indicam a inexistência de fraude. Por conta disto, procede o pedido de retificação, já que há efetiva demonstração de constrangimentos gerados por conta do prenome e não haverá qualquer prejuízo. Ante o exposto e pelo mais que dos autos consta, julgo PROCEDENTE o pedido formulado por ADALCI FONSECA PIRES, a fim de determinar que se proceda à devida retificação no assento de nascimento da autora, a fim de constar o nome de ADRIANE FONSECA PIRES. Expeça-se mandado ao respectivo Cartório do Registro Civil. P.R.I. Santo André, 31 de outubro de 2012. VANESSA C. F. FERRARI Juíza de Direito. HERBERT C. TURBUK Advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 23 de dezembro de 2012, 11h25min

    DIVA

    Veja abaixo uma decisão judicial de mudança de PRENOME (de ADALCI para ADRIANE obtida este mes):

    Processo nº 430/12 Vistos. ADALCI FONSECA PIRES propôs ação de retificação de registro civil, alegando que em 27 de julho de 1975 foi registrada como ADALCI FONSECA PIRES, filha de Osvaldo Oliveira Pires e Adalgisa da Fonseca Pires. Afirma que desde tenra idade é vítima de seu próprio prenome, motivo de imensa chacota, pois considera-o constrangedor e também não é possível distinguir se ADALCI é nome masculino ou feminino, possuindo ambigüidade de gênero. Requereu que seja modificado o seu nome de ADALCI FONSECA PIRES para que passe constar no seu assento civil de nascimento o nome ADRIANE FONSECA PIRES. Foram trazidos documentos (fls. 15/22). Foi deferida justiça gratuita à autora (fls. 34). Manifestação do Ministério Público (fls. 59/60). É um breve relatório. Passo a decidir. Trata-se de pedido de retificação de registro civil, a fim de retificar o prenome da autora por motivo de constrangimento. O pedido é procedente. Com efeito, o relatório psicológico juntado a fls.21 demonstra efetivo prejuízo à vida social da autora, mostrando-se favorável à alteração pretendida. As declarações de fls.40/43 também demonstram os constrangimentos experimentados pela autora, Demais disso, os documentos de fls.44/56 indicam a inexistência de fraude. Por conta disto, procede o pedido de retificação, já que há efetiva demonstração de constrangimentos gerados por conta do prenome e não haverá qualquer prejuízo. Ante o exposto e pelo mais que dos autos consta, julgo PROCEDENTE o pedido formulado por ADALCI FONSECA PIRES, a fim de determinar que se proceda à devida retificação no assento de nascimento da autora, a fim de constar o nome de ADRIANE FONSECA PIRES. Expeça-se mandado ao respectivo Cartório do Registro Civil. P.R.I. Santo André, 31 de outubro de 2012. VANESSA C. F. FERRARI Juíza de Direito. HERBERT C. TURBUK Advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 28 de dezembro de 2012, 9h01min

    ATADÉIA

    SUA PERGUNTA:
    Olá!boa noite. Meu nome mesmo é Atadéia e gostaria de saber se posso fazer a mudança ou cancelar este primeiro nome, pois eu sempre passei por constrangimentos em hospitais,entrevistas de empregos escola e etc..,hoje eu sou casada e tenho um filho e voltei a estudar e ainda hoje continuo sendo motivo de risos e piadas quando alguém menciona meu nome pelas primeiras vezes, então fico muito triste e até deprimida quando isso acontece não sei porque meu pai me deu este nome e fico também preocupada com meu filho na escola ou em outros lugares quando tiver que citar o meu nome,então eu queria saber o seguinte eu estou com umas pendencias no spc mais já estou providênciando o pagamento, então gostaria de saber se tenho alguma chance de fazer esta mudança ou troca de nome pois sinto uma frustração e muita vergonha.eu moro no rio de janeiro e queria saber se aqui tem esse tipo de processo?

    RESPOSTA:
    Sendo este seu prenome, evidentemente conseguirá a substituição por outro prenome que queira. Inclusive, o processo poderá ser julgado sem audiência, tendo em vista que o prenome ATADEÍA dispensa maiores provas de constrangimentos, pois é fato presumido. Será necessário ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado. Processo simples, rápido e de baixo custo. Veja abaixo alguns LINKS SOBRE MUDANÇAS DE PRENOMES E SOBRENOMES: (Respondidos pelo Dr. Herbert C. Turbuk - Site: www.hcturbuk.blogspot.com):

    jus.com.br/forum/192618/dr-herbert-c-turbuk-alteracao-de-prenome-pela-lei-907898/

    jus.com.br/forum/280155/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-sobrenomes-de-avos-falecidos/

    jus.com.br/forum/284098/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-apelido-ao-nome-pela-lei-907898/

    jus.com.br/forum/280120/dr-herbert-c-turbuk-transposicao-da-ordem-dos-sobrenomes/

    jus.com.br/forum/280118/dr-herbert-c-turbuk-casamento-no-exterior-transcricao-no-livro-e/

    jus.com.br/forum/169326/dr-herbert-c-turbuk-mudanca-de-nome-e-sexo-de-transexual/

    jus.com.br/forum/269484/dr-herbert-c-turbuk-como-e-quando-mudar-prenome-e-sobrenome/

    jus.com.br/forum/299708/dr-herbert-c-turbuk--nome-errado-no-registro-tem-como-corrigir/

    jus.com.br/forum/153705/dr-herbert-c-turbuk-origem-e-mudanca-de-nomes-catolicos/

    jus.com.br/forum/292528/dr-herbert-c-turbuk-mudanca-de-nomes-religiosos/

    jus.com.br/forum/153676/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-sobrenome-do-padrasto-no-enteado/

    jus.com.br/forum/305324/dr-herbert-c-turbuk-incluir-sobrenome-do-conjuge-apos-o-casamento/

    jus.com.br/forum/158781/dr-herbert-c-turbuk-retificacao-de-sobrenome-para-cidadania-italiana/

    jus.com.br/forum/174841/dr-herbert-c-turbuk-manual-de-atuacao-do-promotor-em-registro-civil/

    jus.com.br/forum/280842/dr-herbert-c-turbuk-correcao-de-sobrenome-estrangeiro-ou-abrasileirado/

    jus.com.br/forum/153645/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-sobrenome-de-ascendentes-em-linha-reta/

    jus.com.br/forum/280197/dr-herbert-c-turbuk-troca-de-prenome-e-sobrenome-por-constrangimento

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    G

    Gezer Leandro Souza Domingo, 30 de dezembro de 2012, 0h58min

    Boa noite, meu 1º nome é GEZEZ, quando nasci e meus pais foram registrar no cartorio, o escrivão colocou o Z no final, onde era pra ser R, na escola ja sofri muito por colegas me chamarem de FEZES, um dos ultimos casos foi em uma ligação, onde me chamaram de GAZEZ, é horrivel, pois em qualquer lugar publico onde é realizado algum tipo de chamada, as pessoas nunca acertam meu nome, quando conseguem, falam errado.
    Gostaria de saber se é possivel apenas mudar de GEZEZ para GEZER? é possivel, e é um processo caro?
    muito obrigado.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 30 de dezembro de 2012, 8h39min

    GEZEZ

    Seu prenome é bastante simples de ser substituído por qualquer outro de seu interesse, pois ele proporciona constrangimento explícito. Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado em torno de 5 meses já terá um novo prenome. Pela tabela da OAB gastará cerca de 3 salários mínimos. Segue abaixo sentença judicial obtida, onde o juiz modificou o prenome ambíguo GILCI pelo prenome GEAN:

    SENTENÇA: Em 04 de dezembro de 2012, faço estes autos conclusos ao M.M. Juiz de Direito da Segunda Vara Cível de Santo André/SP, Dr. LUÍS F. C. OPDEBEECK. Vistos, GILCI AGUIAR DE SOUZA postula a alteração de seu prenome, de Gilci para Gean. Alega que o nome de batismo (GILCI) lhe traz constrangimento social por ser incomum e característico do sexo feminino. O requerente acostou aos documentos (fls.12/17; 27/37 e 43). O Doutor Curador opinou favoravelmente (fls. 45/46). É o relatório. DECIDO. Considerando que o autor é pessoa do sexo masculino e o prenome GILCI é característico do sexo feminino, constata-se que o autor realmente possui trauma e se sente humilhado com tal prenome, causando-lhe constrangimento psíquico. Posto isto, acolho o pedido inicial, a fim de que seja alterado o prenome do autor, lavrada no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da Comarca de Juquiá, Estado de São Paulo, sob o nº116111 01 55 1988 1 00030 092 0025586 19 para que fique constando GEAN AGUIAR DE SOUZA. Expeça-se o competente mandado de retificação. Oportunamente, arquivem-se os autos, as formalidades legais. PRI Santo André, 04 de dezembro de 2012. LUÍS F. C. OPDEBEECK Juiz de Direito. HERBERT C. TURBUK Advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    S

    SR2907 Segunda, 31 de dezembro de 2012, 16h20min

    Dr. Herbert, lhe enviei um e-mail expondo a minha situação sobre o referido assunto.

    Peço por gentileza que assim que possível, me dê uma resposta.

    Obrigado.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 31 de dezembro de 2012, 17h04min

    SUELIO

    SUA PERGUNTA:
    Pesquisando muito sobre a possibilidade de alteração do prenome, encontrei o senhor através do site "Jus Navigandi". Bom vou expor aqui o meu problema, Meu nome é Suélio. Desde pequeno sempre sofri com o meu prenome, fui motivo de incontáveis chacotas dos meus colegas de escola e até mesmo meus próprios amigos. Frequentemente associam meu nome ao feminino, por ter uma grande semelhante com "Sueli", fazem diversos trocadilhos com o mesmo que prefiro até nem citar... Até os 17 anos de idade guardei esse sofrimento pra mim mesmo, ficando calado, com vergonha e medo de expor todo o descontentamento com o meu nome. Abandonei a escola após a conclusão do ensino fundamental (8ª série), cursos profissionais que estava fazendo, e praticamente me isolei da sociedade por já não aguentar mais tanta discriminação. Nunca fui feliz e acho que nunca serei enquanto levar comigo esse nome que tanto me traumatizou e me causou constrangimentos profundos. Tenho uma extrema vergonha de me apresentar e me comunicar com novas pessoas, não me sinto bem sequer para conversar sobre o assunto, nem mesmo com os meus pais. Ninguém, absolutamente ninguém ao ouvir o meu nome pela primeira vez, consegue compreendê-lo corretamente, sempre me questionam "oferecendo" várias "sugestões" ou "correções" para o mesmo. Até o ponto em que eu tenho que repeti-lo umas três vezes para que ele seja compreendido de forma correta. Sempre me perguntei o motivo dos meus pais terem colocado esse nome em mim, mas nem mesmo eles conseguem me dar uma explicação plausível. E desde criança, coloquei na cabeça que quando fosse adulto iria mover mundos e fundos para conseguir alterar o meu nome, e ter sossego na minha vida. E buscar minha felicidade, me relacionar com novas pessoas, formar a minha própria família... Enfim, é por esse motivo que estou recorrendo ao senhor, para que me ajude a realizar o meu maior desejo, que é mudar o meu nome. Tudo que eu mais quero é isso! Gostaria de saber quais seriam os trâmites para dar início a um processo de alteração do meu nome junto a justiça? Quanto, em média, duraria um processo como esse? Quais os custos que teria com os seus honorários e demais gastos relacionados ao processo, etc? Graças a Deus tenho o meu nome limpo, não tenho nenhuma restrição nele, jamais tive passagem pela polícia, e não tenho débitos em instituições financeiras. Decidi buscar ajuda com o senhor pois vi que de fato entende do assunto e tenho certeza de que poderá me ajudar. Fico no aguardo de uma resposta.

    RESPOSTA:
    É muito provável que consiga substituir seu prenome ou outro que goste através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado. Para este processo será preciso somente de cópia autenticada da Certidão de Nascimento, RG, CPF. As demais certidões negativas o próprio advogado providencia O processo demora 6 meses. A tabela da OAB está em 3 salários mínimos.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    M

    Mara Pereira de Sousa Terça, 01 de janeiro de 2013, 22h08min

    oi Dr. herbet c.
    sou filha adotada. mas minha mae verdadeira mim deu ,pra mae de adocao ja regitrata no nome dela.quero muda pro nome da mae de adocao como faco sou de maior. onde devo ir quero casar com nome da mae de adocao que e minha mae de verdade
    obrigada se pode mim ajuda agradeco.
    um abraco

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 02 de janeiro de 2013, 8h21min

    MARA

    Sendo maior de idade, basta você e seus pais adotivos comparecerem em um cartório de nota e lavrarem uma escritura pública de adoção, posteriormente, registrarem esta escritura pública no cartório de registro civil onde foi assentado seu nascimento.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    I

    imedrado 182989/RJ Quinta, 03 de janeiro de 2013, 1h34min

    Bom dia Dr.Hebert!!

    Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pelo serviço social prestado!

    Preciso de algumas orientações. Apesar do meu nome no registro ser Iraildes, sou conhecida desde pequena pelo apelido de Pollyana, me sinto pollyanna, até quando recebo convites para casamento vem convidando Pollyanna, quando recebo correspondencias dos meu amigos de outros estados e até de outros países, vem escrito Pollyanna, não tenho nada haver com meu nome próprio, nenhuma identificação, sou conhecida pelos meus vizinhos como Pollyana, e é deveras constrangedor quando tenho que explicar qual é o meu verdadeiro nome, me sinto uma marginal escondendo minha própria identidade. Tempos atrás fui receber a carteirinha de estagiária, na OABRJ, e fui deverás constrangida, quando foi pronunciado o nome irenilton, pois é , nada haver com iraildes não é, Acontece, que além da falta de identificação com o meu proprio nome, ele também rotineiramente é pronunciado errado, já fui chamada de ironilda, eroildes, eronildes, eu simplesmente odeio, me frusto fico batida, deprimida, nas ocasiões formais na presença de amigas do meu marido então, quero morrer!!

    Apesar de criada no RJ, sou natural da Bahia, sempre passei minhas férias lá tanto na infância, quanto na adolescencia , e agora na vida adulta. Todos lá também me chamam de Pollyana, ME CONHECEM COMO POLLYANNA. será possível trocar este nome medonho pelo apelido que me identifico e sou conhecida? que devo fazer? é um processo muito complicado?

    Muito obrigada, Pollyanna.

    I

    imedrado 182989/RJ Quinta, 03 de janeiro de 2013, 1h38min

    Bom dia Dr.Hebert!!

    Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pelo serviço social prestado!

    Preciso de algumas orientações. Apesar do meu nome no registro ser Iraildes, sou conhecida desde pequena pelo apelido de Pollyana, me sinto pollyanna, até quando recebo convites para casamento vem convidando Pollyanna, quando recebo correspondencias dos meu amigos de outros estados e até de outros países, vem escrito Pollyanna, não tenho nada haver com meu nome próprio, nenhuma identificação, sou conhecida pelos meus vizinhos como Pollyana, e é deveras constrangedor quando tenho que explicar qual é o meu verdadeiro nome, me sinto uma marginal escondendo minha própria identidade. Tempos atrás fui receber a carteirinha de estagiária, na OABRJ, e fui deverás constrangida, quando foi pronunciado o nome irenilton, pois é , nada haver com iraildes não é, Acontece, que além da falta de identificação com o meu proprio nome, ele também rotineiramente é pronunciado errado, já fui chamada de ironilda, eroildes, eronildes, eu simplesmente odeio, me frusto fico batida, deprimida, nas ocasiões formais na presença de amigas do meu marido então, quero morrer!!

    Apesar de criada no RJ, sou natural da Bahia, sempre passei minhas férias lá tanto na infância, quanto na adolescencia , e agora na vida adulta. Todos lá também me chamam de Pollyana, ME CONHECEM COMO POLLYANNA. será possível trocar este nome medonho pelo apelido que me identifico e sou conhecida? que devo fazer? é um processo muito complicado?

    Muito obrigada, Pollyanna.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 03 de janeiro de 2013, 7h05min

    IRAILDES

    É muito provável que consiga substituir o prenome IRAILDES por POLIANA ou outro prenome que queira. Se por uma comarca não conseguir, tente por outras até conseguir. Mas por experiência acredito que conseguirá na 1a. tentativa.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    I

    imedrado 182989/RJ Terça, 08 de janeiro de 2013, 17h51min

    Prezado Dr. Hebert, boa tarde!

    Sinceramente me diga, porque que no meu caso, o sr. acredita que talvez eu não consiga na primeira vez que eu tentar? Poxa vida td na minha vida é tão difícil!!!, eu estava cheia de esperanças . Diante de tantos caso parecidos, porque será que o meu é diferente? será pela idade? em qual capital fica seu escritório? Além das certidões que o Sr. ja exemplificou será que tenho que juntar declarações das pessoas que me conhecem como Pollyanna ?

    Muitíssimo obrigada.

    I

    imedrado 182989/RJ Terça, 08 de janeiro de 2013, 17h55min

    Ai meu Deus Dr. Hebert, acho que a emoção me fez ler errado rsrsr.
    Creio que o Sr. escreveu que pela sua experiência eu conseguiria na primeira tentativa!!!!
    Muito obrigada!

    Pollyanna.