Sou bacharel em Direito, e há um ano, venho montando peças judiciais. O Advogado não se faz com exame, muito menos o Juiz ou Promotor, se faz com o trabalho, estudo e a experiência. Assim como um médico é autorizado a realizar cirurgias, retirando um coração e colocando outro, depois de prestar Residencia, deveria acontecer com o Bacharel em Direito! Por outro lado, se o Bacharel em Direito, para advogar tem que prestar exame, também o advogado, a cada 5 anos, deveria também prestar novo exame da ordem, assim como os juizes e promotores, para que não haja incidencia de tantas barbaridades que se vé por aí! Tenho certeza, que se essa idéia vingar, muitos discursos que tenho lido neste site mudariam de opinião! È muito fácil se prosear, depois de ter passado no exame, cujo antes, a maioria que reprova na primeira ou segunda tentativa discordavam, agora apoiam com todo o vigor, medo da concorrencia? Se o resultado do despreparo dos advogados se avulta é devido a falta de estudo e leitura, e isto nao deveria ser lançado sobre os Bachareis em Direito, como se eles fossem incompetentes pra advogar, pois tenho visto muitas ridicularidades por advogados que passaram nas provas, mas nc fizeram estágios com profissionais competentes, cujo penso que antes de assinar petição deveria ser de 3(três anos). Será que a diferença de um Bacharel reprovado que fez 45 pontos é muito pior que um que fez 49, recorreu e passou? Isto prova que um é competente pra advogar o outro não, supondo que o que fez 49 acertou 4 por milagre? Assim não se pode medir o conhecimento por pontos, também nao posso confiar na sentença de um juiz ou na petição de um advogado que não presta exame de 5 em 5 anos para demonstrar a profundidade de seus conhecimentos. Há muitos funcionários e secretárias de Juizes que detem muito maior conhecimeneto do que a maioria dos advogados, e não são bachareis em Direito, mas exercem ou militam ou estão habitualmente em contacto com o Direito. Por isto reitero, "FORA O EXAME DA ORDEM", e "SALVE AO ESTÀGIO" Pergunto: Você aí Advogado, presidente da OAB pelo Brasil, quer encarar uma provinha da ordem de 5 em 5 anos pra poder continuar militando o Direito? E o Senhor, Exelentíssimo Juiz, estaria disposto a passar pelo crivo de uma prova pelo Tribunal? Então, respondam-me com o mesmo sentimento que carrego no peito, como Bacharel em Direito! Porventura não estou sendo discriminado com relação a outros cursos? Porventura não estou sendo prejudicado tendo meu direito cerceado?

Respostas

    C

    Caio Santos Quarta, 29 de dezembro de 2010, 10h11min

    Ainda que intempestivamente, peço licença para deixar, aqui, minha opinião sobre o assunto, para quem ler este debate futuramente.

    Inicialmente, vale observar o que significa o verbo “qualificar” no Aurélio: QUALIFICAR significa, ENTRE OUTROS: 1. Indicar a(s) qualidade(s) de; classificar; 2. Emitir opinião a respeito de; avaliar, apreciar; 3. Considerar qualificado, apto, idôneo; 4. Atribuir qualidade(s) a; reputar, considerar; 5. Tornar ilustre; enobrecer; e 6. Classificar: Qualificou-se para o cargo pela apresentação de títulos.

    Por simples ilação, destaco que “qualificar” também tem como sinônimos “classificar” e “considerar apto”.

    A norma constitucional fala em “... atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”.

    Ora, a Lei 8.906/94, em seu artigo 8º, IV, estabelece de forma inequívoca que para o exercício da profissão de Advogado é necessário que a pessoa seja aprovado no Exame da Ordem, que tem a pretensão – ainda que em tese, mas de modo objetivo – de “qualificar”, “classificar” “tornando apto” o bacharel em direito que quer advogar.

    Portanto, entendo ser mais do que legítimo a qualificação do bacharel para advogar SOMENTE DEPOIS QUE FOR APROVADO NO EXAME DA ORDEM.

    Como devido respeito às opiniões contrárias, mudar o foco é querer simplificar as coisas, desconsiderando as disposições legais existentes, que são claras!

    Outro detalhe. Posso garantir a vocês que um aluno mediano que TENHA SE DEDICADO DURANTE O SEU CURSO DE DIREITO não terá grande dificuldade para passar no Exame.

    Claro que haverá um certo receio, comum a todos os exames, mas o sujeito verá que é possível sim passar no tal Exame sem dificuldades absurdas!

    Absurdo seria se o aluno tivesse de concorrer a um certo número de vagas, como costuma acontecer nos concursos de um modo geral, cabendo lembrar da dificuldade que é passar, isto sim, num concurso para juiz, promotor ou mesmo um defensor público.

    Portanto, se cabe um conselho, principalmente para os mais novos: ESTUDEM E SE DEDIQUEM AO SEU CURSO DE DIREITOS DESDE O PRIMEIRO DIA DE AULA E NÃO SÓ POR OCASIÃO DO CITADO EXAME.

    Desculpem-me, mas é o que penso.

    L

    lucamachado Quarta, 12 de janeiro de 2011, 14h42min

    amigos a OAB não tem competência jurídica para avaliar os bacharéis de Direito, a CF/88 art.5º, XIII, reforça a tese da inconstitucionalidade do exame, além disto o regulamento do exame é conferido por um provimento de nº136 do Conselho Federal da OAB, portanto não é uma lei, e mais, em outro provimento a OAB (nº129) dá direitos superiores aos bacharéis de direito formados em terras portuguesas sobre os brasileiros, quando lhes confere o exercício da advocacia no Brasil sem precisar atender ao inciso IV do art.8º da Lei 8906, ou seja, dispensa o exame da ordem para os patrícios, mais uma vez demonstrando a sua arbitrariedade e desrespeito a Constituição Federal.
    Em leitura ao estatuto de advocacia portuguesa, não vi constar a obrigatoriedade de qualquer tipo de exame para exercer a profissão de advogado, será que todos os cursos de ensino superior de Portugal são melhores que os nossos? ou há aí algum interesse político diplomático da OAB em ceder este direito aos portugueses?

    D

    Dr.Müller - [email protected] Quarta, 12 de janeiro de 2011, 14h58min

    Senhores, com todo respeito gostaria de deixar aqui minha opinião, respeito ambas as correntes, daqueles que concordam e daqueles que não concordam com o Exame de Ordem. Porém, apesar de respeitar ambas, sigo aquela que concorda com a existência do exame, pois penso que está ligada diretamente à qualidade do profissional. Estudei muito para ser aprovado na OAB, logrei exito no segundo exame, e nem por isso senti pena de mim mesmo, pois sacrificios físicos e psicológicos muitas vezes nos trazem prazer na sequência, ou seja, resumindo, estudei e passei, hoje gozo dos benefícios do sacrificio.

    Todos sabemos que por mais que tentem "derrubar" o Exame de Orem, as possibilidades são muito remotas de se conseguir o fim do exame, já que a OAB é uma instituição poderosa, de muita influência, seja ela financeira ou politica, assim, sugiro aos colegas que pretendem ser advogados um dia que sejam aplicados aos estudos e enfrentem o exame com seriedade, tenho certeza que após serem aprovados mudarão de idéia sobre o fim da avaliação da OAB.

    Lembro que, como já dito anteriormente, sou respeitoso por todas as opiniões, mas também sou realista quanto à pretenção de alguns em derrubar o exame de ordem, por isso digo, é mais fácil serem criados outros "exames de ordem" do que o da OAB ser extinto, pois como se sabe vivemos em um País onde a corrupção prospera, e com certeza existem outras classes profissionais se empenhando em criar seu "exame", pois é muito lucrativo.

    Abraço a todos, e boa sorte!

    P

    PriAlessandra Segunda, 31 de janeiro de 2011, 14h21min

    A parte que mais revolta a nós que trabalhamos com Direito todos os dias é que na verdade o Tal exame que julga e prepara advogados aprova gente como alguns que comentaram aqui neste topico. Pessoas ignorantes, egoistas, estupidas e interessadas apenas em seu proprio bolso e interesses. Esses sim são os advogados aprovados com todo louvor e merito pela OAB. Afinal eles querem junto com eles pessoas da sua propria "laia"... Felicidades aos que fizeram comentarios dignos de serem lidos. Aos outros sinto muito meu silencio.
    Eu apenas acho que um exame do porte do de Ordem não deveria ter um custo tão alto, afinal nós proibe de trabalhar então vejamos com que dinheiro pagamos os R$ 200,00 cobrados por eles? Para o deslocamento, pois só é realizado em grandes centros, custa dinheiro também. Cursinhos preparatórios ( essa maquina de enriquecer membros da oab e familiares) custam muito dinheiro. Com que serviço pagaremos tudo isso se somos proibidos de trabalhar? Quem não tem pai rico não faz, não estuda?? Como sempre digo: Brasil o país dos ricos, pois pobre não tem vez.

    S

    SS Aguera Sexta, 25 de fevereiro de 2011, 13h55min

    Como já propus em outro tópico, que na verdade é sobre o mesmo assunto,
    encerremos com chave de ouro ,chamando esse "levante" pelo nome correto:

    ABOLIÇÃO DOS BACHARÉIS DE DIREITO

    ha ha ha ,se a moda pega !!

    L

    Laercio Angelim Sexta, 13 de abril de 2012, 17h14min

    Perda de tempo discutir...
    Os bacharéis sabem de tudo...

    L

    Laercio Angelim Sexta, 13 de abril de 2012, 20h23min

    Passei na OAB de primeira sem cursinho nem nada.
    Não consigo entender como o povo não passa.
    Não estou dizendo que todo mundo tem que passar de primeira, mas não entendo como tem gente que faz 3 - 4 vezes e não passa.
    Detalhe é que na 2º fase fiz direito do trabalho que muita gente diz ser uma prova de outro mundo.

    Engraçado é que todo bacharel acha que sabe tanto quanto um advogado ou mais.
    Pra mim quem terminou a faculdade sem ler um livro de doutrina inteiro não merece ser chamado de advogado.
    Já repararam que bacharéis detestam livros e amam aqueles resuminhos?

    Melhor estudar do que ficar falando besteira.
    Esses que ficam dizendo: "O pessoal de antigamente...." e "O exame é inconstitucional". NUNCA SERÃO!

    S

    slIA Segunda, 14 de maio de 2012, 21h12min

    Não, não vamos acabar com isso!!! o nivel dos adovogados ja é pessimo com o exame da ordem, imagine sem ele

    va estudar...

    E

    Elizabeth Lombardi Sexta, 25 de maio de 2012, 0h51min

    Dra. Andréa Zamaro, lí seu comentário ( embora de 2008)e até concordo com sua opinião salvo o "E aí, só resta a estes serem BACHARÉIS !! " .
    O título de Bacharel é motivo de orgulho e não de comparação com "restos" , mesmo porque temos muitos bacharéis exercendo atividades as quais se utilizam de todos os conhecimentos jurídicos que não seja estritamente advogar.
    Eu mesma dou aula sobre certas matérias em escola bastante qualificada e conhecida com o "meu título de B A C H A R E L ".
    Abraço a todos.
    ADORO esse Forum!!!!!

    E

    Elizabeth Lombardi Sexta, 25 de maio de 2012, 0h53min

    Muito radical!

    V

    Vanderlei Sasso Sexta, 25 de maio de 2012, 1h23min

    Comentário apagado pelo usuário

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Sexta, 25 de maio de 2012, 7h13min

    Me da um copo daquilo que bebeu.... ;-)

    A

    Ana Werneck Sexta, 13 de julho de 2012, 14h44min

    Sou Contadora, fiz o Exame de Suficiência do CRC em 2003, e passei de primeira, no ano seguinte, alguns advogados entraram com uma liminar e lamentavélmente derrubaram esse exame, mas em 2010 o Exame de Suficiência voltou novamente fortalecendo a classe contábil.
    Hoje sou graduanda em Direito e repudio quem tenta abolir o exame da OAB.
    Vai estudar !!!!!
    Invés de perder tempo escrevendo besteiras nos fóruns importantes como esse...

    S

    slIA Sábado, 22 de dezembro de 2012, 19h51min

    a vida do advogado é ardua.. se vc não consegue nem passar no exame da ordem, desista.. vc não vai dar nem para o começo.. pare tudo e escolha outra profissão

    O exame da ordem é o mínimo do mínimo.se vc não ultrapassar essa barreirinha , imagine o resto.rsrsrsrsrsr vc não imagina o que advogar nem faz idéia.

    I

    Insula fênix Suspenso Sábado, 22 de dezembro de 2012, 22h42min

    TESTE DE SUFICIÊNCIA MENTAL

    Responda ao questionário abaixo:

    1 - Será que algum pretenso advogado se disporia a ser operado por algum suposto cirurgião, que detivesse ele apenas o certificado de conclusão do curso, sem sequer ter sido testado o nível de conhecimento e domínio do assunto???

    2 - Será que algum pretenso advogado se disporia a contratar um suposto engenheiro para construir sua casa, que detivesse ele apenas o certificado de conclusão do curso, sem sequer ter sido testado o nível de conhecimento e domínio do assunto???

    3 - Será que algum pretenso advogado se disporia a contratar um suposto contador para cuidar de seus impostos e tributos, que ele detivesse apenas o certificado de conclusão do curso, sem sequer ter sido testado o nível de conhecimento e domínio do assunto???

    Resultado:
    Se vc disse sim para 1 ou 2 ou todas as questões vc merece ser reprovado!!!!!!

    Tem de ser muito doido pra fazer uma coisa dessas!!!!!

    Deus me livre contratrar alguém só porque ela tem apenas o certificado!!!!

    Cruz Credo!!!!!

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Quinta, 27 de dezembro de 2012, 14h12min

    Insula:

    2)
    O grande problema da CREA ao meu ver é que não há prova. Alem disso, um engenheiro elétrico ou químico pode assinar a planta de uma casa de até 4 andares.

    I

    Insula fênix Suspenso Quinta, 27 de dezembro de 2012, 16h52min

    Esse é o problema, amigo Sven.

    Talvez por isso temos diversos casos de desabamento (e com vitimas fatais) por erros de cálculos.

    Um caso claro do quão necessário é o exame da OAB e que deveria o mesmos ser extendido a todas as carreiras.

    Com certeza se passarem por tais problemas, os desejosos do fim do exame venham a querer que tais profissionais tmb tivessem um orgão que os expussem a sabatina para testar o domínio da matéria a que se dizem conhecedores.

    Aproveito para desejar-lhe um Feliz 2013!!

    J

    jpo Sexta, 15 de fevereiro de 2013, 12h37min

    caros Colegas de BRASÌLIA - DF Meu intuito, é propagar a Faculdade FACITEC onde faço o Curso de direito 1º Semestre. È uma excelênte Instituiçao de Ensino Superior, as instalações são ótimas, o corpo docente são extremamente competente. Neste caso, como a FACITEC tem um programa de aluno parceiro, onde quem indica um novo aluno recebe deconto na mensalidade, e haja vista que preciso desse desconto para Aliviar mais o preço da mensalidade, faço esse anúncio. Se você ler este, interessar ajudar-me e estudar nessa excelente Faculdade (FACITEC) entre em contato com meu e-mail [email protected] para que eu possa te indicar e receber meu desconto, e você estará platando uma ótima semente na sua vida. UM FORTE ABRAÇO E QUE DEUS TE ABENÇOE.

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Sexta, 15 de fevereiro de 2013, 12h47min

    "Os Exames da OAB são realizados três vezes por ano e são divididos em duas fases. Na primeira fase do Exame, 20% dos acadêmicos da FACITEC foram aprovados. Na segunda, esse percentual aumentou para 73%. "

    Ou seja, na verdade o percentual de 20% caiu para 14,6% e não aumentou para 73%, já que quem passa na 1a fase não faz a 2a fase.

    I

    izalpino Quinta, 04 de julho de 2013, 9h56min

    BOM DIA CAROS COLEGAS, BACHAREIS EM DIREITO E ESTUDANTE DE DIREITO DE TODO BRASIL.

    Caros colegas esta na hora de nós unirmos força e lutarmos para que o fim do EXAME DE ORDEM seja exterminado da agenda dos formandos em direito.

    senão vejamos:

    A OAB DISSE AO CONGRESSO QUE SOMOS HOJE APROXIMADAMENTE QUATRO MILHÕES DE BACHAREIS EM DIREITO NO BRASIL, O QUE É UMA MENTIRA ABSURDA, POIS NÃO PASSAMOS DE QUINHENTOS MIL.

    A OAB arrecada anualmente mais de oitenta milhões de reais com o famigerado exame, não tendo ela que prestar conta a ninguem para onde vai este dinheiro.

    CAROS COLEGAS, o brasil parou nos ultimos dias com protestos em todas as cidades Brasileiras, e com os protestos o Congresso nacional resolveu trabalhar e já votaram varios projetos de lei com grande importancia, como A LEI QUE CONSIDERA A CORRUPÇÃO COMO CRIME HIDIONDO, O ARQUIVAMENTO DA PEC 37, O ARQUIVAMENTO DO PROJETO DE LEI DA GAY, E POR ULTIMO O FICHA LIMPA PARA SERVIDOR PUBLICO.
    AINDA OS PROTESTOS CONSEGUIRAM A REDUÇÃO DAS PASSAGEM EM VRIAS CIDADES DO BRASIL.

    Desta forma esta não hora de nós bachareis e estudantes de direito nos mobilizarmos e cobrarmos do congresso a votação do projeto de lei que ACABA COM A EXIGENCIA DO EXAME DE ORDEM PARA EXERCICIO DA ADVOGACIA.

    EXISTE NO SAIT AVAAZ.ORG UMA PETIÇÃO COM QUE BUSCA ASSINATURAS PARA SER ENVIADAS AO COMGRESSO NACIONAL PEDINDO O FIM DESTE EXAME. A PETIÇÃO ESTA PEDINDO 1.000.00 ASSINATURAS VAMOS COLOCAR LÁ 100.000.00, E VAMOS PARA RUA, BUSCAR NOSSO DIREITO DE TRABALHAR COMO ADVOGADOS.

    BUSQUEM DIVULGAR EM SUAS PAGINAS DE RELACINAMENTOS. ESTA LUTA.

    GRATO