Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/noticias/61644
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

A desconsideração da personalidade jurídica no Código de Defesa do Consumidor

A desconsideração da personalidade jurídica no Código de Defesa do Consumidor

Publicado em . Elaborado em .

O atual artigo busca percorrer, precisamente, o conceito da desconsideração da personalidade jurídica e apresentar os seus requisitos de aplicação nas relações de consumo.

Antes de adentrarmos no cerne deste artigo, resta fundamental conceituarmos a desconsideração da personalidade jurídica. A desconsideração da personalidade jurídica é um incidente processual utilizado para romper a proteção concedida pela sociedade personificada aos sócios, ao passo de coibir eventuais afrontas à legislação e eventuais fraudes.

Nessa toada, tanto a legislação civilista (art. 50) quanto a consumerista (art. 28), passaram a adotar regramentos para a ocorrência desse incidente processual.

No tocante a legislação consumerista, a desconsideração da personalidade jurídica poderá ocorrer quando comprovada a existência da relação de consumo, isto é, quando no pacto negocial vislumbrarem nos polos tanto a figura do consumidor quanto a figura do fornecedor.

Ao passo que, para que ocorrer a desconsideração, é fundamental o preenchimento dos requisitos contidos no art. 28 do CDC, quais sejam:

O juiz poderá desconsiderar a personalidade jurídica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infração da lei, fato ou ato ilícito ou violação dos estatutos ou contrato social. A desconsideração também será efetivada quando houver falência, estado de insolvência, encerramento ou inatividade da pessoa jurídica provocados por má administração.

Frente às observações retro expostas, nota-se que o Direito do Consumidor adota a Teoria Menor para a desconsideração da personalidade jurídica.

O Direito do Consumidor é muito enaltecido durante esta época, posto que diversos fornecedores, interessados em locupletar-se ilicitamente, propagam informações enganosas graças à Black Friday. Todavia, esse período pode ser muito útil para aquele consumidor prudente.


Autor

  • EBRADI

    Escola Brasileira de Direito - www.ebradi.com.br

    A EBRADI – Escola Brasileira de Direito tem como missão transformar a educação jurídica, colaborar para humanização do direito e alçar nosso aluno a um patamar de excelência no mercado de trabalho, e tem como visão ser referência nacional e internacional de qualidade no ensino do direito.

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.