Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/62490
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Breve ensaio sobre a Autotutela Possessória

Temos hoje, em matéria possessória, duas espécies de autotutela

Breve ensaio sobre a Autotutela Possessória. Temos hoje, em matéria possessória, duas espécies de autotutela

Publicado em . Elaborado em .

O atual artigo busca trilhar um caminho preciso e conciso acerca de um dos meandros contido no tema dos Direitos Reais.

Nosso presente ordenamento jurídico adota, por regra geral, que o sujeito não pode exercer a justiça pelas próprias mãos, sem a intermediação do Judiciário. 

No entanto, existem situações excepcionais em que o legislador permite que o indivíduo exerça a justiça “por mão própria”, ou seja, por meio de seus próprios esforços, enquadrando-se na chamada autotutela. 

Alguns artigos do Código Civil trazem a autotutela. Diante disso, nota-se que tal instituto só poderá ser invocado caso exista previsão legal para tanto. Além disso, o próprio CC dispõe que: 

Art. 188- não constituem atos ilícitos: 

I – os praticados em legítima defesa ou no exercício regular de um direito reconhecido.

Temos hoje, em matéria possessória, duas espécies de autotutela, quais sejam:  a auto defesa da posse e a restituição da posse pelo desforço imediato.

A primeira espécie nada mais é do que a defesa da posse pelo esforço imediato do próprio possuidor, quando, durante o exercício da posse, um terceiro tenta praticar o esbulho.

A segunda espécie de autotutela, refere-se, a posse que já foi perdida, podendo o antigo possuidor tentar recuperá-la. Para tanto deverá valer-se dos recursos físicos (força física) de que disponha, sem que se recorra ao Judiciário.

Destarte, resta salientar que devem constar dois requisitos para a autodefesa ou restituição, a saber: resposta imediata do legítimo possuidor ao ofensor da posse e reação proporcional à ação empregada pelo ofensor da posse.


Autor

  • EBRADI

    Escola Brasileira de Direito - www.ebradi.com.br

    A EBRADI – Escola Brasileira de Direito tem como missão transformar a educação jurídica, colaborar para humanização do direito e alçar nosso aluno a um patamar de excelência no mercado de trabalho, e tem como visão ser referência nacional e internacional de qualidade no ensino do direito.

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.