Longas filas no banco agora geram indenizações

29/01/2017 às 15:17
Leia nesta página:

Advogado ajuíza ação indenizatória, em face do Banco Itaú S.A., por ter esperado atendimento bancário em fila por 45 minutos, e ganha em primeira instância.

O advogado especialista nas causas consumeristas demandou uma ação indenizatória em face da poderosa instituição financeira Banco Itaú S.A, devido a falha na prestação de seus serviços ao consumidor. 

No dia 21-11-2016, o consumidor fora ao banco para realizar uma operação bancaria qualquer, ao chegar na fila percebeu que existiam poucas pessoas aguardando para serem atendidas na fila do caixa. Então o mesmo decidiu retirar uma senha e aguardar o atendimento.

Acontece que, devido à nova Lei nº 4.758/06, que determina que as instituições financeiras coloquem uma divisória para separar os caixas do público, o consumidor não pôde perceber que só existiam três caixas funcionando, sendo um para atendimento ao idoso e gestante, outro para clientes convencionais e outro para atendimento a clientes especiais, reconhecidos como Gold, Uniclass, Personalité etc.

O consumidor ficou na espera por mais de trinta minutos, pois só havia um caixa para atender aqueles que não são clientes da rede bancária, causando-lhe um constrangimento no seu ambiente de trabalho, pois devido a falha na prestação de serviço do banco, o consumidor recebeu uma advertência verbal por ter se atrasado na reunião marcada na empresa.

Para azar do banco, o consumidor prejudicado é especialista nesse tipo de problema, e entrou com uma ação na justiça de pequenas causas em face do Banco, obtendo êxito.

O processo fora distribuído para o 3º Juizado Especial Cível da Comarca de Niterói - RJ sob a guardar da doutora Juíza Leiga - Aline Sposito Simões, sendo ratificado/homologado pela Juíza de direito - Dra Ana Paula Cabo Chini. As Magistradas entenderam que o tempo não é apenas dinheiro, mas qualidade de vida, vida em sentido próprio.

Então o consumidor faz jus a indenização por permanecer à espera de atendimento superior a meia hora dentro da agência bancária, condenando o réu - Banco Itaú S.A em indenizar o consumidor. Da decisão ainda cabe recurso, entretanto é um marco no Judiciário Brasileiro.

O advogado explica que, "como essa falha na prestação de serviço bancário é rotineiro para a grande maioria dos consumidores que necessitam utilizar esses tipos de serviços bancários, muitos desconhecem seus direitos e aqueles que demandaram na justiça perdem a ação por causa do despreparo de alguns Magistrados responsáveis pelo julgamento do processo, sob a fraca tese de mero aborrecimento ao cliente. No presente caso, as doutas Magistradas estão de parabéns pela sabia e justa decisão, além de conhecerem profundamente o Código de Defesa do Consumidor,  aplicaram ao caso concreto o que determina a Lei Estadual nº 4.223/03.

Além disso, na Cidade de Niterói existe a Lei Municipal 2.312/06 que em seu artigo 2º determina o tempo razoável de quinze minutos. Ainda obriga as instituições bancarias no âmbito da Cidade de Niterói a oferecer aos consumidores: banheiro privativo separando homem, mulher e deficiente físico; água potável e cadeiras confortáveis para espera. Quase noventa por cento dos bancos da Cidade de Niterói não cumprem com essa Lei, por sua vez, os consumidores também desconhecem e por isso não procuram os seus direitos na Justiça.   Como havia dito acima, essa decisão das Magistradas é pioneira e com certeza irá mudar para melhor a prestação dos serviços oferecidos pelos Bancos no mercado à todos os consumidores. isso é um marco e deve ser seguido por todos os Magistrados".    

Dr. Renato Brito Brandão - processo: TJRJ0073978-43.2016.8.19.0002

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Dr. Renato Brito Brandão

advogado especialista nas áreas: direito do consumidor; previdenciário; trabalhista e imobiliário.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos