Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Pré-lançamento da obra “Relatos sobre a Investigação de Crimes Cibernéticos”

26/07/2022 às 05:46

A editora Juspodivm anunciou o pré-lançamento da obra: Relatos sobre a Investigação de Crimes Cibernéticos coordenada por Higor Vinicius Nogueira Jorge e Gaetano Vergine, delegados de polícia da Polícia Civil do Estado de São Paulo.

De acordo com Gaetano Vergine e Higor Jorge, o fato de vivenciar o dia a dia da investigação de crimes cibernéticos e observar a dificuldade de muitos profissionais na compreensão dos seus principais aspectos os estimulou a convidar profissionais com profundos conhecimentos na área para que narrassem, de forma didática, casos práticos e aspectos essenciais da investigação destes delitos.

A área da tecnologia possui especificidades que muitas vezes desestimulam o ingresso de profissionais de outras áreas e, quando se trata da investigação de crimes cibernéticos a premissa também se aplica, considerando que surgem inúmeras dificuldades na compreensão dos referidos procedimentos.

A obra objetiva preencher esta lacuna e oferecer informações sobre os principais recursos utilizados durante a investigação de crimes cibernéticos.

A obra foi escrita pelos seguintes autores: Dário Taciano de Freitas Junior, Emerson Wendt, Gaetano Vergine, Higor Vinicius Nogueira Jorge, Leandro Dias Catini, Lidia Mara Barci, Luiz Pereira de Lyra Neto, Nayara Caetano Borlina Duque, Paulo Henrique de Oliveira, Ricardo Magno Teixeira Fonseca, Roberto Buery Silva, Silvia Fagundes Theodoro da Silva, Swami Otto Barboza Neto, Thiago Cirino de Moura Chinellato, Vander Cristian Rodrigues e Vytautas Fabiano Silva Zumas.

A obra pode ser adquirida no endereço: https://www.editorajuspodivm.com.br/relatos-sobre-a-investigacao-de-crimes-ciberneticos-2022. Os autores disponibilizaram uma amostra da obra no referido endereço, bem como mais informações sobre ela.

 

Mini currículos dos coordenadores

Gaetano Vergine

Ingressou na Polícia Civil de São Paulo em 1979. Ocupou os cargos de motorista policial, investigador de polícia e Delegado de Polícia. Trabalhou em Plantões de Polícia Judiciária, durante 18 anos foi titular da Delegacia Especializada em Investigações Gerais, titular da Divisão de Crimes contra o Patrimônio e da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER) do Departamento Estadual de Investigações Criminais DEIC/SP. Foi diretor da Corregedoria Geral da Polícia Civil, do Departamento Estadual de Investigações Criminais- DEIC/SP, do Departamento de Inteligência da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Judiciaria da Capital DECAP/SP, atualmente atua como Diretor do Departamento de Polícia Judiciária do interior 6 DEINTER 6. É também professor da Faculdade de Direito da Universidade Metropolitana de Santos e professor de Gerenciamento de Crises da Academia da Polícia Civil de São Paulo. É Graduado em Ciências Jurídicas, Mestre em Direito e formado no Curso Superior de Polícia da Academia de Polícia Civil de São Paulo, além de ter em seu currículo vários cursos de qualificação. Com 43 anos no serviço público de Polícia Judiciária, investigou casos simples e complexos como latrocínios, homicídios, extorsões mediante sequestro e crimes cibernéticos.

 

Higor Vinicius Nogueira Jorge

Delegado de Polícia, mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul UEMS, professor concursado da Academia de Polícia na Polícia Civil do Estado de São Paulo, titular da cadeira 30 da Academia de Ciências, Artes e Letras dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo e membro do Conselho de Ética da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo. Também é membro da Associação Internacional de Informática Forense (ASIIF), da Associação Internacional de Investigação de Crimes de Alta Tecnologia (Htcia) e da Associação Internacional da Polícia (Ipa Brasil), além de professor de inteligência cibernética do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Apresentou aulas nas pós-graduações das seguintes instituições: MeuCurso, Complexo de Ensino Renato Saraiva (Cers), Escola Brasileira de Direito (Ebradi), Escola Superior de Advocacia da OAB-SP (ESA-OAB/SP Campinas), Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra Campinas e Damásio Educacional. Em 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 foi escolhido na categoria Jurídica entre os melhores Delegados do Brasil pelo Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social.

 

Webstories
Sobre o autor
Higor Vinicius Nogueira Jorge

Delegado de Polícia, mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul – UEMS, professor concursado da Academia de Polícia na Polícia Civil do Estado de São Paulo, titular da cadeira 30 da Academia de Ciências, Artes e Letras dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo e membro do Conselho de Ética da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo. Também é membro da Associação Internacional de Informática Forense (ASIIF), da Associação Internacional de Investigação de Crimes de Alta Tecnologia (Htcia) e da Associação Internacional da Polícia (Ipa – Brasil), além de professor de inteligência cibernética do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Apresentou aulas nas pós-graduações das seguintes instituições: MeuCurso, Complexo de Ensino Renato Saraiva (Cers), Escola Brasileira de Direito (Ebradi), Escola Superior de Advocacia da OAB-SP (ESA-OAB/SP – Campinas), Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – Campinas e Damásio Educacional. Em 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 foi escolhido na categoria “Jurídica” entre os melhores Delegados do Brasil pelo Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social. Autor/coautor de livros sobre direito, tecnologia, investigação criminal tecnológica e educação digital.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos