ATOS ADMINISTRATIVOS – PRESUNÇÃO DE VERACIDADE

Leia nesta página:

Responsabilidade civil das ações presumem a veracidade dos atos administrativos.

 

Um dos princípios da administração pública é a legalidade, que disserta sobre as ações, nos orientando á realizar somente aquilo que está previsto em Lei.

Válido é mencionar que para expedição de documentos oficiais é necessário que exista competência. Lembremos ainda que para realizar qualquer ato administrativo o funcionário segue regimentos e normas, e nos casos hipotéticos de erro, dolo, benéficos a si ou a terceiros, entre outras ações, pode-se recorrer.

Lembremos ainda que a presunção de veracidade seja um dos atributos dos atos administrativos:

os atos administrativos são presumidos verdadeiros e legais até que se prove o contrário. Assim, a Administração não tem o ônus de provar que seus atos são legais e a situação que gerou a necessidade de sua prática realmente existiu, cabendo ao destinatário do ato o encargo de provar que o agente administrativo agiu de forma ilegítima. Este atributo está presente em todos os atos administrativos. (BARBOSA,2019).

 

Mesmo que a presunção de veracidade de um documento dito oficial não seja absoluta, ela deve prevalecer diante da ausência de provas que levem a constatar uma possível invalidade.

Diante disso, podemos afirmar, que diante deste caso concreto, ainda presume-se a veracidade daquilo que consta em tal certidão, até que ocorra protesto em relação a tal fato.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 23ª edição. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

VIAPIANA, Tábata. Sem provas de invalidez, prevalece presunção de legitimidade do ato administrativo. Responsabilidade Civil. Conjur. Agosto de 2019.

Sobre a autora
Hayume Camilly Oliveira de Souza

Educadora Social, Bacharela em Administração Pulica pela UNEMAT, graduanda no 4 período de Bacharelado em Direito na UNEMAT, Especialista em Gestão de RH, Especialista em Direito do Trabalho, e Pós- Graduanda em Interpretação e Tradução de LIBRAS, ambos pela FAMART.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos