Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br
Artigo Selo Verificado Destaque dos editores

Processo judicial eletrônico (PJe): versão, protelação ou ressurreição?

Agenda 23/10/2015 às 10:33

A demora do PJe na versão 2.0 é denunciada neste escrito. Os deficientes visuais estão às cegas com o hodierno PJe.

O articulista é cego e, de há muito, luta pela acessibilidade plena no Processo Judicial eletrônico (PJe). Tanto que, em um primeiro momento fez parte da Comissão do PJe-JT[1], onde ficara sabendo que a versão 1 (um) dele é inacessível. Ainda assim, nomeado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB)[2], figura para participar das reuniões do PJe no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), onde nunca fora convocado para tanto.

Com todas as vênias, a questão PJe no CSJT leva o autor a cogitar: a uma, dá-se a impressão que os deficientes visuais não são ouvidos pelo dito órgão e, a duas, a figura do jurista, que representa a advocacia naquele Conselho, também é olvidada. O que é de todo lastimável, visto que o processo é o veículo de satisfação do direito material das partes e o advogado não deve ser deslembrado como agente fundamental na Administração da Justiça (art. 133 da CF/88).

Até agora, é bom que se diga, o CSJT trabalha em sucessivas alterações da versão 1 (um) do PJe; com quanto, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) labuta na verão 2 (dois), afirmando que esta cumprirá os requisitos da acessibilidade, por estar em conformidade com WCAG[3]. Perdoado o trocadilho, só se tem de concreto um discurso sobre versão, visto que os deficientes visuais ainda não se veem com a tão sonhada acessibilidade.

Por outro lado, estranhamente, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região colima extinguir uma ferramenta digital para peticionar um processo físico. Leia-se:

“OAB questiona fim da petição eletrônica em processos físicos no TRF-1

quarta-feira, 14 de outubro de 2015 às 17h38

Brasília – A OAB Nacional e a Seccional piauiense propuseram ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) a adoção de um procedimento de controle administrativo no TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), onde, após decisão do magistrado que preside o órgão, ficou vedado o peticionamento eletrônico via e-Proc em processos físicos desde 23 de agosto. O CNJ estabeleceu prazo de 72 horas para manifestação do tribunal.

O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, entende que a medida constitui severa restrição ao acesso à jurisdição. “Da mesma forma, é certo que a vedação ao peticionamento eletrônico em processos físicos significa cercear e amesquinhar o livre exercício da advocacia, um prerrogativa legal conferida a todos os advogados”, apontou.

Com fim da permissão de utilização do sistema e-Proc para peticionar em processos físicos, os advogados serão obrigados a percorrer grandes distâncias para atuar em processos da jurisdição do TRF-1, que congrega um total de 14 estados e abrange distâncias que podem chegar a milhares de quilômetros.

HISTÓRICO

Ao tomar conhecimento do fato, a OAB Nacional enviou ofício ao presidente do TRF-1, mas não obteve resposta. Ao todo, quatro resoluções da presidência do tribunal são questionadas: a primeira estabeleceu em 7 de junho de 2015 o fim do peticionamento eletrônico via e-Proc em processos físicos, e as demais prorrogaram o prazo sucessivamente.

Diante da definição do dia 23 de agosto de 2015 como o fim da aceitação do e-Proc nos processos em papel e da total ausência de respostas, a OAB Nacional e a Seccional do Piauí levaram a questão ao CNJ”[4].

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Neste quadrante, vez outra, os deficientes visuais são acobertados pelo manto mágico da invisibilidade: “eles já são cegos e os outros são cegos para com eles”. Enquanto isso, o PJe para esta classe vulnerável, significa protelação quanto aos direitos assegurados pela Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada na plaga brasileira pelo Decreto nº 6.949/09 com equivalência de Norma.

Derradeiramente, para não se alongar com o desumano tratamento que os operadores jurídicos com deficiência visual vêm amargando, exora-se do CNJ que ponha a banda na rua, isto é, que lance o PJe na versão 2 (dois) e jogue luz sobre as trevas que são tão conhecidas dos humanos despidos da visão. Ocorra, pois, a ressurreição do PJe timbrado pelo Lázaro insepulto[5]!


Notas

[1] Ato nº. 364/CSJT.GP.SG.  de 01/10/2013, assinado pelo Presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho; e  ATO CSJT.GP.SG N. 153, publicado em 15 de maio de 2014 de lavra da Presidência do Tribunal Superior do Trabalho.

[2] Portaria nº 141 /2015: “para representar o Conselho Federal da OAB Comissão Permanente de Acessibilidade do Sistema Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho” (cf. ofício 714/2015, firmado pelo presidente Marcus Vinícius Furtado Coelho).

[3] Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), preconizado pela Carta de Princípios da Comissão Permanente de Acessibilidade do PJe-JT, na data de 16/01/2014, onde este escritor fora um dos subescritores, in: http://www.trtsp.jus.br/indice-noticias-em-destaque/18350-comissao-permanente-de-acessibilidade-do-pje-jt-divulga-carta-de-principios  - acessado na data em 19/10/2015.

[4] Acessado em 19/10/2015 in: http://www.oab.org.br/noticia/28858/oab-questiona-fim-da-peticao-eletronica-em-processos-fisicos-no-trf-1 .

[5] “Depois destas palavras, exclamou em alta voz: Lázaro, vem para fora!”.  (João, cap. 11, v. 43).

Sobre o autor
Emerson Odilon Sandim

Procurador Federal aposentado e Doutor em psicanalise

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

SANDIM, Emerson Odilon. Processo judicial eletrônico (PJe): versão, protelação ou ressurreição?. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 20, n. 4496, 23 out. 2015. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/43777. Acesso em: 27 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!