CONCLUSÃO
Conforme amplamente analisado ao longo deste trabalho, que objetivou constituir-se em breve estudo acerca do histórico contexto do uso religioso da ayahuasca no Santo Daime, pode-se constatar que há relevância maior sobre o poder de família, com foco na liberdade de crença da criança e do adolescente, tema este que conforme tivemos a oportunidade de notar é de real importância vez que é a família base de um Estado digno.
Ficou constatado que a família, formada por uma instituição afetiva e harmoniosa, um lugar onde se encontra proteção, dentro do qual os pais são capazes de orientar o ensino e a disciplina, o que envolve uma introdução no desenvolvimento religioso. E, para haver uma convivência harmoniosa entre seus membros é necessária à compreensão dos pais, e a obediência dos filhos, para com estes. Portanto, o cenário que se evidencia é o do reconhecimento da sucessiva autonomia das crianças e dos adolescentes no decorrer de seu desenvolvimento, e do reconhecimento do relacionado ganho de capacidade, no qual envolvem em reconhecer as crianças e de exercer por si mesmo os direitos fundamentais dos quais são titulares.
Verificou-se que hoje o poder familiar é um direito, mas também um dever que os pais assumem sobre os filhos para que a família esteja ajustada, buscando a convivência pacífica entre os seus membros. A sociedade prevê a igualdade entre as pessoas e isto se estende à autoridade dos pais. São poderes conferidos aos pais, sempre com a finalidade de proteger a criança ou adolescente quanto aos perigos que possam vir a existir, bem como para a preparação da vida.
Neste seguimento, falamos sobre a participação das crianças no Santo Daime onde a prática é interpretada como sendo desenvolvida em ambiente educacional no qual cercam práticas relevantes à criação da personalidade dos sujeitos atraídos e na permanência de suas práticas.
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Notas
[1] A Barquinha é um sistema religioso sincrético do Brasil.É composta por centros espíritas que comungam da ayahuasca, fundada por Daniel Pereira de Matos, o Frei Daniel, que também foi companheiro do Mestre Irineu. Ela é o único grupo destes três no qual não há doutrinas que confiram aspectos sobrenaturais ao seu mestre fundador. É também o único no qual a ayahuasca não é bebida em todos os rituais, e que conta com frequentadores assíduos que não comungam o chá e nem são membros do grupo.
[2] A União do Vegetal (UDV) é uma religião de origem brasileira e um dos caminhos para o desenvolvimento espiritual do ser humano. Em seus rituais religiosos, os discípulos bebem o Chá Hoasca, e chegam a um estado de concentração mental chamado de borracheira. Durante o efeito do Chá, reunidos em sessões em templos da União do Vegetal, estudam os ensinos espirituais e a doutrina do Mestre Gabriel, que em sua forma simples de ensinar, explicou que com o Vegetal encontrou “um jeito de tirar a maldade do coração das pessoas”.