Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br
Artigo Selo Verificado Destaque dos editores

A história da educação e a construção de metodologias ativas no mundo contemporâneo:

o direito educacional e a didática para a efetividade do ensino-aprendizagem

Exibindo página 4 de 4
Agenda 10/06/2020 às 15:15

8. CONCLUSÃO

Dos fatos narrados, observou-se que o ser humano sempre buscou o saber segundo critérios racionais. Ora essa busca racional se deu com base numa liberdade de pensamento e exercício de crítica, como aconteceu na Grécia Antiga, no Iluminismo e nos tempos atuais, ora a racionalidade está vinculada a um interesse ideológico de um fator real de poder prevalecente, que vai subjugar corpos, mentes e governos, como ocorreu na Idade Média e nas ditaduras. A educação não fica imune a esses percalços.

A função emancipatória da educação, conforme evidenciado no trabalho, deve ser cada vez mais colocada em evidência, pois o conhecimento existe para o exercício da cidadania, para o ingresso no mercado de trabalho e para a realização de uma vida plena em sociedade. O engajamento de ser estatal, da sociedade civil e do setor empresarial no desenvolvimento de uma educação multinível, capaz de proporcionar o crescimento individual dos sujeitos e a evolução das sociedades, com produção de tecnologia e respeito à sustentabilidade.

Assim, as metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em jogos (game-based learning), a aprendizagem baseada em problemas, a peer instruction, a aprendizagem baseada em investigação, ou mesmo a aprendizagem baseada em casos, quando bem desenvolvidas e postas em prática em sala de aula, cumprem com o objetivo do legislador constituinte que ergueu o direito educacional à condição de direito fundamental social e também cumprem com a função epistemológica da didática como efetividade para um ensino-aprendizagem de qualidade.

Diante dessa realidade é que se torna possível a superação de uma educação tecnicista, obsoleta, e a construção, tanto no Brasil, como nos demais países, do cidadão consciente e responsável por si e pela comunidade em que vive, uma vez que a sua formação o preparou dentro de parâmetros emancipatórios.


9. REFERÊNCIAS

ABRANTES, Elisabeth Sousa. O legado de Heloísa: religião e educação feminina na Baixa Idade Média. In: VIEIRA, Ana Livia B.; ZIERER, Adriana (Org.). História antiga e medieval: rupturas, transformações e permanências: sociedade e imaginário. São Luís: Ed. UEMA, 2009. p. 141-150.

ALMEIDA, Wilson Ricardo Antoniassi de. A educação jesuítica no Brasil e o seu legado para a educação da atualidade. Revista Grifos, n. 36/37, p. 117-126.

BOROCHOVICIUS, Eli; TORTELLA, Jussara Cristina Barboza. Aprendizagem baseada em problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Revista Ensaio: Avaliação e políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n.83, abr./jun. 2014. p. 263-294.

BORTOLOTI, Karen Fernanda. História da educação. Rio de Janeiro: Seses, 2015.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

_______. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 15 abr. 2019.

BRETTAS, Anderson Claytom Ferreira. Johann Heinrich Pestalozzi, a trajetória e a fundamentação da pedagogia moral (1746/1827). Revista Profissão Docente,

 Uberaba-MG, v.18, n.39, jul./dez. 2018, p. 415-431.

CANDIDO, Maria Regina. Rupturas e transformações sócio-políticas na pólis de atenas no IV séc. a. C.. In: VIEIRA, Ana Lívia Bomfim; ZIERER, Adriana (org.). História antiga e medieval: rupturas, transformações e permanências: sociedade e imaginário. São Luís: Editora UEMA, 2009. p. 337-349.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. O círculo e a linha: da “liberdade dos antigos” à “liberdade dos modernos” na teoria republicana dos direitos fundamentais. In: CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Estudos sobre direitos fundamentais. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008. p. 7-34.

CANTO, Josi Zanette do et al. Ensino de ciências baseado em investigação: uma proposta didática inovadora para o uso de laboratórios on-line em AVEA. Revista Univap, São José dos Campos, v. 24, n. 44, jul. 2018, p. 54-63.

DOURADO, L.; S.C. SOUZA. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Revista Holos, ano 31, v. 5, 2015, p. 182-200.

GITAHY, Raquel Rosan Christino et al. Peer instruction: metodologia ativa de ensino e aprendizagem e suas ferramentas de interatividade gratuitas. Revista Colloquium Humanarum, v. 14, número especial, jul./dez. 2017, p. 644-650.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

LESSA, Fábio de Souza; Fabio Bianchini Rocha. Esporte, religião e a construção da identidade política entre os gregos antigos. In: VIEIRA, Ana Lívia B.; ZIERER, Adriana (org.). História antiga e medieval: rupturas, transformações e permanências: sociedade e imaginário. São Luís: Editora UEMA, 2009. p. 155-165.

MACIEL, Lizete Shizue Bomura; SHIGUNOV NETO, Alexandre. O ensino jesuítico no período colonial brasileiro: algumas discussões. Revista Educar, Curitiba, n. 31, 2008, p. 169-189.

MORAIS, Edson Elias de. A religião como dispositivo de biopoder: relações de poder no cristianismo contemporâneo. In: Seminário Internacional de Práticas Religiosas No Mundo Contemporâneo (LERR/UEL) 2017, Londrina. Anais... Londrina: UEL, 2017.

PETEAN, Antonio Carlos Lopes. Preconceito e etnocentrismo nas concepções de Michel de Montaigne e Claude Lévi-Strauss. Revista Vozes dos Vales, ano I, n. 2, 2012, p. 1-12.

ROCHA, Renata da. O princípio pro homine e a Constituição Federal de 1988: uma questão de valor. In: CAVALCANTI, Thais Novaes; SOUZA, Carlos Aurélio Mota de (Coord.). Princípios humanistas constitucionais: reflexões sobre o humanismo do século XXI. São Paulo: Letras Jurídicas, 2010.

ROCHA, Thiago dos Santos. A aplicação do código de defesa do consumidor à relação médico-paciente de cirurgia plástica: visão tridimensional e em diálogo de fontes do schuld e haftung. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017.

SILVA, José Afonso da. Prefácio. In: CAVALCANTI, Thais Novaes; SOUZA, Carlos Aurélio Mota de (Coord.). Princípios humanistas constitucionais: reflexões sobre o humanismo do século XXI. São Paulo: Letras Jurídicas, 2010.

SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira; SIQUEIRA, Euler David de. Etnocentrismo e imaginário nos discursos midiáticos sobre paris. Revista Conexão – Comunicação e Cultura, Caxias do Sul, v. 12, n. 23, jan./jun. 2013, p. 155-169.

TÔRRES, Moisés Romanazzi. A academia e a universidade. In: XIMENDES, Carlos Alberto; ZIERER, Adriana (Org.). História antiga e medieval: cultura e ensino. São Luís: Ed. UEMA, 2009. p. 295-307.

VIEIRA, Ana Lívia Bomfim. Democracia e desagregação política na Atenas clássica: a corrupção como sintoma. In: VIEIRA, Ana Lívia Bomfim; ZIERER, Adriana (org.). História antiga e medieval: rupturas, transformações e permanências: sociedade e imaginário. São Luís: Editora UEMA, 2009. p. 93-100.

Sobre o autor
Thiago dos Santos Rocha

Thiago dos Santos Rocha é um advogado e autor de livros e artigos jurídicos, graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. É especialista em Direito do Consumidor, em Direito Constitucional Aplicado e em Direito Processual Civil pela Faculdade Damásio. Em seus textos acadêmicos, promoveu o diálogo entre Direito e Game Studies, abordando temas como: videogames e epilepsia; advergames e publicidade infantil; gameterapia e planos de saúde; videogames e política nacional de educação ambiental; etc. Também publicou obras na área de Direito Médico, tendo escrito os livros "A violação do direito à saúde sob a perspectiva do erro médico: um diálogo constitucional-administrativo na seara do SUS" (Editora CRV) e "A aplicação do Código de Defesa do Consumidor à relação médico-paciente de cirurgia plástica: visão tridimensional e em diálogo de fontes do Schuld e Haftung" (Editora Lumen Juris).

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

ROCHA, Thiago Santos. A história da educação e a construção de metodologias ativas no mundo contemporâneo:: o direito educacional e a didática para a efetividade do ensino-aprendizagem . Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 25, n. 6188, 10 jun. 2020. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/82962. Acesso em: 22 dez. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!