Capa da publicação ADI 1.923-DF e limites do fomento público ao terceiro setor
Capa: Divulgação/STF
Artigo Destaque dos editores

A ADI 1.923-DF e os limites do fomento público ao terceiro setor à luz da Constituição da República

Exibindo página 3 de 4
19/04/2011 às 08:16
Leia nesta página:

4. Conclusões finais

A partir do advento da Constituição Federal de 1988, instalou-se entre nós – ao menos se pretende instalar -, um Estado Social e Democrático de Direito.

Os distintos plexos de normas jurídicas extraídas do Texto Constitucional revelam as notas essenciais desse modelo, quais sejam, respectivamente: (i) a intervenção estatal nos domínios econômico e social com vistas à realização da Justiça Social (Estado Social), a maior participação do povo na consecução dos interesses públicos, no processo decisório e na formação dos atos de governo (Estado Democrático) e a submissão do Estado e dos administrados à ordem jurídica, com a observância dos direitos e garantias fundamentais (Estado de Direito).

Para alcançar os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, previstos no art. 3º da Lei Maior, assegurando, por conseguinte, a Justiça Social, o Estado deve intervir na ordem econômica e social.

A intervenção estatal na ordem social, objeto do presente estudo, se dá de modo direito por meio da prestação de serviços públicos e de modo indireto por intermédio da atividade administrativa de fomento.

A par da identidade de regime jurídico, serviço público e atividade fomentadora não se confundem. No primeiro, o próprio Estado ou quem lhe faça as vezes (agente delegado) executa, de forma direta e imediata, a atividade material que satisfaça concretamente as necessidades coletivas, ao passo que na segunda, as referidas necessidades são satisfeitas de modo indireto e mediato, ou seja, o Poder Público incentiva as atividades dos particulares ou de outros entes públicos menores que as realizam. Haja vista que na outorga do incentivo ao agente fomentado não há o uso da coação, esta espécie de atividade administrativa também não se confunde com o poder de polícia.

O Constituinte de 1988, para tanto, demarcou, claramente, o espaço reservado à Administração Pública para a prestação de serviços públicos e aquele destinado ao desempenho da atividade de fomento. Esta última incide, principalmente, sobre as atividades econômicas desenvolvidas pelos particulares no âmbito da livre iniciativa, embora possa alcançar também as atividades de outros entes públicos menores.

À luz da Carta Magna, de igual modo, podem ser identificados, com clareza, os campos reservados ao Estado para a prestação de serviços públicos e ao particular para o exercício de atividade econômica, com ou sem finalidade lucrativa. Aquele sob regime de Direito Público, este sobre regime de Direito Privado.

Em face da relevância de determinadas atividades materiais para a sociedade, a Constituição da República atribui ao Estado o dever de assegurá-las à sociedade, por meio da prestação de serviços públicos, submetidas, portanto, a regime de Direito Público, além de permitir ao particular que as desenvolvam no âmbito da livre iniciativa, subordinadas ao regime de Direito Privado (com finalidade lucrativa) ou predominantemente de Direito Privado (sem finalidade lucrativa – organizações do Terceiro Setor). São exemplos: os serviços de saúde, educação, previdência e assistência social.

A atuação do particular no domínio social, como agente colaborador do Estado (organizações do Terceiro Setor), ou seja, o exercício das citadas atividades sem o intuito de lucro e com vistas à consecução das finalidades públicas e do bem comum tem como característica central o caráter complementar em face da atuação do Estado nessa área. Daí porque o ente estatal não pode se desvencilhar do encargo constitucional de prestar serviços públicos mediante a adoção exclusiva da atividade de fomento, na medida em que esta última alcança apenas uma atuação complementar do particular na área social, e não substitutiva da Administração Pública nesse âmbito.

A nítida separação entre o dever do Estado de prestar serviço público e o de desenvolver a atividade promocional não pode ser desprezada pelo legislador infraconstitucional no momento da edição das leis que disciplinem tais institutos, assim como pelo administrador público e pelo juiz, estes dois últimos quando da interpretação e aplicação dos respectivos instrumentos legislativos.

A obrigatoriedade da Administração Pública em prestar serviço público revela que atividade administrativa de fomento, calcada no princípio da subsidiariedade, não exige a adoção de um Estado Liberal, com a conseqüente atuação mínima do ente estatal nos domínios econômico e social, devendo o conteúdo e o alcance do mencionado princípio ser delimitado em consonância com as disposições constitucionais em vigor e não a partir de modelos alienígenas que não correspondam à nossa realidade jurídica, política, econômica e social.

A legítima atividade administrativa de fomento no domínio social deve obedecer aos princípios que regem a Administração Pública, explícitos e implícitos no Texto Constitucional, em especial, os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade administrativa, publicidade, eficiência, razoabilidade, proporcionalidade e segurança jurídica.

A ação promocional do Estado pode alcançar as atividades desenvolvidas pelos particulares, no âmbito da livre iniciativa e sob regime de direito privado, ou por entes públicos menores, nas seguintes áreas consideradas de relevante interesse público: saúde, educação, assistência social, cultura, proteção do patrimônio cultural brasileiro, práticas desportivas, desenvolvimento científico, a pesquisa e a capacitação tecnológica, meio ambiente, crianças, adolescentes e idosos - arts. 197, 199, 204, inciso II, 205, 213, 215, 216, 217, 218, 225, 227 e 230 todos da Constituição da República.

Há um campo fértil para o desenvolvimento da ação promocional no domínio social, com a inegável ampliação dos modelos de colaboração entre o Poder Público e os administrados para a consecução dos interesses públicos estabelecidos no ordenamento jurídico pátrio, a partir do advento da Constituição Federal de 1988, fruto da realidade sócio-econômica do País, do crescente aumento das demandas sociais e da impossibilidade do Estado de atendê-las.

Nos dias atuais, ganho relevo, pois, a sadia manutenção dessas relações jurídicas de cooperação entre o Estado e as organizações do Terceiro Setor. Todavia, o que se tem observado no plano infraconstitucional é a edição de leis esparsas que, a pretexto da promoção desse objetivo, extrapolam os marcos gizados na Constituição (em especial a não observância ao caráter complementar da atuação do agente fomentado), como por exemplo, a edição da Lei nº 9.637/98, que trata das Organizações Sociais.

A sistematização legislativa da atividade administrativa de fomento, nela incluindo-se a rígida disciplina dos instrumentos jurídicos para a sua implementação e os requisitos objetivos para a qualificação de agente fomentado e para a escolha do parceiro do Estado, tudo em consonância com os contornos traçados pela Constituição da República, é tarefa imprescindível e de máxima urgência.

Não se desconhece a dificuldade desse propósito, ante as peculiaridades que envolvem o tema e a necessidade de correção das inúmeras deficiências e omissões atualmente detectadas nos diversos diplomas legais esparsos. No entanto, uma vez alcançada, produzirá inestimáveis benefícios ao País e à coletividade, na busca de um autêntico Estado Republicano.


BIBLIOGRAFIA

ALCÁZAR, Baena. Sobre El concepto de fomento. Disponível em : <http://www.cepc.es/rap/Publicaciones/Revistas/1/1967_054_043.PDF>. Acesso em : 21/02/2008.

ARAÚJO, Luiz Alberto David; NUNES JÚNIOR, Vida Serrano. Curso de Direito Constitucional. 11ªed. São Paulo: Saraiva, 2007.

ATALIBA, Geraldo. República e Constituição. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1985.

__________. Hipótese de Incidência Tributária. São Paulo: Malheiros Editores, 1994.

BACELLAR FILHO, Romeu Felipe. Direito Administrativo. São Paulo: Saraiva, 2005.

BANDEIRA DE MELLO, Celso Antonio. Conteúdo Jurídico do Princípio da Igualdade. 3ªed. São Paulo: Malheiros Editores, 2000.

__________. "Serviço público e sua feição constitucional no Brasil". In: MODESTO, Paulo; MENDONÇA, Oscar (Coords.). Direito do Estado. Novos rumos. São Paulo: Max Limonad, 2001.

__________. Curso de Direito Administrativo. 21ªed. São Paulo: Malheiros Editores, 2006.

__________. Curso de Direito Administrativo. 25ªed. São Paulo: Malheiros Editores, 2008.

BANDEIRA DE MELLO, Oswaldo Aranha. Princípios Gerais de Direito Administrativo. 1ªed. vol.II. Rio de Janeiro: Forense, 1974.

__________. A teoria das Constituições Rígidas. 3ªed. São Paulo: José Buashatsky Editor, 1980.

BARACHO, José Alfredo de Oliveira. O Princípio de Subsidiariedade. Conceito e Evolução. Rio de Janeiro: Forense, 1997.

BARROSO, Luís Roberto. Interpretação e aplicação da Constituição: fundamentos de uma dogmática constitucional transformadora. São Paulo: Saraiva, 1996.

BASTOS, Celso Ribeiro; MARTINS, Ives Gandra da Silva. Comentários à Constituição do Brasil. 1ªed. São Paulo: Saraiva, 1988.

__________. Curso de Direito Administrativo. São Paulo: Saraiva, 1994.

BEZNOS, Clovis. "Transporte coletivo de passageiros e tráfego: o caso dos perueiros". Revista Diálogo Jurídico. vol.I, n.6. Salvador: Centro de Atualização Jurídica, set. de 2001. Disponível em: <http://www.direitopublico.com.br>. Acesso em: 18/12/2008.

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 21ªed. São Paulo: Malheiros Editores, 2007.

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Convênios e outros repasses. Brasília: TCU, 2003. Disponível em: <http//:www.tcu.gov.br>. Acesso em: 18/12/2008.

CAETANO, Marcelo. Princípios Fundamentais do Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Forense, 1977.

CAMMAROSANO, Márcio. O princípio constitucional da moralidade e o exercício da função administrativa. Belo Horizonte: Fórum, 2006.

CARDINALI, Adriana Laporta. Direito Administrativo da ordem econômica na Constituição Federal de 1.988 – a intervenção indireta do Estado no domínio econômico. São Paulo, no prelo (2008).

CARRAZA, Roque Antonio. Curso de Direito Constitucional Tributário. São Paulo: Malheiros Editores, 1999.

CARVALHO FILHO, José dos Santos. 18ªed. Manual de Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2007.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de Direito Tributário. 6ªed. São Paulo: Saraiva, 1993.

CASSAGNE, Juan Carlos. Derecho administrativo. 6ªed. vol.I. Buenos Aires: Abeledo-Perrot, 1998.

CICONELLO, Alexandre. Terceiro Setor - Temas Polêmicos 1. São Paulo: Peirópolis, 2004.

DALLARI, Adilson de Abreu. "Credenciamento". Revista Eletrônica de Direito do Estado. n.5. Salvador: Instituto de Direito Público da Bahia, jan./fev./mar. de 2006. Disponível em: <http://www.direitodoestado.com.br>. Acesso em: 16/01/2008.

DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado. 17ªed. São Paulo: Saraiva, 1993.

DELACROIX, José Maria Barbé. "Actividad administrativa de fomento, concepto". In: AROZTEGUI, Cesar I.; BACARINI, Pablo L.; BARBÉ, José et. al. Regimen administrativo de la actividad privada. Montevideo: Fundación de Cultura Universitária, 1990.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Discricionariedade Administrativa na Constituição Federal de 1.988. 2ªed. São Paulo: Atlas, 2001.

__________. "500 Anos de direito administrativo brasileiro". Revista Diálogo Jurídico. n.10. Salvador, CAJ - Centro de Atualização Jurídica, jan. de 2002. Disponível em: <http://www.direitopublico.com.br>. Acesso em: 04/08/2008.

__________. "O Direito Administrativo Brasileiro sob a influência dos Sistemas de Base Romanística e do Commom Law". Revista Eletrônica de Direito Administrativo Econômico. n.8. Salvador: Instituto Brasileiro de Direito Público, nov./dez. de 2006 - jan. de 2007. Disponível em: <http://www. direitodoestado.com.br>. Acesso em: 21/02/2008.

__________. Parcerias na Administração Pública: Concessão, Permissão, Franquia, Terceirização e Outras Formas. 5ªed. São Paulo: Atlas, 2006.

__________. Direito administrativo. 21ªed. São Paulo: Atlas, 2008.

DROMI, Roberto. Derecho Administrativo. 4ªed. Buenos Aires: Actualizada, 1995.

ESCOLA, Hector Jorge. Compendio de Derecho Administrativo. vol.II. Buenos Aires: Ediciones Depalma, 1990.

FALCONER, Andrés Pablo. A Promessa do Terceiro Setor: um Estudo sobre a Construção do Papel das Organizações sem fins lucrativos e do seu Campo de Gestão. São Paulo: Centro de Estudos em Administração do Terceiro Setor, 1999.

FERNANDES, Luciana de Medeiros. "Subsidiariedade e Parceria: O Terceiro Setor (As organizações da sociedade civil)". Revista ESMAFE. TRF 5ª Região. n.6. Recife, Pernambuco, 2004.

FERREIRA, Sérgio de Andréa. "As organizações sociais e as organizações da sociedade civil de interesse público: considerações sobre seu regime jurídico". Revista de Direito Administrativo. n.217. Rio de Janeiro: Renovar, jul./set. 1999.

FIGUEIREDO, Lucia Valle. "O devido processo legal e a responsabilidade do Estado por dano decorrente do planejamento". Revista Diálogo Jurídico. n.13. Salvador: CAJ - Centro de Atualização Jurídica, abril-maio 2002. Disponível em: <http://www. direitopublico.com.br>. Acesso em: 12/08/2008.

__________. Curso de Direito Administrativo. 8ªed. São Paulo: Malheiros Editores, 2006.

__________. Direito Público Estudos. Belo Horizonte: Fórum, 2007.

FIGUEIREDO, Marcelo. O controle da moralidade na Constituição. São Paulo: Malheiros Editores, 1999.

__________. "A Lei de Responsabilidade Fiscal - notas essenciais e alguns aspectos da improbidade administrativa". Revista Diálogo Jurídico. vol.I. n.9. Salvador: CAJ - Centro de Atualização Jurídica, dez. 2001. Disponível em: <http://www.direitopublico.com.br>. Acesso em: 14/07/2008.

FORTINI, Cristiana. "Organizações Sociais: Natureza Jurídica da Responsabilidade Civil das Organizações Sociais em face dos danos causados a terceiros". Revista Interesse Público. vol.38. Porto Alegre: Notadez, jul.-ago. 2006.

FRANÇA, Vladimir da Rocha. "Reflexões sobre a prestação de serviços públicos por Entidades do Terceiro Setor". Revista Eletrônica sobre a Reforma do Estado. n.6. Salvador, jun./jul./ago. 2006. Disponível em: <http://www.direitodoestado.com.br> . Acesso em: 21/02/2008.

FURTADO, Lucas Rocha. Curso de Direito Administrativo. Belo Horizonte: Fórum, 2007.

GASPARINI, Diógenes. Direito Administrativo. 9ªed. São Paulo: Saraiva, 2004.

GENESCÁ, Pedro Carpenter. Os novos instrumentos contratuais na relação Estado-Terceiro Setor. Rio de Janeiro, no prelo (2006).

GONÇALVES, José Artur Lima. "A Imunidade Tributária do Livro". In: MACHADO, Hugo de Brito (Coord.). Imunidade Tributária do Livro Eletrônico. 2ªed. São Paulo: Atlas, 2003.

GORDILLO, Agustín A. Introducción al Derecho Administrativo. 2ªed. Buenos Aires: Abeledo-Perrot, 1996.

GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de 1988. 12ªed. São Paulo: Malheiros Editores, 2007.

GROTTI, Dinorá Adelaide Musetti. O Serviço Público e a Constituição Brasileira de 1988. Coleção Temas de Direito Administrativo. São Paulo: Malheiros Editores, 2003.

JUSTEN FILHO, Marçal. Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos. 9ªed. São Paulo: Dialética, 2002.

__________. Curso de Direito Administrativo. São Paulo: Saraiva, 2005.

JUSTEN, Mônica Spezia. A noção de serviço público no Direito Europeu. São Paulo: Dialética, 2003.

LAUBADÈRE, André de; VENEZIA, Jean-Claude; GUDMEMET, Yves. Traité de droit administratif. 14ªed. t.1. Paris: L.G.D.J, 1996.

MEDAUAR, Odete. Direito Administrativo Moderno. 11ªed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 23ªed. São Paulo: Malheiros Editores, 1998.

__________. Direito Administrativo Brasileiro. 28ªed. São Paulo: Malheiros, 2003.

__________. Direito Administrativo Brasileiro. 32ªed. São Paulo: Malheiros Editores, 2006.

MELLO, Célia Cunha. O fomento da Administração Pública. Belo Horizonte: Editora Del Rey, 2003.

MENEZES, Aderson de. Teoria Geral do Estado. Rio de Janeiro: Forense, 1965.

MODESTO, Paulo. "Reforma do Estado, Formas de Prestação de Serviços ao Público e Parcerias Público-Privadas: demarcando as fronteiras dos conceitos de serviço público, serviços de relevância pública e serviço de exploração econômica para as parcerias público-privadas". Revista Eletrônica de Direito Administrativo Econômico. n.2. Salvador: Instituto de Direito Público da Bahia, mai./jun./jul. 2005. Disponível em: <http//:www.direitodoestado.com.br>. Acesso em: 18/12/2008.

__________. "Reforma do marco legal do Terceiro Setor no Brasil". Revista Eletrônica sobre a Reforma do Estado. n.05. Salvador, mar./abr./mai. 2006. Disponível em: <http://www.direitodoestado.com.br>. Acesso em: 10/12/2008.

MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo. "Organizações sociais de colaboração (descentralização social e administração pública não-estatal)". Revista de Direito Administrativo. n.210. Rio de Janeiro: Renovar, out./dez. 1997.

__________. Curso de Direito Administrativo. Parte introdutória. Parte geral. Parte especial. 14ªed. Rio de Janeiro: Forense, 2006.

MUKAI, Toshio. Licitações e Contratos Públicos. 7ª ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

OLIVEIRA, Gustavo Henrique Justino de (coord.). Terceiro Setor, Empresas e Estado. Novas Fronteiras entre o Público e o Privado. Belo Horizonte: Fórum, 2007.

OLIVEIRA, José Roberto Pimenta. Os Princípios da Razoabilidade e da Proporcionalidade no Direito Administrativo Brasileiro. São Paulo: Malheiros Editores, 2006.

OSÓRIO, Fábio Medina, SOUTO, Marcos Juruena Villela. Coordenadores. Direito Administrativo – estudos em homenagem a Diogo de Figueiredo Moreira Neto. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006.

PAES, José Eduardo Sabo. Fundações e Entidades de Interesse Social. Aspectos jurídicos, administrativos, contábeis e tributários. 4ªed. Brasília: Brasília Jurídica, 2003.

PALASÍ, José Luis Villar. Las Técnicas Administrativas de Fomento Y de Apoio al Precio Político. Disponível em: <http://www.cepc.es/rap/Publicaciones/Revistas/ 1/1954_014_011.PDF>. Acesso em: 03/03/2008.

PARADA, Ramón. Derecho Administrativo I – Parte Geral. 15ªed. Madrid, Barcelona: Marcial Pons Ediciones Jurídicas Y Sociales, 2004.

PEREIRA, Marcelo. "A escola do serviço público". Revista Diálogo Jurídico. n.11. Salvador, CAJ - Centro de Atualização Jurídica, fev. 2002. Disponível em: <http://www.direitopublico.com.br>. Acesso em: 10/10/2007.

POZAS, Jordana de. Ensayo de una Teoria del Fomento en el Derecho Administrativo. Disponível em: <http://www.cepc.es/rap/Publicaciones/Revistas/2/ REP_048_040.pdf>. Acesso em: 02/06/2008.

REGULES, Luis Eduardo Patrone. Terceiro Setor Regime Jurídico das OSCIPs. São Paulo: Método, 2006.

RIVERO, Jean. Direito administrativo. Tradução de Rogério Ehrhardt Soares. Coimbra: Almedina, 1981.

ROCHA, Sílvio Luís Ferreira da. Terceiro Setor. São Paulo: Malheiros, 2003.

SANTOS, José Anacleto Abduch. "Licitação e Terceiro Setor". In: OLIVEIRA,Gustavo Justino de (Coord.). Terceiro Setor, Empresas e Estado. Novas Fronteiras entre o Público e o Privado. Belo Horizonte: Fórum, 2007.

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001.

SILVA, Almiro do Couto. "Os indivíduos e o estado na realização de tarefas públicas". Revista de Direito Administrativo. n.209. Rio de Janeiro: Renovar, jul./set. 1997.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 7ªed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1991.

__________. Curso de Direito Constitucional Positivo. 14ª ed. São Paulo: Malheiros Editores, 1997.

__________. Curso de Direito Constitucional Positivo. 21ª ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2002.

SOUTO, Marcos Juruena Villela. "Estímulos positivos". In: OLIVEIRA, Gustavo Justino de (Coord.). Terceiro Setor, Empresas e Estado - Novas Fronteiras entre o Público e o Privado. Belo Horizonte: Fórum, 2007.

SOUZA, Leandro Marins. Tributação do Terceiro Setor no Brasil. São Paulo: Dialética, 2004.

SUNDFELD, Carlos Ari. Fundamentos de Direito Público. 4ªed. São Paulo: Malheiros Editores, 2001.

SZAZI, Eduardo. Terceiro Setor: Regulação no Brasil. São Paulo: Fundação Petrópolis, 2001.

TÁCITO, Caio. "Retorno do pêndulo: serviço público e empresa privada. O exemplo brasileiro". Revista de Direito Administrativo. n.202. Rio de Janeiro: Renovar, 1995.

__________. "Direito administrativo participativo". Revista de Direito Administrativo. n.209. Rio de Janeiro: Renovar, 1997.

__________. "Perspectivas do direito administrativo no próximo milênio". Revista de Direito Administrativo. n.212. Rio de Janeiro: Renovar, 1998.

TORRES, Silvia Faber. O princípio da subsidiariedade no Direito Público Contemporâneo. São Paulo; Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

VILANOVA, Lourival. Causalidade e relação no direito. 4ªed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2000.

VIOLIN, Tarso Cabral. Uma análise crítica do ideário do "Terceiro Setor" no contexto neoliberal e as parcerias entre a Administração Pública e Sociedade Civil Organizada no Brasil. Curitiba, no prelo (2006).

__________. "Estado, Ordem Social e Privatização. As terceirizações ilícitas da Administração Pública por meio das Organizações Sociais, OSCIPs e demais entidades do Terceiro Setor". RERE - Revista Eletrônica sobre a Reforma do Estado. n.12. Salvador, dez/jan/fev 2008. Disponível em: <www.direitodoestado. com.br>. Acesso em: 05/02/2009.

ZANCANER, Weida. Da Responsabilidade Extracontratual da Administração Pública. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1981.

__________. "Razoabilidade e moralidade: princípios concretizadores do perfil constitucional do Estado Social e Democrático de Direito". Revista Diálogo Jurídico. Ano I, n.9. Salvador: CAJ - Centro de Atualização Jurídica, dez. 2001. Disponível em: <http://www.direitopublico.com.br>. Acesso em: 11/08/2008.

__________. "Responsabilidade do Estado, Serviço Público e os Direitos dos Usuários". FREITAS, Juarez (Org.). Responsabilidade Civil do Estado. São Paulo: Malheiros Editores, 2006.

ZOCKUN, Carolina Zancaner. Da intervenção do Estado no domínio social. São Paulo, no prelo (2008).

ZOCKUN, Maurício. Regime Jurídico da Obrigação Tributária Acessória. São Paulo: Malheiros Editores, 2005.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Alberto Shinji Higa

Mestre em Direito do Estado e Especialista em Direito Tributário pela PUC/SP. Especialista em Direito Empresarial e Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Procurador Jurídico do Município de Jundiaí (atualmente cedido ao Ministério Público Federal para o desempenho da função de Assessor Jurídico de Procurador Regional da República). Professor de Direito Administrativo e Teoria Geral do Estado da Universidade Padre Anchieta, em Jundiaí/SP (Licenciado). Professor Convidado do Programa de Pós-Graduação em Direito Tributário da UNIP/SP e Professor Orientador de TCC da rede de ensino LFG/ANHANGUERA.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

HIGA, Alberto Shinji. A ADI 1.923-DF e os limites do fomento público ao terceiro setor à luz da Constituição da República. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 16, n. 2848, 19 abr. 2011. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/18937. Acesso em: 19 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos