Artigo Destaque dos editores

A morosidade no Judiciário em confronto com a função social do processo.

O clamor público pela efetividade da tutela jurisdicional

Exibindo página 2 de 2
06/09/2011 às 16:16
Leia nesta página:

2. A FUNÇÃO SOCIAL DO PROCESSO EM CONFRONTO COM A MOROSIDADE DO PROCESSO JUDICIAL

Por fim, é interessante tecer algumas considerações a respeito da função social do processo, por ser este tema intimamente ligado à questão da morosidade judicial, uma vez que um processo moroso não alcança satisfatoriamente à funcionalidade exigida socialmente ao processo judicial.

Para J. J. Calmon de Passos, função é "um atuar a serviço de algo que nos ultrapassa", completando seu argumento dizendo que a função social, via de consequência, "pode ser entendida como o resultado que se pretende obter com determinada atividade do homem ou de suas organizações, tendo em vista interesses que ultrapassam os do agente" (PASSOS, 1997, p. 01).

Resumindo, o que é relevante para que determinado indivíduo ou instituição humana cumpra sua função social são as conseqüências que ela acarreta para o convívio social. E, neste caso, o processo cumpre sua função social na medida em que ajuda a construir o Direito, dando aplicabilidade ao que está previsto abstratamente nas normas jurídicas e construindo precedentes jurisprudenciais, influindo, por conseguinte, na vida e no cotidiano de todos integrantes da sociedade, até mesmo àqueles que não têm interesse direto na demanda.

Função do processo jurisdicional, portanto, sempre foi e será, a aplicação, ao caso concreto, da decisão política previamente posta pelo poder político institucionalizado como expectativa compartilhada. Num Estado de Direito Democrático, porque soberano o povo, o processo jurisdicional tem a função de implementar, no caso concreto, a sua vontade, formalizada, na lei, em termos de expectativas compartilhadas, previamente postas para determinar segurança e previsibilidade ao conviver dos homens. Sem prejuízo de que, na sua aplicação, tenham os operadores a liberdade criadora que os cânones da racionalidade e cientificidade do Direito possam proporcionar, contida pela efetiva possibilidade de responsabilização externa corporis dos que faltarem àquele dever constitucional, submetidos aos controles que todo exercício de poder reclama numa verdadeira democracia (PASSOS, 1997, p. 13).

Ocorre que a demora da prestação jurisdicional acaba por prejudicar essa função primordial do processo judicial, que, além de suprir uma necessidade individual, consiste na realização do direito e na garantia da paz jurídica (MALAQUIAS, 2008, p. 152).

Distorção não menos grave, outrossim, foi a de se ter colocado como objetivo a alcançar com as reformas preconizadas apenas uma solução, fosse qual fosse, para o problema do sufoco em que vive o Poder Judiciário, dado o inadequado, antidemocrático e burocratizante modelo de sua institucionalïzação constitucional,. A pergunta que cumpria fosse feita - quais as causas reais dessa crise - jamais foi formulada. Apenas se indagava - o que fazer para nos libertarmos da pletora de feitos e de recursos que nos sufoca? E a resposta foi dada pela palavra mágica "instrumentalidade," a que se casaram outras palavras mágicas - "celeridade," "efetividade," "deformalização" etc. E assim, de palavra mágica em palavra mágica, ingressamos num processo de produção do direito que corre o risco de se tornar pura prestidigitação. Não nos esqueçamos, entretanto, que todo espetáculo de mágica tem um tempo de duração e de desencantamento (PASSOS, 2002).

A morosidade do processo acaba, portanto, por retirar-lhe sua instrumentalidade – sua razão de ser – constituindo uma ferramenta a trabalho de quem efetivamente não tem razão. Por esta maneira, o seu combate tornou-se um clamor público, onde a sociedade reivindica justiça, necessária à preservação de sua existência. A prestação jurisdicional, mais que uma tutela satisfativa de um direito individual, é uma fonte do Direito, gerando, reflexamente, consequências à toda ordem social, de modo que a morosidade deve ser combatida, acima de tudo, para possibilitar o alcance da função social do processo.


CONCLUSÃO

Neste artigo abordou-se pontualmente a questão da morosidade do processo judicial e da atrofia do Poder Judiciário, delineando as suas principais causas e apontando algumas possíveis soluções, não se olvidando de ressalvar, contudo, que tal problemática é de extrema complexidade e apenas será solucionada de forma paulatina, com a participação de toda a sociedade e a franca atuação do poder público.

Cuidou-se, também, de discutir, mesmo que sucintamente, o papel do processo eletrônico e do projeto do novo código de processo civil na erradicação da morosidade da Justiça, a fim de atender os reclamos e anseios sociais. A inserção, cada vez mais intensa, da informatização na prática forense e a edição de um novo código de processo, constituem poderosa arma para organizar e remodelar o atual modelo processual.

Com efeito, um sistema processual falho, além de gerar insatisfação social, macula todo o ordenamento jurídico, uma vez que o processo judicial é a principal via buscada pelos cidadãos para terem concretizados os seus direitos. Sendo assim, o processo judicial possui o dever de suprir as necessidades sociais e acompanhar o desenvolvimento da sociedade, a fim de atender sua função social, notadamente no que se refere à atenuação das diferenças entres os cidadãos, em seu aspecto financeiro, social e cultural, bem como, à otimização e racionalização do sistema jurídico, assegurando a primazia dos interesses da coletividade e à concretização dos direitos dos cidadãos, mediante a efetividade da função jurisdicional.


REFERÊNCIAS

ABRÃO, Carlos Henrique. Processo Eletrônico: Lei n. 11.419, de 19.12.2006. 2 ed. rev., atual., e ampl. – São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009.

ABREU, Rogério. Morosidade "do" ou "no" Poder Judiciário: Um ensaio sobre a "PEC dos recursos". Portal Juristas. Disponível em: <http://www.juristas.com.br/informacao/revista-juristas/morosidade-do-ou-no-poder-judiciario-um-ensaio-sobre-a-pec-dos-recursos/213/>. Acesso em: 16 jun. 2011.

ALMEIDA FILHO, José Carlos de Araújo. Processo eletrônico e teoria geral do processo eletrônico: a informatização judicial no Brasil. Rio de Janeiro: Forense, 2010.

ALVIM, J. E. Carreira; CABRAL JUNIOR, Silvério Nery. Processo judicial eletrônico. Curitiba: Juruá, 2008.

ARRUDA, Samuel Miranda. O direito fundamental à razoável duração do processo. Brasília: Brasília jurídica, 2006.

BATISTA, Neimar; PARODI, Ana Cecília. O ativismo judicial como meio para efetivação da função social do processo. Jus Navigandi, Teresina, ano 16, n. 2778, 8 fev. 2011. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/18428/o-ativismo-judicial-como-meio-para-efetivacao-da-funcao-social-do-processo>. Acesso em: 18 jun. 2011.

BRASIL. Congresso Nacional. Senado Federal. Comissão de Juristas Responsável pela Elaboração de Anteprojeto de Código de Processo Civil. Código de Processo Civil: anteprojeto / Comissão de Juristas Responsável pela Elaboração de Anteprojeto de Código de Processo Civil. – Brasília: Senado Federal, Presidência, 2010.

______. Código de Processo Civil (1973). Lei n.º 5.869, de 11 de janeiro de 1973. Institui o Código de Processo Civil. Brasília, DF: Senado, 1973.

______. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

______. CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Justiça em Números 2009: Indicadores do Poder Judiciário. Justiça Estadual. Disponível em: <http://www.cnj.jus.br/images/programas/justica-em-numeros/2009/rel-justica-estadual.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2011.

______. Lei do Processo Eletrônico (2006). Lei n.º 11.419, de 19 de dezembro de 2006. Dispõe sobre a informatização do processo judicial; altera a Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 – Código de Processo Civil; e dá outras providências. Brasília, DF: Senado, 2006.

CLEMENTINO, Edilberto Barbosa. Processo judicial eletrônico. Curitiba: Juruá, 2008.

COSTA, Flavio Ribeiro da. Novas Linhas no processo civil em sua função social. Boletim Jurídico, Uberaba/MG, a. 5, no 240. Disponível em: <http://www.boletimjuridico.com.br/ doutrina/texto.asp?id=1829> Acesso em: 17 jun. 2011.

DE LA TORRE, Wagner Giron. A morosidade da Justiça e a defunção dos direitos. Jus Navigandi, Teresina, ano 7, n. 58, 1 ago. 2002. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/3038/a-morosidade-da-justica-e-a-defuncao-dos-direitos>. Acesso em: 16 jun. 2011.

FEITOSA, Antonio Alcy Cordeiro. Do Poder Judiciário: A Morosidade no Âmbito da Justiça Estadual. 2007. 58 f. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual do Vale do Acaraú, Fortaleza, 2007.

HARTMANN, Denise. Comentários ao princípio constitucional do prazo razoável do processo. Jus Navigandi, Teresina, ano 11, n. 996, 24 mar. 2006. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/8152/comentarios-ao-principio-constitucional-do-prazo-razoavel-do-processo>. Acesso em: 18 jun. 2011.

LARA, Janaína Coelho de. A Morosidade do Processo Judicial. JurisWay. Disponível em: <http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=203>. Acesso em: 16 jun. 2011.

LIMA, Lucas Rister de Sousa. Questões novas e velhas sobre a morosidade processual. Jus Navigandi, Teresina, ano 11, n. 1054, 21 maio 2006. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/8428/questoes-novas-e-velhas-sobre-a-morosidade-processual>. Acesso em: 19 jun. 2011.

MALAQUIAS, Roberto Antônio Darós. A Função Social do Processo no Estado Democrático de Direito à Luz da Teoria dos Princípios de Ronald Dworkin e da Teoria do Discurso de Jürgen Habermas. 2008. 201 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2008.

MANZI, José Ernesto. Da morosidade do Poder Judiciário e algumas possíveis soluções. Jus Navigandi, Teresina, ano 9, n. 337, 9 jun. 2004. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/5312/da-morosidade-do-poder-judiciario-e-algumas-possiveis-solucoes>. Acesso em: 16 jun. 2011.

MARINONI, Luiz Guilherme; ARENHART, Sérgio Cruz. Processo de conhecimento. 7. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008. v. 2. (Coleção Curso de Processo Civil; v. 2).

OLIVEIRA, Alexandre Vidigal de. Processo Virtual e Morosidade Real. IBRAJUS. Disponível em: <http://www.ibrajus.org.br/revista/artigo.asp?idArtigo=57>. Acesso em: 16 jun. 2011.

OLIVEIRA, Moisés do Socorro de. O Poder Judiciário: morosidade. Causas e soluções. Jus Navigandi, Teresina, ano 8, n. 96, 7 out. 2003. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/4306/o-poder-judiciario-morosidade>. Acesso em: 17 jun. 2011.

OLIVEIRA, Rogério Nunes de. A Morosidade da Entrega da Jurisdição e o Direito à Razoável Duração do Processo Judicial. Revista da Faculdade de Direito de Campos, n. 04, p.609-604, Ano IV, Rio de Janeiro: 2004.

PASSOS, J. J. Calmon de. A crise do Poder Judiciário e as reformas instrumentais: avanços e retrocessos. Jus Navigandi, Teresina, ano 7, n. 57, 1 jul. 2002. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/2987/a-crise-do-poder-judiciario-e-as-reformas-instrumentais>. Acesso em: 27 jun. 2011.

PASSOS, J. J. Calmon de. A função social do processo. Revista do Tribunal Federal da 1ª Região, Brasília, v. 9, n. 2, p. 47-59, abr./jun. 1997. Disponível em: <http://bdjur.stj.gov.br/xmlui/handle/2011/21806>. Acesso em: 15 jun 2011.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

PONCIANO, Vera Lúcia Feil. Morosidade do poder judiciário: prioridades para a reforma. Revista Scientia Iuris, Londrina, n. 11, p. 209-226, nov. 2007.

PUGLIESE, Roberto J.. A morosidade da Justiça. Jus Navigandi, Teresina, ano 4, n. 30, 1 abr. 1999. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/241/a-morosidade-da-justica>. Acesso em: 17 jun. 2011.

RACY, Vivien. A função do Poder Judiciário no estado contemporâneo. Disponível em: <http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_direito/article/view/1092>. Acesso em: 20 jun. 2011.

ROESLER, Átila Da Rold. O reexame necessário no anteprojeto do novo CPC. Jus Navigandi, Teresina, ano 15, n. 2546, 21 jun. 2010. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/15062/o-reexame-necessario-no-anteprojeto-do-novo-cpc>. Acesso em: 24 jun. 2011.

SILVA, Otimar Antônio da. Função ético-social do devido processo legal e sua relação de coordenação com os demais princípios processuais. Boletim Jurídico, Uberaba/MG, a. 5, no 752. Disponível em: <http://www.boletimjuridico.com.br/ doutrina/texto.asp?id=2077> Acesso em: 18 jun. 2011.

SLAIBI FILHO, Nagib. Direito fundamental à razoável duração do processo. Jus Navigandi, Teresina, ano 7, n. 59, 1 out. 2002. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/3348/direito-fundamental-a-razoavel-duracao-do-processo>. Acesso em: 17 jun. 2011.

TAKOI, Sérgio Massaru. O Princípio Constitucional da Duração Razoável do Processo (art. 5° LXXVIII da CF/88) e sua Aplicação no Direito Processual Civil. 2007. 148 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade Autônoma de Direito – Fadisp, São Paulo, 2007.

THEODORO JUNIOR, Humberto, Revista Síntese "Direito Civil e Processual Civil", Ano VI, nº 36, jul-ago 2005.

WAMBIER, Luiz Rodrigues; ALMEIDA, Flávio Renato Correia de; TALAMINI, Eduardo. Curso avançado de processo civil: teoria geral do processo e processo de conhecimento, v. 1. 10. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008.

YOSHIDA, Consuelo Yatsuda Moromizato. O novo papel do Judiciário e dos magistrados na sociedade contemporânea: reflexões em tempos de reforma. Disponível em:<http://sisnet.aduaneiras.com.br/lex/doutrinas/arquivos/judiciario.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2011.


Abstract: This article aims at a timely approach to the issue of procedural delays and atrophy in the Brazilian Judiciary, outlining its main causes and pointing out some possible solutions, indicating also the role of the electronic process and project of the New Code of Civil Procedure in the search for reasonable duration of process. Moreover, because the conduct counterpoint to the theme of the social function of the process with the aim to ascertain how and why the fight against procedural delays are so closely connected with this subject, demonstrating the crucial importance of providing the protection of legal rights and social citizens by providing a speedy judicial review, effective and adequate in order to democratize the Judiciary, which so far is shown to redoubt of the wealthy.

Keywords: Judicial Slowness. Social function of the process. Reasonable duration of process. Electronic process. Project of the New Code of Civil Procedure.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Johannes Fermino

bacharel em Direito, pela Faculdade Campo Real - Guarapuava/ PR

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

FERMINO, Johannes. A morosidade no Judiciário em confronto com a função social do processo.: O clamor público pela efetividade da tutela jurisdicional. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 16, n. 2988, 6 set. 2011. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/19936. Acesso em: 25 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos