Artigo Destaque dos editores

O compartilhamento de infraestrutura na prestação dos serviços de telecomunicações

Exibindo página 2 de 2
Leia nesta página:

6. Conclusão

A partir das considerações expostas no presente trabalho, verifica-se que o compartilhamento de infraestrutura, fundando na necessidade de promoção da livre concorrência no setor de telecomunicações e na constatação de que também a propriedade das redes devem observar a sua função social, é medida que deve ser evidenciada pela ANATEL. O instituto de que se trata, além de ser previsto expressamente na LGT, promove o aumento dos competidores no setor regulado, marcado pelo alto custo da construção da infraestrutura, o que poderia inviabilizar a entrada de novos agentes no mercado, em claro prejuízo ao princípio da livre concorrência, de status constitucional.


7. Referências Bibliográficas

BARCELLOS, Paula. Energia Elétrica, Telecomunicações e Livre Acesso. Correio Braziliense (Caderno Direito e Justiça, p. 3), Brasília, 07 de julho de 2006.

CELLI JÚNIOR, Umberto; e SANTANA, Claudia Silva de. Telecomunicações no Brasil: Balanços e Perspectivas. Boletim de Licitações e Contratos, Ano XVIII, nº 5, Maio/2005, p. 360-369.

ESCOBAR, J. C. Mariense Escobar. Serviços de Telecomunicações: Aspectos Jurídicos e Regulatórios. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2005.

GRAU, Eros Roberto. A Ordem Econômica na Constituição de 1988. 15ª edição. São Paulo: Malheiros, 2012.

LAENDER, Gabriel Boavista. Interconexão, Unbundling e Compartilhamento de Meios de Rede de Telecomunicação.Revista de Informação Legislativa. Brasília, Ano 39, nº 154, abril/junho 2002.

KOZIKOSKI, Sandro Marcelo. O Compartilhamento de Infra-Estrutura Relacionado à Prestação do Serviço de Telefonia e a Questão da Remuneração pelo Uso dos Bens Compartilhados. Revista de Direito Administrativo e Constitucional, Belo Horizonte, Ano 4, nº 18, out/dez 2004.

MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES. GABINETE DO MINISTRO. 1996. Exposição de Motivos n. 231. Brasília. Ministério das Comunicações.

OFCOM – Office of Communications. The International Communications Market 2007.

SUNDFELD, Carlos Ari. Estudo Jurídico sobre o Preço do Compartilhamento de Infra-estrutura de Energia Elétrica. Revista Eletrônica de Direito Administrativo Econômico, Salvador, Instituto de Direito Público da Bahia, vol. 4, nov/dez 2005, jan/2006. Disponível em: http://www.direitodoestado.com/revista/REDAE-4-NOVEMBRO-2005-CARLOS%20ARI%20SUNDFELD.pdf. Acesso em 26 de maio de 2012.


Notas

[1] KOZIKOSKI, Sandro Marcelo. O Compartilhamento de Infra-Estrutura Relacionado à Prestação do Serviço de Telefonia e a Questão da Remuneração pelo Uso dos Bens Compartilhados. Revista deDireito Administrativo e Constitucional, Belo Horizonte, Ano 4, nº 18, out/dez 2004, p. 197.

[2] SUNDFELD, Carlos Ari. Estudo Jurídico sobre o Preço do Compartilhamento de Infra-estrutura de Energia Elétrica. Revista Eletrônica de Direito Administrativo Econômico, Salvador, Instituto de Direito Público da Bahia, vol. 4, nov/dez 2005, jan/2006, p. 2.

[3] “O objetivo regulatório é, claramente, de estímulo ao planejamento integrado das redes de serviços de interesse coletivo, de sorte a diminuir os custos operacionais dos operadores e, assim, permitir a prestação de um serbiço mais barato.” In: LAENDER, Gabriel Boavista. Interconexão, Unbundling e Compartilhamento de Meios de Redes deTelecomunicação. Revista de Informação Legislativa, Brasília, ano 39, nº 154, abril/junho 2002, p. 47.

[4]Para J. C. Mariense Escobar, o compartilhamento visa a estimular a otimização de recursos e a redução de custos operacionais, além de outros benefícios, lembrando o autor que, segundo a própria regulamentação, as prestadoras devem envidar esforços no sentido de evitar a duplicidade da infraestrutura para prestação dos serviços, buscando a racionalização no uso das instalações (In: Serviços de Telecomunicações: Aspectos Jurídicos e Regulatórios. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2005, p. 146).

[5] LAENDER, Gabriel Boavista. Interconexão, Unbundling e Compartilhamento de Meios de Redes deTelecomunicação. Revista de Informação Legislativa, Brasília, ano 39, nº 154, abril/junho 2002, p. 46-47.

[6] Umberto Celli Júnior e Claudia Silva Santana (2005, p. 364-365) preconizam que “monopólio natural é como a teoria econômica denomina certas atividades que possuem características estruturais que dificultam ou inviablizam o estabelecimento da concorrência. Por meio do estudo dos monopólios naturais no direito concorrencial norte-americano, foi desenvolvida a doutrina das essential facilities. Uma essential facility existe quando há situação de dependência de um agente econômico em relação à estrutura de outro agente, principalmente quando a duplicação dessa estrutura é inviável, seja pelos custos envolvidos, seja pela necessidade de escala para a operação do sistema”.

[7] LAENDER, Gabriel Boavista. Interconexão, Unbundling e Compartilhamento de Meios de Rede de Telecomunicação. In: Revista de Informação Legislativa. Brasília, Ano 39, nº 154, abril/junho 2002, p. 42.

[8] Op. cit., p. 42.

[9] GRAU, Eros Roberto. A Ordem Econômica na Constituição de 1988. 15ª edição. São Paulo: Malheiros, 2012, p. 245.

[10] E.M. nº 231/MC.

[11]LAENDER, Gabriel Boavista. Interconexão, Unbundling e Compartilhamento de Meios de Rede de Telecomunicação. In: Revista de Informação Legislativa. Brasília, Ano 39, nº 154, abril/junho 2002, p. 44.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

[12]Nessesentido, ver: OFCOM – Office of Communications. The International Communications Market 2007, p. 25-26.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Marina Georgia de Oliveira e Nascimento

Procuradora Federal em Brasília (DF).

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

NASCIMENTO, Marina Georgia Oliveira. O compartilhamento de infraestrutura na prestação dos serviços de telecomunicações. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 18, n. 3491, 21 jan. 2013. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/23502. Acesso em: 24 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos