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Marketing jurídico

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22/06/2013 às 16:25
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5 Estratégias de Marketing Jurídico

Conforme claramente demonstrado acima, os escritórios de advocacia podem se valer do marketing jurídico para divulgar seus serviços, fidelizar clientes e consequentemente aumentar os seus lucros.

Conforme explica Marcelo Martins Borges, os escritórios de advocacia precisam desenvolver uma identidade, ou seja, necessário se faz que ele tenha um nome e uma marca que precisam ser marcantes, a fim de que se diferencie no meio de vários outros que existam.

Os escritórios podem utilizar a tecnologia existente para desenvolver portfólios de qualidade e bom gosto, nos quais constem as áreas de atuação, a demonstração da estrutura do escritório, quais são seus clientes, os resultados obtidos, as metas a serem atingidas, dentre outras características necessárias para que os futuros clientes conheçam o Escritório. Com esse material o Escritório buscará novos clientes com um material de alta qualidade, que refletirá de maneira positiva em seus novos contatos.

No mesmo sentido, os Escritórios poderão disponibilizar os seus portfólios em sites na internet em páginas da organização, possibilitando que pessoas interessadas possam conhecer os serviços prestados e a estrutura dos escritórios de advocacia.

Outra ferramenta a ser utilizada pelos escritórios de advocacia é publicação de artigos de interesse público sobre assuntos relacionados à sua área de atuação, ou seja, os profissionais dos escritórios de advocacia poderão publicar em revistas especializadas, jornais e periódicos, artigos de fácil entendimento sobre assuntos de interesse público de modo a buscar nova clientela.

Os profissionais dos escritórios de advocacia podem ministrar palestras que interessem aos membros de associações e entidades de classe, a fim de divulgar de forma implícita a sua marca. 

Sobre a divulgação de informativos jurídicos, Ari Lima comenta:

“Os artigos informativos têm como objetivo informar o público em geral, ou a um setor da sociedade sobre algum aspecto legal de uma determinada situação. O artigo informativo tem um alcance maior, e permitem o profissional exponha suas ideias com maior frequencia, pois a elaboração de um artigo informativo demanda menos tempo e exige menor pesquisa de dados. Portanto, acreditamos que a elaboração e publicação de artigos por parte de advogados é uma prática eficaz para a promoção da carreira do profissional.

Possibilita também, que este preste relevantes serviços à comunidade, tornando-se uma fonte de informações úteis para os cidadãos e as organizações. Assim, ajudará a manter, defender e preservar o direito na sociedade.”[16]

Outra técnica de marketing a ser utilizada é a fidelização da clientela. O atendimento do cliente de maneira rápida e com eficiência é uma ferramenta do marketing necessária para fidelização da clientela.

Os escritórios de advocacia necessitam conhecer os seus clientes e suas exigências de modo a desenvolver um planejamento estratégico e o treinamento de sua equipe direcionada ao atendimento dos anseios e necessidades do seu cliente. 

O atendimento do cliente não envolve unicamente a prestação dos serviços técnicos de maneira eficaz, mas sim da atuação de todos os setores da organização para que causem uma boa impressão aos seus clientes. Esse tipo de atitude deve ser adotada por todos os membros da empresa independente do grau hierárquico.

Contudo, esse aprimoramento na prestação dos serviços somente ocorre se a equipe possuir a mesma sintonia e tiver os mesmos valores dos Escritórios de advocacia. Assim, a organização deverá realizar o endomarketing, que é a divulgação do Escritório de advocacia pelos seus próprios colaboradores, uma vez que uma organização que é recomendada com verdade pelos seus funcionários gera no mercado uma boa impressão e uma grande influencia entre os seus clientes.

Por fim, pode-se citar uma ferramenta pouco utilizada por escritórios de advocacia, qual seja: a busca pela certificação ISO 9001.

A sigla ISO significa International Organization for Standardization, trata-se de uma organização não governamental fundada em 1947 que objetiva a normatização de produtos e serviços, a fim de que qualidade seja melhorada de forma continua.

Assim, tem-se que ISO 9001 é um conjunto de normas que estabelecem uma gestão de qualidade para os produtos e serviços ofertados por vários tipos de empresas.

 Por meio da busca da satisfação do cliente, melhoria dos controles internos e conscientização da qualidade, os escritórios buscam o certificado ISO 900-2001. Atualmente a excelência na organização e atendimento dos seus clientes fez que alguns escritórios conseguissem tal certificação, o que causou grande impacto entre os seus clientes, bem como entre os seus concorrentes.


Conclusão

Restou claramente demonstrado nos últimos anos que boas técnicas de marketing são fundamentais para que uma empresa tenha aumento de sua lucratividade e não seja facilmente surpreendida pela concorrência.

Diferentemente do que se entendia inicio da década de 90, os Escritórios de Advocacia podem utilizar o marketing na prestação de serviços, sem ofender o disciplinado no Código de Ética e Disciplina e demais regulamentos.

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Em pese os ordenamentos jurídicos estabelecerem várias regras para a publicidade dos serviços de advocacia, o marketing não se restringe unicamente a propaganda do produto e de sua marca, mas a todas as atividades que levam o empreendedor a reconhecer as necessidades do cliente e satisfazê-las.

Os Escritórios de Advocacia ao aplicarem os conceitos de marketing verificam a necessidade de seu cliente, buscam teses e maneiras contemplá-las. Ao alcançarem a satisfação do cliente, agregam valor ao seu serviço e consequentemente a sua marca, afastando a concorrência acirrada.

Assim, para que os escritórios se adaptem ao mercado atual deverão utilizar o marketing jurídico a seu favor, buscando o desenvolvimento de várias técnicas para o aumento da lucratividade e fidelização de seus clientes, sem ofender o ordenamento jurídico pátrio.

Conforme relatado, muitos Escritórios de Advocacia tem-se valido de desenvolvimento de portfólios de qualidade e bom gosto para a divulgação de seus serviços. Outra técnica de marketing aplicada é a publicação de artigos jurídicos de interesse público, de modo a fazer uma publicidade implícita dos serviços ofertados.

Tão importante quanto à publicidade dentro dos limitadores legais é realização do endomarketing, ou seja, toda a equipe do escritório de advocacia deverá ter sintonia, possuindo a mesma missão, visão e valores. Os serviços que são indicados pelos seus próprios colaboradores possuem um maior valor perante seus clientes.

A mais recente ferramenta utilizada pelos Escritórios de Advocacia é a certificação ISO 9001, de modo a demonstrar uma gestão de qualidade e a busca pela excelência em todos os setores da organização.

Contata-se a real possibilidade de utilização de ferramentas de marketing em firmas jurídicas, de modo a incentivar os Escritórios de Advocacia a aumentarem a sua lucratividade, conquistaram e reterem novos clientes.

Conclui-se, portanto, que até que o ordenamento jurídico seja alterado no que diz respeito à publicidade dos serviços de advocacia, os Escritórios brasileiros poderão utilizar todas as técnicas do marketing jurídico, sem ofender as normas existentes.


Referências

BERTOZZI, Rodrigo D. Marketing Jurídico. – A nova guerra dos advogados. Curitiba: Juruá, 2004.

BORGES, Marcelo Martins. O marketing nos escritórios de advocacia do Brasil. São Paulo: Lex Editora, 2006.

DOMINGUEZ, Francesc. O conceito de Marketing Jurídico. 25 fev. 2004. Disponível em: <http://www.verbojuridico.net/doutrina/outros/mjc01.html.>. Acesso em  28 ago. 2012.

ESTATUTO DA ADVOCACIA E A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL. São Paulo: Ed. OAB-SP, 2004.

GOULARD, Josette. Advogados administram fortunas. Valor Econômico. São Paulo, 12 maio 2004. Caderno Legislação e Tributos, E1.

JUSBRASIL, Departamento de Marketing Jurídico. Marketing Jurídico ético. Disponível em: <http://www.jusbrasil.com.br> (Acesso em: 03 set. 2012).

KOTHER, Philip. Administração de Marketing. SãoPaulo: Edição do Milênio. 2001.

KOTLER, Philip. Princípios de Marketing. 7. ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1998.

LIMA, Ari. Marketing eficaz na advocacia. 20 fev. 2009. Disponível em: <http://www.marketing-juridico.blogspot.com>. Acesso em  28 ago. 2012.

LOVELOCK, Christopher; WRIGHT, Lauren. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2003.

WOLKMER, Antonio Carlos. Fundamentos de História do Direito. 2. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2002.


Notas

[1] O curso de direito de Olinda após certo tempo foi transferido para o Recife e tinha como docentes vários professores portugueses.

[2] BORGES, Marcelo Martins. O marketing nos escritórios de advocacia do Brasil. São Paulo: Lex Editora, 2006. p.19.

[3] WOLKMER, Antonio Carlos. Fundamentos de História do Direito. 2. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2002. p. 370.

[4] BORGES, Marcelo Martins. 2006. p.21.

[5] BORGES, Marcelo Martins. 2006. p.30.

[7] KOTLER, Philip. Princípios de Marketing. 7. ed. Rio de Janeiro. Ed: Prentice-Hall do Brasil, 1998. p. 3.

[8] KOTLER, Philip. 1998. p. 3.

[9] KOTLER, Philip, 1998. p. 7.

[10] BERTOZZI, Rodrigo D. Marketing Jurídico. – A nova guerra dos advogados. Curitiba: Juruá, 2004. p. 13.

[11] BERTOZZI, Rodrigo D, 2004. p. 16.

[12] GOULARD, Josette. Advogados administram fortunas. Valor Econômico. São Paulo, 12 maio 2004. Caderno Legislação e Tributos, E1.

[13] DOMINGUEZ, Francesc. O conceito de Marketing Jurídico. 25 fev. 2004. Disponível em: <http://www.verbojuridico.net/doutrina/outros/mjc01.html.>. Acesso em  28 ago. 2012.

[14]  LOVELOCK, Christopher; WRIGHT, Lauren. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2003. p.116.

[15]  BERTOZZI, Rodrigo D.(2004, p. 26).

[16] LIMA, Ari. Marketing eficaz na advocacia. 20 fev. 2009. Disponível em: <http://www.marketing-juridico.blogspot.com>. Acesso em  28 ago. 2012.

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Sobre a autora
Karine de Paula Pedlowski

Advogada graduada pelo Centro Universitário de Maringá. Pós graduada pelo OPET/PR - MBA em Gestão Empresarial.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

PEDLOWSKI, Karine Paula. Marketing jurídico. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 18, n. 3643, 22 jun. 2013. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/24754. Acesso em: 16 abr. 2024.

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