6 CONCLUSÃO
Este trabalho de pesquisa teve como objetivo principal discutir acerca da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), sobre a lei que a instituiu, os prazos para cumprimento das ações nela contidas, e o controle que está sendo exercido pelos Tribunais de Contas, Ministério Público e outros entes fiscalizadores em relação à situação da disposição final dos resíduos sólidos nos municípios do Estado de Mato Grosso.
Verificou-se que o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso não dispõe de um plano estratégico de auditoria ambiental em ação, tampouco voltado à Auditoria de Resíduos Sólidos, em que pese a PNRS estar em vigência e a todo vapor.
No entanto, constou do Planejamento Estratégico TCE-MT[37], biênio 2012/2013: “Coibir erros, fraudes e desvios na administração pública do Planejamento Estratégico 2012/2013, com ênfase à implantação de auditoria especial de gestão ambiental no TCE”. Também, mediante portaria, foram designados membros e servidores para elaboração de estudos, mas infelizmente não foi dado prosseguimento a essas iniciativas.
Do exposto, permanecendo inexistentes ações e pendente de regulamentação interna referente à auditoria de resíduos sólidos no TCE-MT, neste trabalho pretendeu-se dar conhecimento quanto à importância local do tema e da necessidade de medidas, seja mediante regulamentações, treinamentos, estudos, parcerias, elaboração de manual de auditoria, confecção de matriz de planejamento, inspeções in loco, adaptações no Sistema GEO-OBRAS, criação de matriz de relatórios técnicos, bem como propositura de medidas saneadoras e/ou mitigadoras aos jurisdicionados, e ações de monitoramento que visem à efetiva aplicabilidade da Lei nº 12.305/98 e da finalidade do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso.
Por derradeiro, diante da atual conjuntura, qual seja, exigência legal advinda da Política Nacional de Resíduos Sólidos, apesar de o Sistema de Limpeza Pública (SLP) ser apenas um quesito no âmbito da gestão ambiental, mas se tratando de um tema de grande escopo e que exige ação deste Tribunal de Contas, registra-se a sugestão de:
- desenvolvimento do Sistema GEO-OBRAS TCE-MT para recebimento em módulo segregado de informações e documentos relativos ao Sistema de Limpeza Pública/Resíduos Sólidos de cada município/entidade do Estado de Mato Grosso.
- regulamentação da obrigação do encaminhamento das informações e documentos pertinentes ao Sistema de Limpeza Pública (SLP)/Resíduos Sólidos de cada município/entidade do Estado de Mato Grosso no Sistema GEO-OBRAS;
- elaboração de manual relativo à auditoria de resíduos sólidos do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso;
- elaboração de manual orientativo para o encaminhamento pelos jurisdicionados ao TCE-MT de informações relativas à limpeza urbana/resíduos sólidos;
- treinamento e capacitação dos auditores no que se refere à auditoria de resíduos sólidos;
- contratação de especialista em Auditoria de Resíduos Sólidos; e
- criação de indicadores de desempenho de cada município referentes a resíduos sólidos.
REFERÊNCIAS
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ZYMLER, Benjamin; ALMEIDA, Guilherme Henrique de La Rocque. O controle externo das concessões de serviços públicos e das parcerias público-privadas. Belo Horizonte: Fórum, 2005.
APÊNDICE
APÊNDICE A - Dados complementares ao questionário SLP*[38]
Tópico 1 - Características gerais do município (nome, população, gestor, área, etc.)
Município: |
||
Gestor/período: |
___________________________________________/201____ |
|
População: |
_________hab. |
|
Área do município: |
_______ __km2 |
|
Serviço Limpeza Pública: |
Área atendida (km²)/Região de cobertura (além da sede do município, quais distritos ou povoados são atendidos?) |
Quantidade serviço mensal medida/R$/Fonte de recursos |
RESPONSABILIDADE |
PREFEITURA DE _________________________________________/MT |
|
1. varrição |
Área atendida/região de cobertura: _____ Quem realiza (planeja/ designa e fiscaliza) o serviço de limpeza é:__________ mediante: ____________________ empresa contratada:______________ objeto:____________________________ |
Quantidade de serviço medida:_________________ |
2. capinação |
||
Responsável da administração pelo gerenciamento dos serviços: |
Secretaria de: _____________________ Secretário: ______________________ Responsável pela fiscalização do serviço:___________________________ Documentos comprobatórios da designação dos servidores responsáveis pela fiscalização:_________________________________________________ |
|
RESPONSABILIDADE |
__________________________________/MT |
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1. coleta |
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2. transporte |
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3. destinação final |
||
4. separação e reciclagem dos resíduos sólidos |
- |
- |
5. coleta de entulhos |
- |
- |
Produção lixo do município: |
Diária - ______ toneladas (média) |
|
mensal - _____toneladas (média) |
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Receita da Prefeitura decorrente da cobrança da taxa de lixo: |
R$ _________ |
Receita da Prefeitura decorrente da cobrança da taxa de lixo: |
R$ ___________ |
Tópicos 2; 3; 4; 5 e 6: Infraestrutura administrativa e de fiscalização dos serviços de limpeza
Coleta 1. Viaturas e demais equipamentos utilizados na coleta e transporte de lixo Pela: ( ) contratada ( ) próprio município ( ) concessionária ( ) outro. Qual? _____________ |
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Coleta Domiciliar ou Regular[39] |
Tipos: viaturas |
Quant. |
especificar o veículo (modelo, placa e capacidade deles) |
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Compactadoras |
||||||
Sem compactação |
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Outros equipamentos |
Quant. |
especificar o equipamento |
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Coleta de resíduos volumosos[40] |
Tipos: viaturas |
Quant. |
especificar o veículo (modelo, placa e capacidade deles) |
|||
Compactadoras |
||||||
Sem compactação |
||||||
Outros equipamentos |
Quant. |
especificar o equipamento |
||||
Coleta de podação [41] |
Tipos: viaturas |
Quant. |
especificar o veículo (modelo, placa e capacidade deles) |
|||
Compactadoras |
||||||
Sem compactação |
||||||
Outros equipamentos |
Quant. |
especificar o equipamento |
||||
Coleta de lixo hospitalar[42] |
Tipos: viaturas |
Quant. |
especificar o veículo (modelo, placa e capacidade deles) |
|||
Compactadoras |
||||||
Sem compactação |
||||||
Outros equipamentos |
Quant. |
especificar o equipamento |
||||
Grandes Geradores[43] |
Tipos: viaturas |
Quant. |
especificar o veículo (modelo, placa e capacidade deles) |
|||
compactadoras |
||||||
Sem compactação |
||||||
Outros equipamentos |
Quant. |
especificar o equipamento |
||||
1.1. Caminhões reserva. Identificar quantidade e dados. |
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2. Mão de obra (identificar de forma segregada a forma de contratação, área de atuação (coleta domiciliar, hospitalar, saúde, etc.) |
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Pessoal do município |
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Nome |
Função/cargo |
Tipo coleta que atua: |
Forma admissão |
Salário (R$) |
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Pessoal da contratada |
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Nome |
Função/cargo |
Tipo coleta que atua: |
Forma admissão |
Salário (R$) |
||
3. INSTALAÇÕES |
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Possui: |
Sim/ Não |
Adequada? Observações: |
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garagem |
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pátio de estacionamento |
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escritório para controle e planejamento das atividades |
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instalações para atendimento de pessoal operacional: vestiário com chuveiros e sanitários, armários e refeitórios |
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local adequado para lavagem e desinfecção diárias dos caminhões |