Inconstitucionalidade do artigo 384 da Consolidação das Leis do Trabalho

29/05/2014 às 08:01
Leia nesta página:

Trata sobre o Inconstitucionalidade do Artigo 384 da Consolidação das Leis do Trabalho, com referências das opiniões dos Tribunais Superiores.

Na Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, no Capítulo III, do artigo 372 ao 401-B, encontram-se as definições de proteção do trabalho da mulher.

Dentre as definições de cada artigo desse capítulo, destaca-se o artigo 384, da Seção III – Dos Períodos de Descanso. Senão, vejamos:

“Art. 384 - Em caso de prorrogação do horário normal, será obrigatório um descanso de 15 (quinze) minutos no mínimo, antes do início do período extraordinário do trabalho”.

Assim, conforme estabelecido no artigo 384, a mulher, quando necessário que se faça horas extraordinárias, deve descansar durante 15 (quinze) minutos entre o período normal e o período extraordinário de trabalho.

Sobre os direitos dos homens e mulheres, encontramos na Constituição Federal - CF/88 - a seguinte tratativa, no inciso I do artigo 5º:

“Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;”

O texto constitucional é claro em declarar homens e mulheres iguais, nivelando os direitos e deveres de ambos.

No século que vivemos, resta claro a evolução de igualdades entre homens e mulheres, pois as mulheres conquistaram seus direitos igualitários aos dos homens, visto que hoje temos mulheres que são presidentes de empresas, de Estados e executivas, coisas que em outrora, não eram imagináveis.

Ao que se pesem os direitos entre homens e mulheres estejam igualitários, como bem preceitua o inciso I do artigo 5º da CF/88, a CLT, em seu artigo 384, viola essa regra trazida na CF/88, oferecendo um direito favorável às mulheres, quando determina que, para as mulheres, deve haver um intervalo de descanso de 15 (quinze) minutos entre o período normal e o extraordinário de trabalho.

Recentemente, o Tribunal Superior do Trabalho, no Acórdão do processo RR-480-14.2012.5.09.0088 condenou uma grande empresa do varejo a pagar a uma empregada, como hora extra, o intervalo de 15 minutos entre a jornada normal de trabalho e o início do período extraordinário, garantido no artigo 384 da CLT, no capítulo que trata da proteção ao trabalho da mulher. Por unanimidade, a Turma deu provimento a recurso da trabalhadora e restabeleceu sentença da 23ª Vara do Trabalho de Curitiba (PR) – conforme notícia veiculada no site do TST.

Entretanto, quando a empresa havia recorrido da sentença para o Tribunal do Trabalho da 9ª Região (PR) – TRT9, a Douta Turma do referido tribunal entendeu que o artigo 384 da CLT não foi acolhido pelo inciso I do artigo 5º da F/88, pois homens e mulheres são iguais perante a lei; decisão essa que foi reformada no TST, conforme mencionado no parágrafo anterior.

O relator do processo, ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, esclareceu que o Tribunal Pleno do TST, em 17/11/2008, entendeu, por maioria de votos, que a concessão de condições especiais à mulher não fere o princípio da igualdade entre homens e mulheres contido na CF/88 e reconheceu, assim, a constitucionalidade do artigo 384 da CLT.

O ministro destacou que, apesar de seu posicionamento seja em sentido contrário, seguia a maioria “por obediência”, adotando assim o entendimento do Tribunal Pleno do TST.

Conforme observamos, os Tribunais Regionais e o TST ainda dividem opiniões sobre a constitucionalidade do artigo 384 da CLT.

Concluímos que, embora o texto da CLT deva ter a melhor das intenções, ele não evoluiu com as mudanças da sociedade, onde homens e mulheres gozam de mesmo direito e plena igualdade. Ainda, fere um preceito da CF/88, que determina direitos igualitários entre homens e mulheres, restando claro a inconstitucionalidade do artigo 384 da CLT.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Thiago Silva Ribeiro

Sócio - Henrique Prado Raulickis Advocacia. Advogado (OAB/SP 366.650). Pós-graduação em Direito Processual Civil pela EPD. Consultoria Tributária em Big Four - 04 anos. Especialidades: tributos, trabalhista e previdenciário. Contabilidade Tributária - Trevisan Escola de Negócios. Árbitro - Câmara de Mediação e Arbitragem.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos