Dicas de proteção para a população em face da violência urbana no período de férias – 4ª Parte - cuidados básicos nas praias.

Leia nesta página:

Fique atento em aeroportos e hotéis; Cautela com a casa; Cuidados básicos nas estradas; Cuidados básicos nas praias.

No último dia 23/10/14, defendi minha tese de doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública com o tema POLICIAMENTO ORIENTADO PARA O PROBLEMA: PROPOSTAS DE MECANISMOS DE PROTEÇÃO DA POPULAÇÃO EM FACE DA VIOLÊNCIA URBANA.

O tema foi escolhido de modo a demonstrar ao cidadão que segurança e prevenção, transcendem o papel do Estado em geral e o da Polícia Militar em particular, haja vista que segurança é questão de inteligência e prevenção é questão de atitude. Sendo assim, o maior ou menor entendimento dessas premissas é que define o grau de risco aceito por cada um em sociedade.

Segurança Pública é um dever do Estado um direito e responsabilidade de todos os cidadãos, tal expressão está na Constituição Federal vigente, precisamente em seu art. 144 no capítulo que trata da Segurança Pública, no entanto, apresenta-se de forma cartesiana, haja vista que instrumentaliza o comportamento do cidadão, o correto seria servir de instrumento para uma vida em sociedade.

Tal afirmação se dá pelo simples fato que a população organizada ou não, desconhece tal responsabilidade, de forma tradicional Segurança é problema de polícia e não do cidadão. Por certo, é sim, um dever do Estado, mas passou a ser também compartilhada com todos os cidadãos, por isso deve-se investir em prevenção sempre e não somente ficar dependente da atuação policial.

A premissa que segurança é problema de polícia, sofre, sem dúvidas, influência de uma cultura fatalista, imprensa, legislações inadequadas, políticas públicas inexistentes e de gestões na área de segurança pública que são apenas emergências. Por isso que na referida tese procura-se mostrar uma via reversa ao policiamento tradicional de lei e ordem, por meio da adoção da estratégia do policiamento orientado para o problema, alinha-se as ferramentas viáveis para o enfrentamento da violência urbana, por meio dos mecanismos de proteção da população.

Dessa feita, aproveitando que hoje dia 01 de dezembro, começa-se a contagem regressiva para o fim de 2014 e início do esperado 2015, reservei algumas dicas de prevenção primária (cuidados indispensáveis que todos os cidadãos devem ter para não se tornarem vítimas de crimes), por entender que o tema é sempre atual, em especial para quem vai para as merecidas férias. As presentes dicas foram adaptadas do MANUAL DE SEGURANÇA DO CIDADÃO disponibilizado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, e será dividido nos seguintes tópicos:

  1. Fique atento em aeroportos e hotéis;
  2. Cautela com a casa;
  3. Cuidados básicos nas estradas;
  4. Cuidados básicos nas praias.

Que legal você chegou ao seu destino. Aproveite. Lembre-se dos cuidados que se deve ter em um hotel, o que vale para uma pousada ou similar e para os cuidados em residência, no caso de ter alugado uma casa e mais algumas dicas:

  1. Obedeça a sinalização dos locais perigosos e não entre na água sozinho, respeite seus limites, entre no mar com cuidado e avance somente até a água atingir o nível do umbigo;
  2. Mantenha as crianças sempre por perto e sob sua vista, não deixe as crianças irem sozinhas para a água;
  3. Permaneça longe das encostas e pedras;
  4. Se for usar alguma embarcação, coloque sempre colete salva-vidas;
  5. Nunca entre na água depois de comer ou beber em demasia;
  6. Não fique muito exposto ao sol. Isso pode causar sérias queimaduras e até causar câncer de pele;
  7. Se você perceber alguém com dificuldade na água mantenha a calma e chame imediatamente um Guarda-Vidas;
  8. Deixe os objetos de valor em lugar seguro, preferencialmente com você;
  9. Nunca deixe seus pertences sozinhos. Peça a alguém de confiança para olhar enquanto você toma banho de mar;
  10. Mantenha as praias sempre limpas;

Meus caros, além de uma discussão dos direitos e deveres, a segurança deve começar pelas próprias pessoas (prevenção primária), pois investir em segurança é investir em qualidade de vida, não pode ser vista como incômodo. As dicas que aqui descritas são de conhecimento de todos, mas acabamos por não colocá-las em prática ou até mesmo por imaginar que não irá acontecer conosco.

Precisamos lembrar que segurança é acima de tudo qualidade de vida. Portanto é imprescindível que seja sempre preventivo e não reativo. Valorize a vida sempre, ela é seu maior patrimônio.

Boas férias e divirtam-se com responsabilidade

Referências:

ARAÚJO, Temístocles Telmo Ferreira. POLICIAMENTO ORIENTADO PARA O PROBLEMA: PROPOSTAS DE MECANISMOS DE PROTEÇÃO DA POPULAÇÃO EM FACE DA VIOLÊNCIA URBANA. Tese de Doutorado – CSP – CAES/SP, 2014.

PMESP, Manual de Segurança do Cidadão. Disponível em: <http://www.policiamilitar.sp.gov.br/>.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Temístocles Telmo Ferreira Araújo

Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Comandante do Policiamento de Área Metropolitana U - Área Central de São Paulo. Doutor, Mestre e Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública junto ao Centro de Altos Estudos de Segurança na Polícia Militar do Estado de São Paulo. Pós graduado lato senso em Direito Penal pela Escola Superior do Ministério Público, São Paulo. Professor de Direito Processual Penal, Direito Penal e Prática Jurídica do Centro Universitário Assunção. Professor Conteudista do Portal Atualidades do Direito. Foi Professor de Procedimentos Operacionais e Legislação Especial da Academia de Polícia Militar do Barro Branco nos de 2008, 2009 e 2013. Professor de Direito Penal e Processo penal - no Curso Êxito Proordem Cursos Jurídicos (de 2004 a 2009). Professor Tutor da Pós-graduação de Direito Militar e Ciências Penais na rede de ensino Luiz Flávio Gomes - LFG (De 2007 a 2010). Professor Tutor de Prática Penal na Universidade Cruzeiro do Sul em 2009. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Processo Penal, Direito Penal Militar e Processo Penal Militar, Direito Administrativo Militar e Legislação Penal Especial. Foi membro nato do Conselho Comunitário de Segurança Santo André Centro de 2007 a 2012.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Prevenção Primária: cuidados indispensáveis que devem ser adotados pelos cidadãos para que não sejam vítimas de crimes.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos