Artigo Destaque dos editores

O conceito de soberania na teoria de Carl Schmitt

Exibindo página 3 de 3
07/11/2016 às 13:45
Leia nesta página:

5 – CONCLUSÃO.

O realismo de Schmitt é impressionantemente desestabilizador. Ele descortina o caráter obscuro das concepções normativistas do Estado constitucional-liberal que encontra no normativismo jurídico sua formulação mais acabada.

Enquanto uma teoria deontológica, o normativismo jurídico parte da cisão kantiana entre o ser e dever-ser, desconsiderando que nenhuma ordem jurídica pode autoregular-se e nega uma realidade evidente: a existência de exceções.

Schmitt não se furta a essa realidade e concebe importância a quem decide, enquanto o normativismo por seu caráter abstrato demonstra-se incapaz de distinguir validade formal e realidade concreta., diante da sua indistinção entre norma e aplicação.

Não é por acaso que Habermas testemunha a favor de Schmit dizendo que sua influência contemporaneamente se deve, não somente pela qualidade de suas obras, mas pela reconhecida competência como teórico do Direito e por formular conceitos precisos.

Não resta dúvida que um dos conceitos mais precisos de Schmitt foi o presente na Teologia Política, o conceito de SOBERANIA.

A este respeito, atesta Ferrajoli (2002:45): “Não é por acaso, de resto, que o último grande arauto da soberania tenha sido Carl Schmitt, que polemizando com Kelsen, baseou-a sobre uma categoria incompatível com a lógica do estado de direito, como o é a do “estado de exceção””

Walter Benjamin, por ocasião da publicação de seu livro sobre a Origem do Drama Barroco Alemão, é sabido que encaminhou um exemplar com uma dedicatória expressando a importância de Schmitt para sua própria filosofia:

“O Sr. irá constatar o quanto este livro é devedor de sua apresentação da teoria da soberania no século XVII. Permita ainda que lhe diga que, graças aos seus métdodos de investigação em filosofia do direito, descobri em suas obras posteriores, sobretudo, em Die Diktatur, uma confirmação dos meus métodos em filosofia e história da arte. Se a leitura de meu livroi lhe permitir dar conta deste sentimento, a intenção de lho enviar terá sido bem-sucedida... Seu devotado Walter Benjamin. (In. Cardoso, 2009:84).

Portanto, podemos observar não somente a óbvia contribuição de Schmitt e seu conceito de soberania à Teoria da Constituição, mas também o direito e a filosofia como um todo possui seus débitos com o autor.


6 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.

A DEMOCRACIA na Alemanha: história e perspectivas. Bonn: Departamento de Imprensa e Informação do Governo Federal, 1985..

DEMOCRACIA como tarefa. [Berlim]: Public Document, 1982. 

AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.

_____________ . Estado de Exceção. São Paulo: Boitempo, 2004.

ARENDT, Hannah. A condicao humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitaria, 2003.

_______________. A dignidade da política. 2. ed. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993.

ARGÜELLO, Katie. Decisionismo: um confronto entre Max Weber e Carl Schmitt.

BOBBIO, Norberto. Thomas Hobbes. Rio de Janeiro: Campus, 1991. 202p

FERREIRA, BERNARDO. O risco do político: crítica ao liberalismo e teoria política no pensamento de Carl Schmitt. Belo Horizonte: Ed. UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2004.

FELICÍSSIMO, MÁRCIA REGINA; CARVALHO NETTO.. O conceito de representação política na teoria de Carl Schmitt. 2001 enc. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais.

KELSEN, Hans. Teoria Geral do Direito e do Estado. São Paulo: Martins Fontes, 2005

GUILLEN KALLE, Gabriel. Carl Schmitt en Espana: la frontera entre lo politico y lo juridico. Madrid: Sr. Gabriel Guillen Valle, 1996.

SCHIMITT, Carl. A crise da democracia parlamentar. Trad. Inês Lobbauer São Paulo: Scritta, 1996.

______________. El concepto de lo politico: texto de 1932 con un prologo y tres corolarios. Madrid: Alianza, 1991.

______________. La defensa de la constitucion: estudio acerca de las diversas especies y posibilidades de salvaguardia de la Constitucion. Madrid: c1983.

______________. Legalidad y legitimidad. Madrid: Aguilar, 1971.

______________ Romantisme politique. Paris: Librairie Valois, 1928.

_______________. Teoria de la constitucion. Madrid: 1927.

SILVA, Isaque Marinho. O ESTADO DE DIREITO E SEUS LIMITES. Disponível em  <www.portaltributario.com.br/artigos/estadodedireito.htm>.Acesso em 27/05/2008.

SOLON, Ari Marcelo. Teoria da soberania como problema da norma juridica e da decisão. Porto Alegre: S. A. Fabris, 1997.

VIEIRA, Luiz Vicente. Os movimentos sociais e o espaço autônomo do 'político': o resgate de um conceito a partir de Rousseau e Carl Schmitt. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.


Notas

[1]           SCHWAB, George. The chalenge of exception:an introduction to the political ideas of Carl Schmitt between 1921 & 1936. 2ed. Com nova introdução. Connecticut: Greenwood Press, 1989 (1970).

[2]           HOFMANN, Hasso. Legitimità contro legalità: la filosofia política di Carl Schmitt. Nápoles: Edizioni Scientifiche Italiane, 1999.

[3]           SCHMITT, Carl. Sobre los tres modos de pensar la ciencia jurídica. Estúdios preliminar, traducción y notas de Montserrat Herrero. Madrid:Tecnos, 1996b

Assuntos relacionados
Sobre o autor
José Cecílio Neto e Lopes

Doutorando em Filosofia. Professor na Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (ACADEPOL/MG) nas disciplinas de legislação penal especial.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

LOPES, José Cecílio Neto. O conceito de soberania na teoria de Carl Schmitt. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 21, n. 4877, 7 nov. 2016. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/35936. Acesso em: 26 abr. 2024.

Mais informações

Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção de grau de bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos