Sobre o Impeachment

12/03/2015 às 11:35
Leia nesta página:

Sobre o Impeachment

Quis custodiet ipsos custodes? Já preocupante aos olhos de Juvenal, a questão que hoje chamamos de ‘accountability’ permeia todo e qualquer regime de caráter democrático, entendendo-se aqui por democracia um sistema de governo adotado numa comunidade jurídica que possua uma constituição que, através de seus dispositivos como Lei Maior na sociedade, tenha em conta o povo como titular do poder político. Em outras palavras, refiro-me aqui a todos os governos aonde o cidadão pode não apenas eleger um representante, mas também clamar por um bom governo ao longo de seu mandato e findar este último se assim for a vontade da maioria, ou seja, iniciar um processo de impeachment.

Cabe ressaltar ainda neste primeiro momento que, independentemente do prisma jurídico sobre um eventual processo de impeachment, o povo, na condição de titular do poder, não apenas pode, mas também deve fiscalizar e acompanhar o mandato dos governantes. Levando em consideração a titularidade do poder político, a saber, do povo na sociedade brasileira, conforme prevê nossa Constituição de 1988, a vontade da sociedade deve sobressair em relação à ótica jurídica quando se trata de escolher quem irá representar o poder.

Não pretendo aqui rejeitar interpretações de cunho jurídico, lastreadas e embasadas em nosso ordenamento, e sim demonstrar que no caso de um processo de impeachment, o povo, em sua condição de titular do poder político, é hábil e capaz para decidir se deve ou não ser levado a cabo o mandato de um ou outro governante. Atribuo tais capacidades aos cidadãos pelo simples fato de termos em conta num regime democrático a pressuposição de que todos estão devidamente aptos para eleger seus representantes.  Se o supracitado é válido, o inverso também o é, ou seja, aquele que possui a capacidade para eleger uma determinada pessoa para representá-lo, é capaz também de, quando suspeita ou comprovada má gestão administrativa, tirá-lo da condição de representante. Ainda digo aqui que a vontade do povo independe de qualquer suspeita de improbidade, mas geralmente quando ocorrem tais suspeitas é que a vontade popular se exalta.

Dito isso, a questão cabível aqui é: como o povo deve agir para fazer valer a sua vontade, já que esta é a que vale em se tratando de política. A resposta aqui poderia ir e vir para diversos dispositivos legais, mas creio desnecessárias as referências e considerarei como primordial o que dispõe, conforme alusão anteriormente feita, o Parágrafo Único do Artigo 1º de nossa Constituição. Ora, se o povo age através de seus representantes, e estes são os responsáveis pela abertura de um processo de impeachment, faz-se necessária a comunicação entre representantes e representados, para que aqueles saibam a vontade destes nos mais diversos momentos de sua candidatura.

Consideremos duas possibilidades. Com o advento da internet, podemos muito bem exigir a abertura do processo de impeachment através de um abaixo-assinado online aonde conste o nome do cidadão e o seu número no Cadastro de Pessoas Físicas no Ministério da Fazenda. Com isto, a comunicação é facilitada e célere, adiantando a saída do indesejado aos olhos dos representados. A coleta de assinatura ‘in loco’ também é uma alternativa, mas considerando a possibilidade anteriormente exposta não vejo um porquê de coletar inúmeras assinaturas ao redor de todo o país.

Num segundo momento, a alternativa é a ida do povo às ruas. Através das manifestações populares, os representantes, dotados do mais natural bom-senso, entenderão que deve ser aberto um processo para a retirada do chefe do executivo. Falo das manifestações porque a eficácia destes movimentos mostrou-se válida não apenas no Brasil, mas também em outros países e em tempos mais remotos.

Conforme o exposto, cabe agora ao povo brasileiro tomar as rédeas da situação e exigir, seja por meio de manifestações populares ou por meio de um abaixo-assinado, aquilo que prevalece como a vontade da maioria votante.

Por fim, destaco aqui mais uma vez o fato de que o povo, na sua condição de titular do poder político na sociedade brasileira, tem não apenas o poder, mas também o dever de fazer valer a sua vontade e fazer com que os representantes ajam de forma ilibada independente de qualquer dispositivo jurídico. É a vontade do povo brasileiro. É a vontade do Brasil.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Felipe da Silva Prado

Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC4tsv0ITOuoI8dct88oOI7w<br>Aulas Teoria Pura do Direito:<br>https://www.youtube.com/watch?v=KS1KHca742I<br>Aulas Segunda Guerra Mundial(Aula 13 - Operação Barbarossa):<br>https://www.youtube.com/watch?v=uqCUUC2OkZQ

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos