Planejamento tributário

12/06/2015 às 12:45
Leia nesta página:

A alta carga tributária é a variável que mais atrapalha a atuação das empresas no Brasil, tanto no mercado local como no internacional. A elevada tributação tira a competitividade delas e por isso a importância de um planejamento tributário.

Desde a posse do atual Ministro Joaquim Levy houve muitas mudanças na arrecadação tributária do país, com o aumento de impostos e contribuições. De 01/01/2015 a 03/06/2015 os brasileiros já pagaram aproximadamente 870 bilhões de reais em tributos. Esse ano, o brasileiro precisou trabalhar 151 dias somente para pagar os tributos exigidos pelos governos federal, estadual e municipal.

 No Brasil, desde a época da colonização portuguesa, a carga tributária era considerada elevada pelos brasileiros. Esse fato está registrado na história do país através da inconfidência mineira, movimento que contestou a forma de cobrar impostos pelos portugueses.

Diante disso, temos que o Brasil tem a maior carga de tributos da América Latina  e supera, na média, a dos países ricos. Em 2014, a carga tributária abocanhou 35,42% do PIB (Produto Interno Bruto), segundo a Organização para Cooperação Econômica (OCDE). 

Nesse contexto, a realidade do país hoje é que a alta carga tributária é a variável que mais atrapalha a atuação das empresas, tanto no mercado local como no internacional. A elevada tributação tira a competitividade delas e atinge também os próprios Estados, mantendo esse processo complexo e oneroso.

A redução das despesas de uma empresa auxilia potencialmente a competitividade da mesma e, consequentemente, ajuda na conquista de Market-share (fatia do mercado). O mesmo não é diferente quando falamos de despesas tributárias, por isso surge a necessidade do contribuinte de mensurar e optar por práticas legais que lhe cause menos onerosidade tributária e essas práticas configuram o Planejamento Tributário.

Assim, diante do histórico do país o planejamento tributário se tornou uma peça chave para a redução do impacto dos tributos nas empresas, consistindo numa maneira lícita do contribuinte se beneficiar das legislações vigentes e suas lacunas.

Importante ressaltar que planejamento tributário não se confunde com sonegação fiscal. Planejar é escolher, entre duas ou mais opções lícitas, a que resulte no menor imposto a pagar ou de postergar o seu pagamento. Sonegar, por sua vez, é ocultar informações objetivando o pagamento a menor de tributos.

O planejamento tributário poderá ser feito utilizando as leis em vigência no país, feitas com o objetivo de figurarem como incentivos fiscais. A título de exemplo há a Lei nº 11.196/2005 que instituiu o incentivo à Inovação Tecnológica – de âmbito nacional; e os incentivos da Zona Franca de Manaus, que objetivam atrair e fixar investimentos em sua área de abrangência, no Estado do Amazonas.

Além disso, há uma segunda forma, que contempla hipóteses em que o contribuinte opta por configurar seus negócios de tal forma que se harmonizem com um menor ônus tributário, utilizando-se de elementos que a lei não proíbe ou que possibilitem evitar o fato gerador de determinado tributo, com elementos da própria lei. É o caso, por exemplo, de uma empresa de serviços que decide mudar sua sede para determinado município, visando pagar o ISS (Imposto Sobre Serviço) com uma alíquota mais baixa. A lei não proíbe que os estabelecimentos escolham o lugar onde exercerão atividades, pois os contribuintes possuem liberdade de optar por aqueles mais convenientes para eles, mesmo se a definição do local for exclusivamente com objetivos de planejamento fiscal.

O planejamento tributário, portanto, surge como uma poderosa estratégia para as empresas que, em razão do elevado custo fiscal ao qual estão submetidas, perdem a competitividade no mercado. Mas não basta a operação atingir o objetivo de economizar  tributos, o planejamento tributário  tem que ser eficiente perante o Fisco, e esse é o desafio do profissional que atua nessa área.  

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Débora Silva dos Reis

Advogada<br>Sócia do Reis e Bittencourt Advocacia e Consultoria<br>Especialista em Direito Tributário pela Faculdade Milton Campos

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos