Processo de criminalização das classes abastadas: uma análise crítico-criminológica

Exibindo página 2 de 2
26/06/2015 às 22:24
Leia nesta página:

[2] Para facilitar a compreensão do texto, foi utilizado o termo “crime de colarinho branco” em vários momentos. Entretanto, deve-se deixar claro que, na verdade, trata-se de processo de criminalização das classes abastadas, uma vez que o crime, assim por dizer, não existe por si só, porém através de trâmites legislativos e judiciários (incluindo a atuação das polícias e do Ministério Público) que tornam determinada conduta em crime.

[3] Criminalização primária é o processo de criminalização realizado pelas instâncias legisladoras. Dá-se no momento de elaboração das normas que irão definir quais condutas serão consideradas como crime. Já Criminalização secundária é a nomenclatura dada ao processo de criminalização realizado pelos órgãos julgadores, polícias e Ministério Público, que, através de suas atuações, são capazes de definir determinada pessoa em especial como criminosa (BARATTA, 2002, p. 95).

[4] Processos de instâncias formais e informais de atribuição do adjetivo de criminoso.

[5] Teoria também conhecida sob a denominação de teoria da rotulação, da definição ou do etiquetamento.

[6] Slogan do atual governo capixaba, que é principalmente reproduzido em viaturas das polícias militar e civil do estado.

[7] Filtros descriminalizantes são os obstáculos ao processo de criminalização.

[8] Mais uma vez o leitor deve estar atento para a informação de que não existem crimes, porém processos de criminalização através dos quais condutas e pessoas são consideradas criminosas.

[9] “O crime de colarinho-branco é aquele que é cometido no âmbito da sua profissão por uma pessoa de respeitabilidade e elevado estatuto social. Cinco aspectos relevantes podem ser destacados a partir desta definição. O crime de colarinho-branco é um crime. E o é porque suas consequências são tão gravosas como quaisquer condutas criminais. Algumas vezes até mais gravosas. Ademais, é cometido por pessoas respeitáveis. Com elevado estatuto social. Ele é praticado no exercício da sua profissão, o que evidentemente excluiu todos os demais crimes que, embora realizados por auqeles agentes acima nomeados, relacionam-se com a sua vida privada. Ocorre, em regra, com uma violação de confiança. Outras características diferenciais – ainda que secundárias – ainda podem ser agregadas a essas. Inicialmente, o crime do colarinho-branco não pode ser explicado pela pobreza, nem por má habitação, carências de recreação, falta de educação etc., enfim, aqueles critérios tradicionais explicativos da criminalidade. [...]” (SHECAIRA, 2011, p. 213)

[10] Crimes cuja sentença foi publicada de 1 de janeiro de 2009 a 19 de outubro de 2012, data na qual foi disponibilizado o relatório de sentenças.

[11]  Os diretores das duas varas disponibilizaram lista com o número de todos os processos dos últimos três anos. Entretanto, o sistema da informática da Justiça Federal é incapaz de organizar os processos por tipo penal. Assim, a partir dessa tabela, foi necessário acessar o site da Justiça Federal para verificar qual era o tipo penal objeto de cada processo da lista e a partir daí recolher os dados de cada um deles. Acreditamos que essa e outras pesquisas seriam muito mais simples se o próprio sistema já fosse capaz de identificar o tipo penal de cada processo e informações simples, como o tipo de sentença, seu fundamento legal, a duração do processo, e, havendo condenação, qual pena foi atribuída.

[12] O site de Consulta Processual da Justiça Federal do estado do Espírito Santo é: http://www2.jfes.jus.br/jfes/portal/consulta/cons_procs.asp.

[13] O corte temporal de três anos foi assim escolhidos por permitir a visualização da atuação de diferentes juízes e em diferentes momentos legislativos. Além disso, forneceu número compatível com a viabilidade da pesquisa.

[14] Disponível em: <http://www.repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/4073/1/Ana%20Cec%C3%ADlia%20Souza%20Santana%20RA%2020766184.pdf>. Acesso em 20 de nov. de 2013.

[15]  Portaria MF nº 130, de 19 de abril de 2012.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Kadija Roncete

Graduada em Direito pela FDV<br>Pós-Graduada pela FDV<br>

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos