A verdade dos planos de saúde empresarial e a posição do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Leia nesta página:

A rescisão unilateral do contrato de plano de saúde e como o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro se posiciona. Caso concreto.

Como todos sabem, o Brasil não consegue atender a população brasileira nas questões de saúde, estando os hospitais sucateados, sem leitos, com médicos mal remunerados, sem medicamentos, além de obrigar aos que necessitam do atendimento, a esperar meses para serem atendidos.

Esta precariedade do serviço público fomenta a atividade lucrativa das operadoras de planos de saúde.

Os planos de saúde podem, ou poderiam, ser contratados na modalidade individual, ou coletivo por adesão, ou empresarial.

O plano individual consiste na contratação do serviço de atendimento médico pela pessoa física, podendo se estender à sua família (pai, mãe, esposa e filhos).

O coletivo por adesão destina-se ao um coletivo de determinada categoria, por exemplo, os associados a um sindicato ou órgão de classe.

Já o empresarial consiste na contratação do plano de saúde pela empresa para beneficiar os seus funcionários, sócios e parentes dos mesmos.

Todos sabem que o plano individual é, sem dúvida, muito mais caro que os planos coletivos e empresariais, mas não sabem o motivo.

Então, desvendando o segredo, segue a razão fundamental para a enorme diferença de preço do plano individual para os planos coletivos e empresariais.

A justificativa está na possibilidade de a operadora poder rescindir o contrato, após doze meses de vigência, a qualquer momento, unilateralmente e sem justo motivo.

Verifiquem a existência desta cláusula no seu contrato!!!!

Bem, certamente que a cláusula está dando o direito para as duas partes contratantes, ou seja, está sendo garantido o mesmo direito para ambos os lados e, por isso, os leigos e os doutos - mas de visão curta, sem capacidade de pensar o direito – acham que não há abusividade na cláusula.

O pior é que esta cláusula está amparada na Resolução nº 195 Consu da Agência Nacional de Saúde, que dispõe:

“Art. 17 As condições de rescisão do contrato ou de suspensão de cobertura, nos planos privados de assistência à saúde coletivos por adesão ou empresarial, devem também constar do contrato celebrado entre as partes. Parágrafo único. Os contratos de planos privados de assistência à saúde coletivos por adesão ou empresarial somente poderão ser rescindidos imotivadamente após a vigência do período de doze meses e mediante prévia notificação da outra parte com antecedência mínima de sessenta dias.”

Mas será que esta resolução não está ferindo outra norma? Talvez, uma norma hierarquicamente superior? Será que a cláusula contratual é válida?

Sempre que nos deparamos com questões desta natureza, o certo é solicitar que o Poder Judiciário resolva o conflito, dirima a dúvida.

Dessa forma, uma empresa, que foi alvo da crueldade de uma operadora de plano de saúde, tendo em vista que foi notificada pela mesma da decisão unilateral e injustificada de rescindir o contrato em 31 de agosto de 2011, ingressou com uma ação no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, no dia 31 de agosto de 2011, trazendo que o fundamento da rescisão era ilegal, tratando-se de uma cláusula abusiva, além de informar que dentre os usuários do plano empresarial, constava um em tratamento oncológico.

Foi, inicialmente, indeferida a liminar requerida, mas em sede de agravo, a mesma foi concedida, sendo fundamentada na abusividade da cláusula, mostrando que apesar de a mesma garantir o mesmo direito a ambas as partes, no contexto geral do contrato, este direito não é garantido.

Segue ementa do agravo de instrumento:

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA QUINTA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO N.º 0049432-03.2011.8.19.0000 AGRAVANTE: BRASIL NOVO CONTABILIDADE LTDA E OUTROS, AGRAVADO: AMICO SAÚDE LTDA RELATORA: DESEMBARGADORA HELDA LIMA MEIRELES Agravo de instrumento, Ação de Obrigação de Fazer. Contrato coletivo de saúde. Rescisão unilateral. Decisão que indeferiu a tutela antecipada. Reforma. No caso em espécie, há de se reconhecer nesse momento que a cláusula contratual que permite a rescisão unilateral do contrato é abusiva, na medida em que o art. 51, XI, do CDC não pode ser interpretado isoladamente, ante a posição frágil que o consumidor ocupa na relação contratual, pois, no caso dos autos, vários beneficiários do plano de saúde estavam em tratamento quando a operadora do plano rescindiu unilateralmente o vínculo jurídico e obrigacional, o que pode vir a causar injustificável sofrimento aos segurados. O periculum in mora está comprovado, pois os funcionários não devem ficar sem assistência médica no caso de eventuais urgências para tratamento de saúde. Artigo 557, § 1º-A. Provimento do agravo de instrumento para reformar a decisão de primeiro grau e confirmar o deferimento da  antecipação da tutela recursal, a fim de que o contrato seja mantido.

É nítido este entendimento, pelo menos, para os que têm capacidade de pensar o direito, livre de qualquer influência ou pressão, pois o contratante é obrigado a cumprir carências para determinados atendimentos, por exemplo: obstetrícia 10 meses, doença pré-existente 24 meses.

Então, uma empresa contrata o plano e, no decorrer do contrato, uma das usuárias do plano fica grávida, o que será detectado pelos exames e regularidade de consultas ao obstetra, possibilitará que a operadora rescinda o contrato, caso já esteja com mais de 12 meses de vigência.

Ou então, havendo um usuário do plano empresarial com doença pré-existente, que somente após 24 meses de contratação poderá fazer o tratamento, a operadora, após doze meses, poderá rescindir o contrato, sem qualquer motivo, somente por não ser mais de seu interesse.

Além destes dois exemplos fáceis de se visualizar, há o simples fato de a empresa contratante não desejar cancelar o plano de saúde injustificadamente, pois vem pagando, para um dia poder utilizar, e não para, quando precisar, ficar rezando para que a operadora não cancele.

Assim, o direito não é igual para ambas as partes!!!!

Além do fundamento acima, a Desembargadora, no teor de sua decisão, expôs que a operadora do plano emitiu boleta de pagamento para período posterior ao do cancelamento do contrato, configurando a desistência da rescisão, conforme segue:

“....A questão gravita em torno de empresa que firmou contrato de saúde junto a agravada, tendo esta notificado a agravante em 08 de junho de 2011, ressaltando que a partir de 01/09/2011 o contrato seria cancelado não se responsabilizando por qualquer despesa decorrente do pacto. No entanto, a agravada enviou boleto de pagamento com data de vencimento em 15/09/2011 (fls.130 deste agravo) o que presume a desistência de denunciar o contrato e a conseqüente renovação do mesmo, até mesmo porque na descrição dos serviços consta a referencia ao período de: 08/09/2011 a 07/10/2011.....”.

Todavia, apesar de haver o posicionamento de uma desembargadora neste sentido, o juízo singular, julgou improcedente, entendendo que a operadora pode rescindir o plano a qualquer momento, após doze meses de vigência, pelo fato de estar no contrato e na resolução º 195 CONSU da ANS.

Em sede de recurso, logicamente que a desembargadora não estava mais na câmara, e o Tribunal continuou entendendo que a operadora pode rescindir o contrato, pelo mesmo motivo exposto na sentença.

E mais, pior do que fazer uma interpretação, s.m.j., equivocada da cláusula contratual em confronto com o Código de Defesa do Consumidor, o relator errou, a palavra é esta mesmo, ERROU no julgamento trazendo fato inexistente para o caso, decidindo contrariamente à prova dos autos.

Faz-se, com veemência esta afirmação de erro no julgamento, com base no fato de que o relator da apelação, de sua INVENTAÇÃO, disse que a operadora do plano de saúde emitiu a boleta para período posterior à data do cancelamento do plano, diante da ação judicial.

Assim, ingressou-se com a ação rescisória, expondo todos os motivos, inclusive o que sempre foi dito desde o início, um dos motivos da concessão da liminar, ou seja, que a operadora do plano de saúde, mesmo após notificar a empresa que o contrato de prestação de serviço somente vigoraria até 31/08/2011, emitiu uma boleta de mensalidade do plano, com vigência do dia 08/09/2011 a 07/10/2011, o que traduz em desistência da rescisão do contrato.

Todavia, apesar de muito bem provado que a operadora somente teve conhecimento da ação em 28/09/2011, os ilustres desembargadores tiveram o disparate de dizer que a boleta foi emitida em razão da existência da ação judicial.

“... Quanto aos boletos enviados após a data determinada para a rescisão, tal fato se deu porque já estava a matéria sendo discutida judicialmente, embora a liminar de antecipação dos efeitos da tutela não tenha sido deferida.....”

Após a primeira manifestação do relator neste sentido, foi novamente exposto, explicado e comprovado que a operadora não tinha nem como saber da existência da ação no dia em que emitiu a boleta.

Porém, incrivelmente, não houve alteração no entendimento do magistrado.

Apenas para ficar claro: A ação foi proposta no dia 31/08/2011, no plantão judiciário da Comarca da Capital, não sendo deferida a liminar e a boleta emitida pela operadora foi em 03/09/2011.

Além de a liminar não ter sido deferida, não foi, também, feita a citação da operadora do plano de saúde, o que somente ocorreu no dia 28/09/2011, dia em que foi distribuída a carta precatória, ou seja, 25 dias depois da emissão da boleta.

Era impossível a Ré tomar ciência da ação judicial no dia 03/09/2011, nem havia sido interposto o agravo. Então, foi INVENTAÇÃO da cabeça do relator do processo o fato de que a boleta foi emitida em decorrência da ação judicial.

Já a ação rescisória, de onde talvez viesse a explicação da decisão, inicialmente foi distribuída a um dos desembargadores do órgão especial, mas este foi obrigado a declinar da competência, tendo em vista que o escritório de advocacia de sua família patrocina a operadora do plano.

Ó R G Ã O E S P E C I A L

AÇÃO RESCISÓRIA nº 0049494-72.2013.8.19.0000

AUTOR: BRASIL NOVO CONTABILIDADE LTDA

RÉU: AMICO SAÚDE LTDA

RELATOR: DESEMBARGADOR LUIZ ZVEITER

D E S P A C H O

Considerando que a ré AMICO SAÚDE LTDA pertence ao grupo econômico Amil – Assistência Médica Internacional Ltda, que é patrocinado pelo Escritório de Advocacia Zveiter em outras contendas, declaro minha suspeição por motivo íntimo para processar e julgar o presente feito, nos termos do parágrafo único, do artigo 135, do Código de Processo Civil. Redistribua-se.

Rio de Janeiro, 13 de setembro de 2013.

Desembargador Luiz Zveiter

R e l a t o r

Redistribuída, o julgamento, por incrível que pareça, ou não, foi o mesmo, ainda trazendo que não é o fato de existir um entendimento diverso (mencionando a desembargadora que traçou com perfeição a análise da cláusula contratual) que todos são obrigados a seguir, e mais, que a questão da boleta foi bem analisada no processo principal, não justificando a rescisória, por não existir erro no julgamento.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

“... E quanto à emissão de novas faturas de cobrança em período posterior ao do termo final da denúncia do contrato, assevera o v. acórdão “Quanto aos boletos enviados após a data determinada para a rescisão, tal fato se deu porque já estava a matéria sendo discutida judicialmente, embora a liminar de antecipação dos efeitos da tutela não tenha sido deferida. Ora, o serviço, s.m.j., continuou sendo prestado, portanto, a contraprestação pecuniária era devida.” (Fls. 02/03 do índice eletrônico 0007 do Anexo 1) 2.2 Ora, como se viu, o acórdão examinou a questão que lhe fora posta sobre todos os aspectos, em ordem a vedar o acesso à via rescisória pelo fundamento do erro de fato...”

Importa destacar que antes do julgamento final da ação rescisória, foi indeferido o pedido de antecipação dos efeitos da tutela, com base, acreditem, na falta da comprovação de dano irreparável ou de difícil reparação:

“...O simples ajuizamento de ação rescisória não impede o cumprimento do acórdão rescindendo, salvo nos casos imprescindíveis, em que é possível a concessão de medidas de natureza cautelar ou antecipatória. A tutela antecipada importa em juízo provisório de procedência total ou parcial da demanda, razão pela qual a lei exige prova inequívoca para a sua concessão. Incabível tal medida sem que a parte demonstre determinados pressupostos, se não de forma cabal, completa e definitiva, pelo menos em grau suficiente para justificar certas providências com base em juízo de plausibilidade. Não demonstrados, na hipótese, o “fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação” (art. 273, I, do C.P.C.), nem a medida apresenta-se imprescindível (art. 489, C.P.C.). Indefiro o pedido de antecipação da tutela, ausentes os seus pressupostos....”

Ocorre que a questão versava sobre continuidade ou não do plano de saúde que uma empresa contratou para seus funcionários, vez que o Estado não consegue prestar o serviço na sua razão mínima. Ou seja, o fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação estaria na necessidade de atendimento médico. Mas como não era a saúde e/ou vida dos julgadores....

Para aqueles que não acreditam, seguem os números dos processos judiciais bem como as decisões acima mencionadas.

Processo original nº 0315974-16.2011.8.19.0001

Agravo de Instrumento nº 0049432-03.2011.8.19.0000

Carta precatória de citação nº2224753-52.2011.8.19.0021

Apelação nº 0315974-16.2011.8.19.0001

Ação Rescisória nº 0049494-72.2013.8.19.0000

Desta forma, brasileiros, o plano de saúde empresarial é mais barato, em virtude de a operadora poder rescindir o contrato após receber doze meses de mensalidade, abandonando os usuários do plano com apoio do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, mesmo que afrontando o Código de Defesa do Consumidor, além do fato de que o reajuste anual da mensalidade não está sujeito a qualquer regulação, diferentemente do plano individual.

Por fim, e somente para conhecimento de todos, recentemente uma pessoa foi demitida de uma empresa que tinha plano de saúde empresarial e, tendo em vista que a lei obriga, nestes casos, a ofertar um plano de saúde para a funcionária demitida, somente foi possível a contratação do plano através de uma cooperativa, ou seja, a pessoa foi obrigada a ingressar numa cooperativa apresentada pelo vendedor do plano, para que ela pudesse continuar com plano de saúde, e mais, recentemente, mais precisamente no dia 14/07/2015, foi divulgada uma matéria jornalística, provando que não está sendo possível fazer a contratação de plano de saúde na modalidade individual.

Este é o poder das operadoras de planos de saúde e este é o Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Andre Luis Madeira de Carvalho

advogado inscrito na OAB/RJ sob nº 125601.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos