A possibilidade de constituição de EIRELI por pessoa jurídica

21/10/2015 às 13:40
Leia nesta página:

A polêmica da constituição da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada por pessoa jurídica e as facilidades que esta possibilidade pode trazer no âmbito societário.

A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), instituída pela Lei 12.441/11, que acrescentou ao Código Civil o artigo 980-A, é uma pessoa jurídica de apenas um titular, detentor da totalidade de seu capital social.

Desde a sua instituição, um dos pontos que vêm sendo objeto de grande discussão é a possibilidade de o titular da EIRELI ser uma outra pessoa jurídica.

Há quem defenda, porém, que a EIRELI somente pode ser constituída por pessoa natural.

Justamente nessa linha, foi publicada, no dia 06 de dezembro de 2013, pelo DOU, a Instrução Normativa n° 10, que traz a limitação quanto à pessoa prevista no caput do art. 980-A, limitando apenas à Pessoa Natural a capacidade de ser titular da EIRELI.

Isso, como não poderia ser diferente, culminou o ajuizamento de ações, tendo o Poder Judiciário, ainda que de forma incipiente, iniciado o debate.

Recentemente, a Justiça Federal de Minas Gerais proferiu decisão de mérito assegurando a constituição de uma EIRELI por uma pessoa jurídica. Pensamos que esta decisão é totalmente acertada, uma vez que a Lei, em momento algum, proíbe que uma pessoa jurídica seja titular de uma EIRELI.

Em uma análise doutrinária, poder-se-ia dizer que a criação deste tipo societário, veio para organizar juridicamente a atividade econômica do empresário individual, pessoa natural, reduzindo o risco do negócio e protegendo, então, o seu patrimônio pessoal. Entretanto, ao estipular capital mínimo de 100 vezes o salário mínimo vigente e a necessidade de integralizá-lo no ato de constituição da EIRELI, o legislador acabou por dificultar a regulamentação do empresário individual, que muitas das vezes não tem disponibilidade econômica para tal. 

Ademais, aqueles que defendem a impossibilidade de uma Pessoa Jurídica constituir uma EIRELI, sustentam também que o parágrafo 2° do artigo 980-A veda a criação de mais de uma EIRELI por uma mesma pessoa natural.

Entretanto, como o Direito Empresarial é um ramo que deve visar a aplicação da norma no cotidiano comercial atual, esta deve se moldar aos fatos contemporâneos. Assim, interpretar a lei de forma restritiva é dificultar o dinamismo do Direito Societário contemporâneo.

Um dos exemplos seria a instalação de sociedades estrangeiras no Brasil para o exercício de suas atividades, que, ao consultarem a legislação vigente, se debateriam com a quantidade e complexidade dos procedimentos, dentre eles a necessidade da pluralidade de sócios, que seria solvida simplesmente pela EIRELI.

Outra forma de aplicação seria a conversão da sociedade limitada em EIRELI, para evitar a dissolução da sociedade, respeitando a preservação da empresa e o impacto social que a dissolução representaria, uma vez que não fosse recomposto o quadro societário no prazo legal de 180 dias.

Pensamos, assim, que a EIRELI é um facilitador aos empreendedores, atuantes ou não no país, cabendo ao nosso Judiciário se posicionar perante as questões divergentes, respondendo-as na parcela necessárias aos anseios de nossa sociedade e aos da própria norma.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Marcelo Teixeira Vieira

Possui ensino-médio-segundo-grau pelo Instituto Coração de Jesus - MG (2010). Advogado graduado em Direito pelo Centro Universitário Newton Paiva, inscrito na OAB/MG. Atualmente Advogado na área societária da Andrade Silva Advogados. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Societário e Tributário. Pós-graduando no curso LLM Direito Empresarial (módulo em Chicago) no IBMEC

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos