O pagamento de licenciamento de veículos automotores pertencentes à Administração pública municipal e a Lei 8.666/1993

15/12/2015 às 15:46
Leia nesta página:

O pagamento das taxas de licenciamento de veículos não está sujeito aos ditames da Lei 8.666/1993 por estar inserido dentre as espécies tributárias, de pagamento compulsório.

Ainda muito comum entre os gestores públicos é a dúvida acerca da incidência ou não da Lei 8.666/1993 no pagamento das taxas de licenciamento de veículos pertencentes à Administração.

Há que se observar, primeiramente, que o artigo 2º da Lei 8.666/1993 determina:

Art. 2º. As obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas nesta Lei.

Parágrafo único. Para os fins desta Lei, considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.

Assim sendo, a aplicabilidade da Lei 8.666/93 se restringe às contratações com terceiros para obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública. Importante observar ainda que o legislador usou de clareza ímpar ao esclarecer, no parágrafo único, que o contrato é firmado entre a Administração Pública e particulares, onde haja um acordo de vontades.

A mais abalizada doutrina assim se manifesta sobre o assunto:

Quando alude a “contrato administrativo”, a Lei indica um tipo de vínculo produzido por manifestação conjunta e concorde de vontade. A relação jurídica entre a pessoa administrativa e o terceiro sujeitar-se-á a esse diploma apenas quando for produzida consensualmente. Ficam excluídas todas as relações jurídicas cujo aperfeiçoamento dispense a concordância do terceiro. Por isso, não se aplicam as regras da Lei em casos de desapropriação, tributação, requisição administrativa, sanções penais etc. Sempre que a lei dispense, para o aperfeiçoamento do ato jurídico, o concurso da vontade do terceiro, não se aplica a Lei (2004: 34).[1] (destacamos)

Pode se concluir, portanto, que a Lei 8.666/93 somente se aplica aos contratos administrativos, assim entendidos os instrumentos que consignem uma relação jurídica entre a pessoa administrativa e um terceiro, relação esta produzida consensualmente.

O licenciamento de veículos é um tributo, da subespécie taxa, cujo pagamento decorre de imposição legal e não de ajuste contratual. Não há que se falar ainda em isenção do pagamento de taxa, uma vez que a Constituição Federal estabeleceu isenção apenas e tão somente para impostos, consoante artigo 150, inciso VI.

O que se denomina de forma leiga “licenciamento”, a legislação entende o valor pago para os fins de expedição do Certificado de Licenciamento Anual, conforme previsto no art. 130 e seguintes da Lei 9.503/97 (Código de Trânsito Brasileiro – CTB).

Na classificação doutrinária e na definição constitucional dos tributos, o valor enquadra-se como taxa, devida pela utilização do serviço público de licenciamento do veículo, conforme já considerado inclusive pelo Superior Tribunal de Justiça:

PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ESPECIAL. OFENSA AO ART. 535 DO CPC.AUSÊNCIA.

1. Cuida-se, na origem, de ação de repetição de indébito pela qual a ora recorrida pretende a restituição, com os acréscimos legais, dos valores pagos ao Estado de Minas Gerais a título de Taxa de Licenciamento, nos exercícios de 2003 a 2008, referentes aos veículos de sua propriedade, em função de suposta inconstitucionalidade do artigo 5º da Lei Estadual n. 14.136/01.

(...)

(REsp 1297695/MG, Rel. Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES, SEGUNDA TURMA, julgado em 16/02/2012, DJe 27/02/2012) - sublinhamos

Jamais há de se cogitar, por exemplo, na utilização da Lei 8.666/93 para pagamento de tributos:

(...). No Estado de Direito, a dívida de tributo estruturou-se como uma relação jurídica, em que a imposição é estritamente regrada pela Lei, vale dizer, o tributo é um prestação que deve ser exigida nos termos previamente definidos pela lei, contribuindo dessa forma os indivíduos para o custeio das despesas coletivas (que, atualmente, são não apenas as do próprio Estado, mas também as de entidades de fins públicos).[2]

Tributar (...) mantém ainda hoje o sentido designativo da ação estatal: o Estado tributa. O tributo (...) seria o resultado dessa ação estatal, indicando o ônus distribuído entre os súditos. (...)[3]

O tributo, portanto, resulta de uma exigência do Estado, que, nos primórdios da história fiscal, decorria da vontade do soberano, então identificada com a lei, e hoje se funda na lei, como expressão da vontade coletiva. (Amaro, 2005: 16-17).[4]

Diante do exposto, concluímos que:

1)a relação tributária nada tem de contratual, não havendo que se falar em incidência da Lei 8.666/93 para pagamento de tributos;

2)o licenciamento de veículos é espécie tributária do tipo taxa, não incidindo, portanto, a Lei 8.666/93, por se tratar de pagamento imposto por Lei.


[1] JUSTEN FILHO, Marçal. Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos. 10 ed. São Paulo: Dialética, 2004.

[2] AMARO, Luciano. Direito tributário brasileiro. 11 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

[3] idem

[4] idem

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Analuisa Macedo Trindade

Advogada inscrita na OAB-CE sob o número 27.571-B, especialista em licitações e contratações públicas, professora convidada da Faculdade de Quixeramobim - Uniq, atualmente exercendo o cargo de Gerente da Célula de Processos Licitatórios da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza-CE

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos