Cárcere solução! Pra quem?

14/01/2016 às 15:08
Leia nesta página:

Breve esboço sobre as falácias do encarceramento como forma de solução para a violência urbana.

A realidade em que vivemos, nos dias atuais, não é das melhores quando falamos em segurança pública. É um pavor constante em qualquer lugar, dia e horário.

Foi-se o tempo em que o “perigo” apresentava-se, somente, no período noturno.

A maior questão que parece não ter resposta, ao menos concreta, é a solução para resolver tal celeuma.

Muitos acreditam que a pena de morte, o aumento de pena e o encarceramento desenfreado sejam algumas das possibilidades exequíveis para o caos que instalou-se em nossa realidade.

Respeito as posições, ora elencadas, mas discordo delas.

Não enxergo o problema da segurança pública um problema criminal de solução imediata. É muito mais que isso.

O problema que enfrentamos hoje vem de décadas atrás. Décadas que foram ignoradas, negligenciadas pelo poder público em relação ao sistema educacional e político-social.

Cansamos de ver em todas as mídias a “pregação” “CADEIA, CADEIA E CADEIA” para os infratores como se fosse resolver o problema criminal da sociedade.

Não prego aqui a anarquia generalizada, longe disso, mas não podemos nos deixar levar por mentiras descabíveis que, cada vez mais, afetam o nosso dia-a-dia e, ressalta-se, de forma irracional.

Não existem soluções imediatas para um problema tão imenso como o da segurança pública (ou a falta dela), porém, é com um pesar enorme que vejo a manipulação estatal alienando o povo como se tudo pudesse ser resolvido de uma hora para outra. Ledo engano.

O encarceramento no Brasil mostrou-se, ao longo do tempo, que não resolve a problemática criminal, pois é um modelo de repressão que está falido e obsoleto, principalmente pelas nossas instalações prisionais e pela forma de “recuperação” que nelas operam.

Embutir na mente alheia de que o aumento de pena para quem comete o crime diminuirá o índice criminal, é a mesma coisa do que comprar botes salva-vidas para as enchentes que ocorrem nas cidades.

Estão tentando resolver os efeitos quando deveriam sanar as causas. E pior, o custeio dos efeitos são maiores do que os das causas!

Volto ao ponto da imediatidade que estão querendo resolver a questão.

Nada, absolutamente nada, vai ter um efeito realmente eficaz em menos de 30 (trinta) anos se começarmos de forma intensa e eficiente, agora.

Sabemos que a criminalidade (e não o crime, como alguns juristas televisivos gostam de falar) avança cada dia mais, porém, a tratativa que a ela se dá é com justiça retributiva e “combativa”. É ai que reside o maior erro.

Para que alcancemos uma perestróika na segurança pública, a justiça retributiva deve dar lugar à restaurativa e a justiça “combativa” à preventiva, aplicando, a todos, os direitos sociais estabelecidos no art. 6° da nossa Carta Magna de 1988, respeitando o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana.

Não adianta ficar criando leis se o ser humano permanecer o mesmo.

Para finalizar, o exposto acima pode até parecer utópico, mas afinal, pra que serve a utopia? Eduardo Galeano já explicou:

“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei.

Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar”.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Denis Caramigo Ventura

Denis Caramigo Ventura: Advogado criminalista especialista em Crimes Sexuais; www.caramigoadvogados.com.br E-mail: [email protected] Facebook: Denis Caramigo Ventura Twitter: @deniscaramigo Instagram: @deniscaramigoventura

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos